Prazo para vagas em 12 áreas de estudo termina hoje

Os estudantes interessados em ingressar em um dos 12 cursos de pós graduação scrictu sensu da Universidade Federal de Lavras (Ufla) devem se apressar. O prazo para concorrer a uma das 81 vagas (48 para mestrado e 33 para doutorado) termina na próxima sexta-feira, dia 22. As inscrições podem ser feitas nas Secretarias dos Programas ou na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, no prédio da Reitoria. Nestes locais, os candidatos terão acesso à ficha de inscrição e os modelos da carta de referência e do currículo, documentos estes exigidos para a inscrição. Os detalhes deste processo seletivo encontram-se no edital completo disponível no site www.prpg.ufla.br.

No ato da inscrição, será exigida a apresentação dos seguintes documentos: histórico escolar e cópia do diploma do último nível cursado, curriculum vitae, três cartas de referência, uma foto 3×4 recente ecomprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$80 (o boleto está disponível no site www.ufla.br/gru). O processo de seleção será realizado em datas fixadas nos calendários estabelecidos pelos colegiados de cada um dos programas de pós-graduação e serão previamente comunicados aos candidatos.  

Confira os programas e as vagas ofertadas.

 

Programas
Nº de vagas
Mestrado
Doutorado
Agronomia/Fisiologia Vegetal
4
2
Agronomia/Fitopatologia
3
2
Agronomia/Fitotecnia
10
10
Agroquímica
2
2
Biotecnologia Vegetal
4
Ciência do Solo
3
3
Ciência dos Alimentos
5
3
Ciências Veterinárias
2
1
Engenharia Agrícola
8
5
Genética e Melhoramento de Plantas
4
2
Microbiologia Agrícola
2
2
Zootecnia
1
1

 Outras informações na Pró-Reitoria de Pós-Graduação pelo telefone (35) 3829-1126

Educação Infantil e família são temas de seminário

Foto: Helder Tobias – Ascom/Ufla

Profissionais da área de educação estiveram reunidos no Salão de Convenções da Ufla, no último sábado, dia 16, para mais uma atividade que compõe a estrutura curricular do curso de Pedagogia para a Educação Infantil – modalidade à distância. O Seminário Temático e Atividades Práticas propôs um momento de reflexão dos trabalhos desenvolvidos na rotina profissional dos participantes e articulou os conteúdos das disciplinas “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras” e “A criança, a família e as instituições de Educação Infantil”.

Com o tema “O lúdico e a criança: na família e nas instituições de Educação Infantil”, o seminário teve como eixo conceitual os processos de socialização e formação de identidade das crianças. A solenidade foi aberta com os discursos do pró-Reitor de Graduação da Ufla, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, que representou o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; da chefe do Departamento de Educação, profª. Ila Maria Silva de Souza, e da coordenadora do curso de Pedagogia, profª. Cláudia Maria Ribeiro.

Em seu discurso, a coordenadora do curso de Pedagogia falou sobre a necessidade de discutir os rumos da educação infantil no país e a valorização dessa modalidade de ensino. “As conquistas coletivas, profissionais e institucionais recaem na formação de educadoras e educadores para atuarem, com qualidade, nesta primeira etapa da educação básica. O que isso significa para a UFLA? O compromisso social da universidade pública, gratuita e a possibilidade da oferta da Educação a Distância de qualidade”.

Para a professora Ila Maria Silva de Souza, o seminário reforça o âmbito da pesquisa, ensino e extensão do curso de Pedagogia. “Temos uma demanda muito grande de formação destes profissionais aqui na região. Firmamos uma parceria com outras universidades através do consórcio denominado Pró-Formar que foi responsável pela implantação do primeiro curso de graduação a distância da Ufla”, informa.

Após os discursos, as atividades do seminário tiveram início com a conferência “A criança, a família e a Instituição de educação Infantil”, ministrada pela profa. Dra. Constantina Xavier Filha. A mediação ficou por conta dos professores doutores Adilson Pereira dos Santos e Carla Jatobá, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Durante a tarde os participantes puderam conferir a exposição de 39 painéis, divididos em cinco temas, organizados pelos estudantes do curso de Pedagogia. Deste total, cinco trabalhos foram sorteados para apresentação oral.

Ufla sedia seminário regional de comunicação

No próximo sábado, dia 23, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG (SJPMG) e a Associação dos Jornalistas do Serviço Público (Ajosp), entidades que integram a Comissão Mineira Pró-Conferência Nacional de Comunicação, realizam, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla),a segunda etapa preparatória para Conferência Nacional de Comunicação anunciada pelo Governo Federal para os dia 01, 02 e 03 dezembro deste ano em Brasília.

 

O Seminário faz parte de uma extensa agenda da Comissão Mineira, sindicato e AJOSP, cujo objetivo é construir juntamente com os vários setores da sociedade uma nova política de comunicação para o país. Temas como acesso, conteúdo, concessões, regulamentação, serão divididos em três mesas de debates.

 

Os eventos regionais e o estadual vão eleger os delegados que vão representar o Estado de Minas Gerais em Brasília. O Seminário tem apoio da Ufla, Prefeitura Municipal de Lavras e do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.

 

O debate é aberto ao público e as inscrições já podem ser feitas no site: www.ajosp.org.br