Governador Aécio Neves recebe título na Ufla

Um auditório lotado de autoridades federais, estaduais, municipais, professores, estudantes, entre outros cidadãos comuns prestigiaram a entrega do título Doutor Honoris Causa ao Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, pelas mãos do Reitor e Presidente do Conselho Universitário da Ufla, Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

A solenidade foi aberta com a apresentação de um vídeo institucional da universidade, sendo que a mesa foi composta pelo Governador Aécio, pelo Reitor Nazareno, pela Prefeita Jussara Menicucci de Oliveira, pelo Presidente da Câmara de Lavras, Evandro Castanheira Lacerda, pela Chefe de Gabinete e Secretária do Conselho Universitário, Fátima Elizabeth Silva, pelo Deputado Federal Bilac Pinto e pelos Deputados Estaduais Domingos Sávio e Antônio Carlos Arantes.

Condecorações

Wellington Pedro – Imprensa do Governo de MG

Após a composição da Mesa, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela regente do Coral da Ufla, Ana Cristina dos Santos Paiva e pelo pianista Sérgio Wagner de Oliveira, da Banda Conexão Ufla.

E depois de ler o currículo do governador, o mestre de cerimônias convidou o Prof. Nazareno e a Chefe de Gabinete Fátima para entregarem o título Doutor Honoris Causa ao Governador Aécio. Assim, o Reitor colocou-lhe o pelerine (veste própria do Conselho) e entregou-lhe o Diploma de Doutor Honoris Causa e a Chefe de Gabinete, Fátima, colocou-lhe a medalha de Mérito Universitário.

Simultaneamente ao momento em que o governador estava sendo condecorado, toda a platéia levantou-se e começou a aplaudi-lo.

Pronunciamentos

O Prof. Nazareno comentou o significado do título, “o doutoramento “Honoris causa“ é a distinção de maior significado e relevo na vida acadêmica de uma universidade. Mas o prestígio da Ufla é simultaneamente enriquecido pelo mérito da personalidade que homenageamos no dia de hoje, o Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, cujo nome ficará associado ao nosso corpo de doutores”.

O Reitor afirmou, ainda, que “estamos contando com o necessário apoio de governos comprometidos e sensíveis aos investimentos em educação e em desenvolvimento científico e tecnológico. De um lado, contamos com o governo federal, a partir do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro da Educação Fernando Haddad. E, de outro, com o Governo do Estado de Minas, na gestão Aécio Neves, no qual nossas universidades públicas, federais e estaduais, encontram profícuas parcerias que sempre resultam numa relação sinérgica”.

Por sua vez, o Governador Aécio disse ser um admirador de Lavras, “Silvio foi um dos maiores e mais leais amigos de meu avô e por aqui me sinto em casa, quando sou recebido por Jussara, que segue os passos do pai e fez do município um dos mais bem administrados do Brasil”.

Ele também agradeceu a todos, em especial ao Conselho Universitário da Ufla, pela honraria lhe destinada e teceu alguns comentários sobre a história da universidade, que “foi fundada há mais de 100 anos e tornou-se um dos primeiros institutos agrícolas do país. De lá para cá, a Universidade Federal de Lavras cresceu e se tornou um dos mais importantes centros universitários do país”.

O governador ainda citou vários feitos realizados nos seus seis anos de governo destacando que, “em 2008, foram aplicados R$ 200 milhões na área de ciência e tecnologia, além do que, mesmo com a crise, foi mantida a porcentagem de 1% da receita do ICMS para a Fapemig” e completou: “esses resultados positivos pertencem a cada um dos senhores e das senhoras, porque tudo o que fizemos resultou do trabalho, da solidariedade e do empenho de todos os mineiros”.

Depois de fazer uso da palavra, o Prof. Nazareno encerrou a solenidade e o governador recebeu os cumprimentos de várias autoridades e professores presentes.

Prazo para 81 vagas em 12 cursos termina dia 22

Os estudantes interessados em ingressar em um dos 12 cursos de pós graduação scrictu sensu da Universidade Federal de Lavras (Ufla) devem se apressar. O prazo para concorrer a uma das 81 vagas (48 para mestrado e 33 para doutorado) termina no próximo dia 22 de maio. As inscrições podem ser feitas nas Secretarias dos Programas ou na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, no prédio da Reitoria. Nestes locais, os candidatos terão acesso à ficha de inscrição e os modelos da carta de referência e do currículo, documentos estes exigidos para a inscrição. Os detalhes deste processo seletivo encontram-se no edital completo disponível no site www.prpg.ufla.br.

 

No ato da inscrição, será exigida a apresentação dos seguintes documentos: histórico escolar e cópia do diploma do último nível cursado, curriculum vitae, três cartas de referência, uma foto 3×4 recente ecomprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$80 (o boleto está disponível no site www.ufla.br/gru). O processo de seleção será realizado em datas fixadas nos calendários estabelecidos pelos colegiados de cada um dos programas de pós-graduação e serão previamente comunicados aos candidatos.

 

Confira os programas e as vagas ofertadas.

 

Programas
Nº de vagas
Mestrado
Doutorado
Agronomia/Fisiologia Vegetal
4
2
Agronomia/Fitopatologia
3
2
Agronomia/Fitotecnia
10
10
Agroquímica
2
2
Biotecnologia Vegetal
4
Ciência do Solo
3
3
Ciência dos Alimentos
5
3
Ciências Veterinárias
2
1
Engenharia Agrícola
8
5
Genética e Melhoramento de Plantas
4
2
Microbiologia Agrícola
2
2
Zootecnia
1
1

 

Outras informações na Pró-Reitoria de Pós-Graduação pelo telefone (35) 3829-1126

Definida matriz de habilidades para prova do novo Enem

A representação dos reitores das universidades federais, que integra o Comitê de Governança do novo Enem, aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 13, a matriz de habilidades, que é o guia que orienta os especialistas como abordar os conteúdos na elaboração dos testes do exame neste ano. A matriz, explica o ministro da Educação, Fernando Haddad, respeita os conteúdos estudados pelos alunos no ensino médio.

 

Segundo Haddad, a mudança que vem com o novo Enem não é para esvaziar o ensino médio, mas para abordar os conteúdos privilegiando a capacidade de raciocínio do aluno e não a decoreba. E dá um exemplo: se o estudante compreende um fenômeno da natureza, mesmo que tenha esquecido a fórmula, ele dará a resposta certa por outros meios. No novo modelo, diz, não serão cobradas datas, mesmo de episódios importantes.

 

A matriz de habilidades será apresentada nesta quinta-feira, 14, ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entidade que passa a integrar o Comitê de Governança. A matriz também estará disponível para consulta no portal do MEC.

 

O ingresso do Consed no comitê, segundo o ministro, é o ponto de partida para o início da reforma do currículo do ensino médio com vistas ao novo Enem e às expectativas das universidades. O ministro também destacou o crescimento do número de universidades que estão adotando o exame como nota única de ingresso. Mesmo as instituições que não participarão este ano, diz, certamente se integrarão em 2010.

 

Com a expectativa de que as inscrições de alunos no novo Enem alcancem entre cinco e seis milhões, Haddad informa que pediu reforços ao Ministério da Justiça para ampliar a segurança em todo o processo, da reprodução à aplicação das provas, em mais de 1.500 municípios. O reforço será da Polícia Federal.

 

Sobre a iniciativa de ações na justiça alegando prejuízo aos atuais estudantes do ensino médio, Haddad explica que isso é “precipitado”, porque todo o cuidado foi tomado para respeitar os conteúdos que se oferecem hoje aos estudantes.

 

Ionice Lorenzoni

Portal MEC