Autoridades prestigiarão entrega de título ao Governador

Deputados federais e estaduais, autoridades civis, militares, eclesiáticas, regionais e municipais, além de dezenas de cidadãos estarão presentes na solenidade de entrega do título de Doutor Honoris causa ao Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, pelas mãos do Reitor da Universidade Federal de Lavras, Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

A homenagem foi concedida pelo Conselho Universitário por meio da resolução nº 026, de 18 de junho de 2008, por ocasião das comemorações do centenário da universidade. De acordo com o artigo 47 do Estatuto da Ufla, o título de Doutor Honoris causa deve ser outorgado “a personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das ciências, artes e do bem-estar humano”.

De acordo com o Reitor Prof. Nazareno, "o doutoramento Honoris causa é uma distinção de grande significado e relevo na vida acadêmica, sendo que o prestígio da Ufla será simultaneamente enriquecido pela excelência do mérito do agraciado. Afinal, o Governador Aécio Neves ficará associado ao nosso corpo de doutores”.

O Reitor ressaltou ainda que “a comunidade da Ufla se sente honrada em receber a visita do governador, importante parceiro e aliado em grandes projetos e em recentes conquistas de nossa Instituição", diz ele.

Nos 100 anos de existência da instituição, poucas e seletas personalidades foram distinguidas com esta honraria. Dentre elas, destacamos o Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Doutor Alysson Paolinelli, em 1988, o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Doutor Itamar Cautieiro Franco, em 1994 e o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Minas Gerais, Doutor Aécio Neves da Cunha, homenageado no ano em comemoração ao centenário da Ufla.

Serviço

Data: 14 de maio de 2009

Hora: 15 horas

Local: Salão de Convenções da Ufla

Edital para bolsas de iniciação científica é aberto

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Ufla abriu hoje, dia 11 de maio, um edital para as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC/CNPq).

De acordo com as informações expostas no documento, estão previstas 165 bolsas para alunos de graduação da Ufla, sendo que 10% delas serão destinadas a projetos orientados pelos professores que concluíram o curso de doutorado nos últimos cinco anos e que estão envolvidos com pesquisa.

As inscrições podem ser feitas até dia 15 de junho, das 8 às 12h e das 14 às 18h, na Pró-Reitoria de Pesquisa. Os alunos que quiserem mais informações sobre os requisitos, critérios de seleção e outros detalhes sobre o assunto podem ser consultar o link abaixo ou o fone 35-3829-1127.

Atividades variadas movimentam campus da Ufla

Uma segunda-feira bem atípica no campus da Ufla. Ao invés de aulas convencionais, do reencontro com os amigos após o final de semana e o reinício das atividades de rotina, os estudantes deram início a uma maratona de trabalhos que vão proporcionar uma interação entre toda a comunidade acadêmica com profissionais de diversas instituições do país, através do debate das perspectivas de mercado de cada curso. É a III Semana Acadêmica, que se estende até a próxima sexta-feira, dia 15, com uma vasta programação de palestras, minicursos, módulos de estudos e viagens técnicas.

Promovido por uma parceria realizada entre as Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e Planejamento (Proplag), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CA’s), o evento é espaço de estudo, reflexão e atualização dos conhecimentos, além de ser uma oportunidade dos estudantes ficarem antenados ao perfil profissional exigido no mercado de trabalho. A iniciativa agradou aos estudantes. “O evento é muito importante, pois nos dá a oportunidade de conviver com a realidade de outros cursos, além de expandir nossos conhecimentos”, ressaltou o estudante Marcos Vinícius Moraes Nangino, do curso de Educação Física.

Para Guilherme Tomaz Braz, do curso de Biologia, a iniciativa é bastante proveitosa, graças à relevância dos temas abordados e a variedade de trabalhos que são ofertados. “É uma excelente oportunidade para conhecermos outras áreas e interagir com profissionais que já estão no mercado e com outros estudantes”. A mesma opinião tem a estudante Aline Junqueira Grossi, da Educação Física. Segundo ela, a Semana Acadêmica oferece um panorama da realidade dos cursos e das tendências do mercado de trabalho. “Podemos adquirir mais conhecimentos sem ter que ficar restrito às atividades em sala de aula”, reforça.

Outras informações no DCE pelo telefone (35) 3829-1188

Foto: Pedro Farnese – Ascom/Ufla


Estudantes participam de minicurso