Professores da Ufla apresentam trabalhos na 75ª Expozebu

Os professores Tarcísio de Moraes Gonçalves, José Camisão de Souza e o doutorando Julimar do Sacramento Ribeiro, do Departamento de Zootecnia (DZO) estiveram, entre os dias 02 a 05 de maio, em Uberaba onde participaram da 75ª edição da Expozebú. Eles apresentaram os resultados da pesquisa "Tabapuã: Avaliação de desempenho e qualidade de carne" e como estão os trabalhos para a execução do projeto que prevê a formação de um rebanho da raça zebuína tabapuã na Ufla para ser utilizado em pesquisas.

De acordo com o professor Tarcísio de Moraes Gonçalves, foram discutidas as possibilidades de novas linhas de pesquisa, como a influência do sistema de terminação (pastagem x confinamento), grupo genético e variabilidade intra-racial nas características da carcaça, carne, perfil de ácidos graxos e redução da poluição ambiental em bovinos. Além disso, a palestra serviu, também, para informar os criadores sobre as parcerias que estão sendo realizadas entre a Ufla e associações de raça.

Na oportunidade, os professores receberam da Associação dos Criadores de Tabapuã uma placa de agradecimentos ao apoio da Ufla a projetos pesquisas e como reconhecimento do papel social que a UFLA vem realizando em prol da bovinocultura.

Saúde para idosos: projeto começa nesta quarta, 13

Proporcionar uma melhor qualidade de vida, com orientações sobre prevenção e promoção da saúde, adequadas às pessoas com idade igual ou acima de 60 anos. Este é o objetivo do projeto “Atividade Física e Saúde para Idosos”, desenvolvido pelos Laboratórios de Pesquisa em Psicologia do Exercício (Lappex) e de Investigação e Estudos sobre Metabolismo e Exercício Físico (Liemef) do Departamento de Educação Física (DEF). Os trabalhos terão início na próxima quarta-feira, dia 13, às 07h30, no ginásio de esportes da Ufla, com a palestra “Recomendações e cuidados para a prática de atividade física na maturidade" que será ministrada pelo professor Gustavo Puggina Rogatto.

Os interessados em participar da palestra podem comparecer no local no dia de sua realização. Já os idosos que fizeram suas inscrições no início de abril para participarem do projeto já estão com suas vagas garantidas. De acordo com a coordenadora, professora Priscila Rogatto, os trabalhos visam atender à necessidade de promover atividades direcionadas aos idosos, devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. “Pretendemos com este projeto não apenas proporcionar uma melhor qualidade de vida para este público, mas, também, promover uma troca de experiência de vida e conhecimento com os estudantes de graduação da Universidade, e proporcionar à comunidade o uso da estrutura que a Ufla dispõe para o desenvolvimento de atividades que visam à promoção a saúde”.

O projeto será desenvolvido todas as quartas-feiras, das 07h às 08h, no Ginásio de esportes da Ufla. Serão oferecidas atividades físicas diversificadas como ginástica, dança, musculação, caminhada e atividades esportivas adaptadas. Além disso, monitores vão proferir palestras, oficinas e reuniões que abordem temas sobre saúde e envelhecimento.

Outras informações pelo telefone (35) 3829-1293/1949

MEC abre edital para criação de novos grupos PETs

O MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), abriu um edital para a criação de 30 grupos PET (Programas de Educação Tutorial). Formados por alunos da graduação sob a tutoria de um professor, estes grupos serão distribuídos da seguinte forma:

  • até 15 novos grupos serão destinados às IFES que possuam, atualmente, no máximo três grupos PET.
  • até cinco novos grupos destinados às instituições que apresentem propostas sobre os temas: meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais; políticas públicas de saúde; novos materiais e tecnologias; recursos energéticos e biodiesel; ciências genômicas e biotecnologia e, por último, desenvolvimento de software.
  • pelo menos dez grupos destinados às instituições que já possuam quatro ou mais grupos PET e demais instrituições de ensino superior.

Todas as propostas deverão ser feitas em acordo com o edital disposto abaixo, no período de 11 de maio a 01 de junho de 2009, sendo submetidas à Pró-Reitoria de Graduação, órgão que as analisará e fará a seleção das mais aptas para envio ao MEC.