Vinícius de Souza Cantarelli tomou posse no cargo de professor adjunto I, na manhã desta sexta-feira, dia 03. A solenidade, presidida pelo reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, contou com a presença do vice-reitor, prof. Elias Tadeu Fialho, do diretor de Recursos Humanos, Geraldo Cirilo Ribeiro, da diretora da Divisão de Seleção e Desenvolvimento da DRH, Rita de Cássia Carvalho, do Presidente da Comissão de Ética, Prof. Samuel Pereira de Carvalho e do representante do Departamento de Zootecnia, prof. Rilke Tadeu Fonseca Freitas.
Cantarelli é graduado em Zootecnia pela Ufla, mestre e doutor em nutrição de monogástricos, também pela Federal de Lavras. Atualmente é pós-doutor nesta mesma área de pesquisa. Ele vai exercer suas novas funções no Departamento de Zootecnia.
O projeto de reutilização dos rejeitos da indústria de couro, intitulada “Resíduo sólido da indústria de couro no crescimento, produção e nutrição mineral de plantas de arroz” rendeu aos estudantes de Química da Ufla, Paulo Fabrício Q. Martins e Nayara T. do Prado, o segundo lugar do Prêmio Agroambiental da empresa Monsanto. A premiação aconteceu em São Paulo, no último dia 25, e contou com a presença de professores e pesquisadores de diversas cidades do país.
Realizada através de uma parceria entre os departamentos de Química (DQI) e Ciência do Solo (DCA), a pesquisa tem como objetivo oferecer uma destinação mais adequada aos resíduos provenientes da indústria do couro. Os trabalhos tratam da transformação do resíduo wet blue (couro curtido com cromo) em colágeno (couro após a extração de cromo). De acordo com o estudante Paulo Fabrício, a proposta é inovadora e demonstra a possibilidade da transformação de resíduos poluentes da indústria de couro em insumos para a agricultura. “Neste trabalho, podemos destacar a redução da concentração do cromo no resíduo para a utilização na produção de alimentos’, explica.
O objetivo do Prêmio Agroambiental Monsanto foi o de reconhecer e estimular pesquisadores e estudantes de nível técnico ou superior para o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas inovadoras em direção a uma agricultura sustentável. A pesquisa premiada da Ufla é desenvolvida por uma equipe coordenada pelo professor Luiz Carlos Alves de Oliveira. Além dos estudantes premiados, compõem o grupo a pesquisadora Ana Rosa Ribeiro Bastos e a professora Janice G. de Carvalho.
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) comunica e lamenta que faleceu, na manhã desta sexta-feira, dia 03, Ida Pereira de Souza, esposa de José Octávio de Souza, diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), nos anos de 1963/64. O corpo está na capela 2 do velório São João Batista e o sepultamento está marcado para às 16h30, no cemitério São Miguel.
Universidade Federal de Lavras