Educação oferece curso de Matemática para profissionais

Já estão abertas as inscrições para os interessados que desejam participar do curso de Educação Matemática, que será realizado pelo Departamento de Educação (DED) da Universidade federal de Lavras (Ufla). Estão sendo oferecidas, gratuitamente, 25 vagas para professores, supervisores, coordenadores e especialistas da rede pública de ensino que devem procurar a secretaria do DED, das 8h às 12 e das 14h às 18h, para preencher uma ficha e efetuarem a inscrição. O prazo vai até o dia 27 de março.

 

A seleção dos inscritos será feita a partir da análise das informações contidas na ficha de inscrição e será divulgada no dia 30 de março. As atividades serão desenvolvidas em encontros presenciais e não presenciais com os educadores, com duração de 60 horas. No primeiro encontro, os participantes terão aulas presenciais, palestras, debates, seminários versando sobre os assuntos que vão subsidiar estudos de caso e avaliações nas reuniões posteriores. O curso será ministrado em encontros agendados para os dias 02 e 23 de abril, 07 e 21 de maio, 04 e 18 de junho, no horário das 13h30 às 18h30.

 

De acordo com a coordenadora do curso, professora Maria da Glória Bastos de Freitas Mesquita, serão desenvolvidas atividades que vão permitir uma reflexão sobre concepções e análises críticas na educação, na matemática e na educação matemática. “Vamos debater a prática pedagógica atual e sua relação com as concepções de educador/a na Educação Matemática, suas tendências atuais e os novos enfoques teóricos, além da prática do ensino da Matemática em sala de aula”.

 

Outras informações no Departamento de Educação pelo telefone (35)-3829-1445

Saiba mais sobre a reforma ortográfica no próximo vestibular

Por conta do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, muitos candidatos aos processos seletivos (Vestibular e PAS) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) estão manifestando dúvidas sobre o assunto. Com isso, a equipe de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Copese (Comissão Permanente de Processo Seletivo) esclarece as principais dúvidas relacionadas ao acordo ortográfico.

 

– Que tipo de ortografia a Copese/Ufla usará em suas provas?

 

As provas serão redigidas de acordo com a nova norma ortográfica vigente, inclusive com textos de referência adaptados às mudanças dessa reforma.

 

– Que ortografia será aceita na Redação?

 

Na Redação – em atendimento ao que está estabelecido no Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 – serão aceitas como corretas, até 31 de dezembro de 2012, ambas as ortografias, isto é, a forma de grafar e de acentuar as palavras vigente até 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009.

 

– Como fica a correção das redações?

 

As bancas de correção já estão devidamente orientadas para aceitar ambas as formas de escrita durante o período de transição.

 

– Os candidatos correm o risco de ser prejudicados em razão da reforma

ortográfica na hora de fazer uma prova?

 

Na Redação, como ambas as ortografias serão aceitas como corretas, não haverá problema algum. Os candidatos, portanto, podem ficar tranquilos nesse sentido.