Abertas inscrições para iniciação científica voluntária

Estão abertas, até dia 27 deste mês, as inscrições para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

 

Tal programa tem por objetivo estimular os pesquisadores a engajarem os estudantes de graduação no processo de aprendizagem de técnicas e métodos científicos, otimizando, com isso, a capacidade de orientação à pesquisa da instituição. Além disso, o Pivic pretende despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, ao fazer com que participem de projetos de pesquisa.

 

Vale ressaltar que para se inscrever com algum projeto, o aluno já precisa ter um orientador definido. As inscrições devem ser feitas na Pró-Reitoria de Pesquisa.

 

Mais informações pelo 3829-1127, pelo prp@ufla.br ou mesmo pelo edital à disposição aqui.

Aula inaugural da Pós-Graduação discutirá temas relativos à área

Com o tema “Discutindo os rumos da pós-graduação na Ufla”, acontece, no dia 18 de março, no Centro de Convenções, a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação da Ufla.

 

Durante a abertura, que ocorrerá às 8h, a Associação dos Pós-Graduandos se apresentará aos ingressantes. Além disso, o Nintec – Núcleo de Inovação Tecnológica passará algumas informações aos pós-graduandos sobre as atividades do núcleo.

 

Segundo o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação, Prof. Alcides Moino Junior, “outra atividade a ser realizada no evento é o lançamento do edital Papc-Ufla (Apoio à Publicação Científica), que visa destinar recursos para a tradução de artigos científicos para publicação em revistas científicas do exterior, o que ocasiona um grande impacto”, explica ele.

 

O evento contará, ainda, com palestras de interesse de qualquer pessoa que esteja na pós-graduação, entre elas, “Sistema de Avaliação de Programas de Pós-Graduação na Capes”, a ser proferida pelo Prof. Moacir Pasqual, coordenador da área de Ciências Agrárias da Capes.

 

Programação

 

8 horas – Sessão de Abertura, Apresentação da APG/Ufla, Nintec/Ufla e lançamento do Edital PAPC-Ufla (Apoio à Publicação Científica)

 

9 horas – Palestra: Sistema de Avaliação de Programas de Pós-Graduação na Capes – Prof. Moacir Pasqual – Coordenador da Área de Ciências Agrárias da Capes

 

10h15 – Intervalo

 

10h30 – Palestra: Diagnóstico E Perspectivas Da Pós-Graduação Na Ufla – Prof. Mozar José De Brito – Pró-Reitor De Pós-Graduação Da Ufla

 

14 horas – Palestra: Gestão para Excelência em Programas de Pós-Graduação – Prof. Angelo Pallini Filho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV

 

15h15 – Intervalo

 

15h30 – Palestra: A Experiência da Esalq/Usp na Indexação da Revista Scientia Agricola – Prof. Luis Reynaldo Ferracciu Alleoni, Editor Chefe da Revista Scientia Agricola, Esalq/Usp

Ciência da Computação da Ufla inaugura Mestrado em parceria com a UFMG

A aula inaugural do Minter – Mestrado Interinstitucional em Ciência da Computação foi realizada ontem, no anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Basicamente, o novo curso possui esse nome porque surgiu a partir de uma parceria entre os Departamentos de Ciência da Computação da Ufla e da UFMG.

 

A mesa da cerimônia de abertura contou com a presença do Pró-Reitor de Pós-Graduação da Ufla, Prof. Mozar José de Brito, do vice-coordenador do Minter, Prof. André Luiz Zambalde, do Chefe do Departamento de Ciência da Computação da Ufla, Prof. André Vital Saúde e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG, Prof. Mário Fernando Montenegro Campos, que também ministrou a palestra de abertura.

 

No caminho certo

Ao fazer uso da palavra, o Prof. Mozar frisou a importância dessa parceria, ressaltando que o programa da UFMG já está consolidado e que possui conceito 6 na avaliação da Capes.

 

Já o Prof. André Vital destacou que “certamente esse é o caminho para a criação do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Ufla”. Na mesma linha de raciocínio, o Prof. André Zambalde afirmou que “o Minter é a semente para um futuro Programa, não só com Mestrado mas também Doutorado, afinal, estamos partindo de uma base de alto nível: o programa da pós em Ciência da Computação da UFMG”, disse.

 

Ele ressaltou ainda que “60% dos alunos do Minter são advindos do curso de Ciência da Computação da Ufla, o que demonstra o alto nível dessa graduação na instituição”, finalizou.

 

Disciplinas

15 alunos foram selecionados para fazer parte desse Mestrado, sendo que o curso será totalmente ministrado na Ufla, mas contará com professores da UFMG. No primeiro semestre, serão oferecidas as seguintes disciplinas: Redes de Computadores, Processamento digital de imagens, Banco de dados, Projeto e análise de algoritmos e Seminários de pesquisa.