PRP entrega certificados aos bolsistas do BIC Junior

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Ufla – PRP promoveu na tarde desta quinta-feira (18/12) a solenidade de entrega dos Certificados aos bolsistas participantes do Programa de Iniciação Científica Júnior – BIC-Júnior.

 

Na solenidade, que aconteceu na Sala dos Conselhos da Reitoria, 23 bolsistas receberam os certificados das mãos da Pró-Reitora de Pesquisa da Ufla, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho.

 

O objetivo geral deste Programa é favorecer estudantes do Ensino Médio e Profissional, para o desenvolvimento da vocação científica, ampliando sua formação em ambientes de pesquisa. Segundo Édila, o BIC Junior tem crescido constantemente em número de bolsas e em importância na Universidade: “esse programa foi iniciado em 2004 com 22 alunos e hoje nós já temos 110 alunos, com a perspectiva de mais 40 cotas par 2009”, ressaltou.

 

A bolsista Isabela Aline Oliveira discursou em nome dos alunos e lembrou da experiência adquirida pelos estudantes durante a realização dos trabalhos: “a experiência no programa fez a gente refletir melhor como é o estudo, o trabalho e as responsabilidades de um jovem universitário”, disse.

 

O Reitor da Ufla, Professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes ressaltou o apoio que os governos Estadual e Federal têm dado a ações de incentivo à pesquisa: “nós temos muito a comemorar nos últimos anos esse apoio dos governos, de 2004 pra cá nós conseguimos implantar esse programa para alunos do ensino médio pois antigamente era raridade existir alunos com bolsas de iniciação cientifica”, comentou.

 

Receberam o certificado os seguintes bolsistas:

 

1. Aline Aparecida de Sousa – Colégio Tiradentes

2. Aline Cristiane Sales – E. E. Dora Matarazzo

3. Alyne Ferreira Costa – E. E. Azarias Ribeiro

4. Amanda Botelho Amaral – Colégio Tiradentes

5. Antônio Henrique de O. Viana – E. E. Dora Matarazzo

6. Flávio Henrique Dias Lasmar – Colégio Tiradentes

7. Heider Alvarenga de Jesus – E. E. Cristiano de Souza

8. Isabela Alline Oliveira – E. E. Azarias Ribeiro

9. Israel Antônio de Carvalho – E. E. Cristiano de Souza

10. Larissa Garcia Gomes – Colégio Tiradentes

11. Lucas Martins Ferreira – E. E. Firmino Costa

12. Mateus Silveira Bello – Colégio Tiradentes

13. Melayne Evelyn Cândido – E. E. Dora Matarazzo

14. Miryane Driele Vilas Boas – E. E. João Batista Hermeto

15. Moísa Aparecida da Silva – E. E. Dora Matarazzo

16. Natália Alvarenga Meireles – E. E. Firmino Costa

17. Renata de Abreu Cardoso – E. E. Cristiano de Souza

18. Renata Maculan – E. E. Azarias Ribeiro

19. Washington Régis Barbosa – E. E. Cinira Carvalho

20. Zilma Rezende Dias – E. E. Azarias Ribeiro

Primeira defesa de tese do PPGMA

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola – PPGMA da Universidade Federal de Lavras – Ufla teve, nesta quinta-feira (18/12), a sua primeira defesa de tese de doutorado.

 

A doutoranda Gláucia Frasnelli Mian apresentou a tese “Diversidade genética e de virulência em Streptococcus agalactiae isolados de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)”. Ela foi orientada pelo Professor Henrique César Pereira Figueiredo, do Departamento de Medicina Veterinária – DMV.

 

Estiveram presentes o Reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Júnior, o Professor César Brasil Pereira Pinto, Chefe do Departamento de Biologia – DBI e o Professor Eustáquio Souza Dias, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola. “O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola é resultado do esforço e empenho de muitas pessoas”, afirmou o professor Eustáquio.

 

O PPGMA teve início no ano de 2001, com a criação do Mestrado e seleção de apenas três estudantes. No ano de 2006, teve início o Doutorado, quando foram selecionados cinco estudantes. Atualmente o programa conta com 33 estudantes de mestrado e 26 de doutorado.

 

Já foram defendidas pelo programa 42 dissertações, com seus egressos atuando no ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas áreas de conhecimento em Microbiologia do Solo, Microbiologia de Alimentos, Fermentações, Fisiologia e Genética de Microrganismos. Durante esse período, o programa vem contando com o apoio de diferentes setores da Universidade, com a participação direta dos pró-reitores de pós-graduação desde o início do programa.

‘Natal no Campus’ encerra atividades do Coral da Ufla

Boa música, arte e cultura, tudo junto para celebrar o fim de ano na Universidade Federal de Lavras – Ufla. O evento cultural Natal no Campus foi promovido pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proec, na noite desta quarta-feira (16/12).

 

O evento, que marcou o encerramento das atividades do Coral Vozes do Campus, coordenado pela Maestrina Ana Cristina dos Santos Paiva, aconteceu pela primeira vez no campus da Ufla. Durante o ano de 2008, o Coral realizou diversas apresentações na Universidade, em Lavras e em cidades da região.

 

O Coordenador de Cultura da Ufla, José Maurício de Rezende, destacou o crescimento do Coral com e o ingresso cada vez maior de estudantes: “com a entrada da Maestrina Ana Cristina nós tivemos uma mudança na proposta, com musicas sacras, populares, música americanas, isso atraiu novos integrantes e contribuiu para o nosso crescimento”, disse.

 

Para a Maestrina 2008 foi um ano de reestruturação do Coral: “começamos esse ano com apenas 15 coristas e adotamos repertório mais leve, mais alegre, que atraiu os coristas, atraiu mais estudantes, professores e pessoas da comunidade”, comentou.

 

Além do Coral, o Natal no Campus teve também uma apresentação do teatrólogo José Paulo, uma apresentação do Trio Instrumental, composto por integrantes da Big Band do Instituto Gammon e da Banda Instrumental Show, e também uma apresentação de Piano do Maestro Paulo Neves.

 

Cultura 2009

 

Para o próximo ano a Coordenadoria de Cultura promete incentivar ainda mais a cultura dentro da Universidade. Segundo o coordenador Maurício, já está programada a criação de Grupo de Capoeira no campus da Ufla e de uma Sub-Coordenadoria de artes.

 

Além disso, a Coordenadoria de Cultura dará prosseguimento ao Projeto Caça talentos, que busca identificar talentos ‘escondidos’ na Universidade. Com relação ao Coral Vozes do Campus, o objetivo, segundo a Maestrina Ana Cristina, é crescer ainda mais, e atingir 60 coristas em 2009.