Lançamento da Editora Ufla

Encontra-se disponível na página da Editora Ufla a Revista Ciência & Agrotecnologia, Volume 32, n.5 de 2008. Ela é editada bimestralmente pela Editora da Universidade Federal de Lavras – UFLA e publica artigos científicos de interesse agropecuário elaborados por membros da comunidade científica nacional e internacional.

 

Com uma tiragem de 700 exemplares, esta revista é distribuída em âmbito nacional e internacional para bibliotecas de Faculdades, Universidades e Instituições de Pesquisa.

 

A versão on-line pode ser consultada pelo link Revista Ciência & Agrotecnologia

XVII Congresso de Pós-Graduação na Ufla

A Associação de Pós-graduandos da Universidade Federal de Lavras – APG/Ufla promoverá na Universidade, entre os dias 27 e 31 de outubro, o XVII Congresso de Pós-Graduação da Ufla.

 

O evento, de porte nacional, é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais, e contará com a apresentação de palestras e trabalhos, mini-cursos e workshops, distribuídos em diversas áreas como fitotecnia, genética, mcrobiologia, engenharia de sistema, entre outros.

 

Juntamente com o Congresso, ocorrerá também ciclos de palestras e debates do “I Encontro de Engenharia de Sistemas” no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas – DEX, e o “IV Workshop de laser e Óptica na Agricultura” no Anfiteatro do Departamento de Engenharia. – DEG. O objetivo destes eventos é promover uma integração entre os estudantes e os pesquisadores de cada área, visando a realização de novos trabalhos, pesquisas e eventos pelos estudantes.

 

O professor Roberto Alves Braga Junior, do Departamento de Engenharia, ressaltou a importância do evento para os participantes: “o Congresso é muito importante porque cria um contato maior entre estudantes e palestrantes de renome e novas formas de pesquisa”.

 

O XVII Congresso de Pós-Graduação da Ufla se insere na programação das atividades em comemoração ao centenário da Universidade, ocorrido em setembro deste ano.

 

Para ver a programação completa do Congresso e realizar a inscrição nos mini-cursos, palestras e workshops, consulte o site www.apg.ufla.br. Mais informações pelo telefone (35) 3829 1216.

Ciclo de palestras debate agronegócio no Brasil

O Terra Júnior Projetos e Consultorias, com o apoio da Universidade Federal de Lavras – Ufla promoveu ontem (22/10) um ciclo de palestras para discutir o agronegócio brasileiro.

 

O objetivo do evento foi oferecer uma atualização a respeito do agronegócio, através de palestras e debates de personalidades atuantes no cenário nacional e internacional. Na pauta de discussão estavam os méritos do Agronegócio Brasileiro e o papel da Ufla e dos cursos de Ciências Agrárias neste contexto. “procuramos reunir grandes nomes do agronegócio que, em comum, tivessem a formação na antiga ESAL”, concluiu Gabriel Landell, organizador do evento.

 

O Professor Emérito da Ufla, Alfredo Scheid Lopes, ministrou a palestra “Agronegócio e o desenvolvimento do cerrado: desafios para uma coexistência harmônica”. Segundo ele, a agricultura deve encontrar medidas para superar os desafios do mercado e ser tratada pelo país como um assunto de segurança nacional: “todas as Universidades e centros de pesquisa têm que se sentar a mesa para encontrar soluções para que a vocação agrícola desse país possa ser exercida em sua plenitude”. Afirmou.

 

Presente no ciclo de palestras, o vice-reitor da Ufla, Professor Elias Tadeu Fialho, destacou a força do agronegócio brasileiro como um ponto favorável diante da crise financeira mundial, e ressaltou a importância da presença de especialistas na Universidade: “o evento de hoje reuni grandes personalidades que têm muitos conhecimentos na área, e com certeza traz muitas informações, principalmente para os estudantes que estão em formação”.

 

Também Professor Emérito da Ufla, Alysson Paulinelli deu destaque a educação agrária da Ufla. “a educação tem um papel importante no setor das ciências agrárias, pois este é o setor que coloca o país hoje como forte e capaz de se desenvolver às suas próprias custas”.