Fórum na Ufla debate extensão rural

Incluído na programação da 48.ª Reunião da Abeas, aconteceu nesta quarta-feira (22/10), na Universidade Federal de Lavras – Ufla, o 3.º Fórum de Educação Agrícola Superior. Na pauta de discussões, estava a situação atual e as perspectivas da extensão rural no país. No evento, foram apresentados os principais desafios e as melhores maneiras de a extensão rural contribuir para o desenvolvimento da produção rural.

 

O professor Marcelo Miná, da Universidade Federal de Viçosa – UFV destacou a importância da extensão rural junto à agricultura familiar. Segundo ele, a relação entre o extencionista e o produtor se tornou mais intensa após a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf. “ocorreu uma modificação do sistema produtivo tradicional, que foi modernizado com a ação da extensão. Isso foi e continua sendo muito marcante até hoje”. Ressaltou.

 

O Engenheiro Agrônomo Gustavo de La Piedra Mesones, Coordenador Técnico da Emater/MG, palestrou sobre o papel da extensão rural na prática profissional. Ele destacou a importância de encontros como este para o desenvolvimento da prática da extensão: “essa é uma grande oportunidade de discutirmos a extensão rural, pois não se tem dado a devida importância a esse assunto”. Concluiu.

 

Após as palestras, o Engenheiro Agrônomo José Silva Soares, presidente da Emater/MG, presidiu uma mesa de debates sobre o assunto. Ele destacou que os extensionistas tem que ser agentes de transformação social: “eles devem trabalhar com o meio onde o produtor vive, fazendo mais do que uma simples assessoria técnica.” Afirmou.