Ufla firma convênio com universidades americanas

O Departamento de Administração e Economia da Ufla – DAE recebeu, nesta semana, a visita de professores de duas universidades americanas, parceiras no programa recém aprovado pela CAPES/FIPSE: Northern Michigan Univiersity – NMU e Western Illinois University – WIU. Além destas, esteve também presente a parceira brasileira, a Universidade Rural do Amazonas – UFRA.

 

A visita teve como objetivo delinear as estratégias de implantação do Programa de Consórcios em Educação Superior Brasil – Estados Unidos, que é uma operação em parceria para beneficiar a mobilidade internacional em Educação Superior de alunos de graduação.

 

A Ufla e a UFRA enviarão, no período de vigência do programa, até 20 estudantes de graduação para cursar disciplinas nas universidades americanas, e estas, também enviarão o mesmo número de estudantes para cursar disciplinas nas universidades brasileiras.

 

Ao final das disciplinas, os estudantes participarão de estágios em empresas locais e regionais. Além das disciplinas presenciais, os alunos também terão oportunidade de se matricular em duas disciplinas oferecidas à distância, através do sistema WEBCT da Universidade West de Illinois. A primeira disciplina, programada para iniciar no segundo semestre de 2009, será em Empreendedorismo Sustentável. A segunda, ainda em preparação, está programada para o primeiro semestre de 2010.

 

O objetivo do programa é preparar estudantes de graduação em Administração para os desafios do século XXI, através de competências em Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. “Esta é uma grande oportunidade para alunos de graduação adquirirem conhecimentos não somente teórico e prático, através das disciplinas, mas também de outras culturas, línguas e formas de viver, que serão fundamentais para o futuro profissional” afirmou a professora Cristina Lelis Leal Calegário, coordenadora do programa na Ufla.

 

Os estudantes serão selecionados conforme normas estabelecidas em edital que será brevemente divulgado. A primeira turma será enviada em julho de 2009, podendo estar nas universidades americanas por um ano e com suporte financeiro da Capes por até oito meses.