Projeto do DED leva seminários ao Sul de Minas

A Universidade Federal de Lavras – Ufla, através do Departamento de Educação – DED com a coordenação das professoras Cláudia Maria Ribeiro e Ila Maria Silva de Souza, desenvolve o Projeto Educação Inclusiva “Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nas Redes de Proteção”.

 

O Projeto contempla cidades do sul de Minas Gerais com seminários que objetivam qualificar técnica e politicamente professores e integrantes das redes de proteção, visando mobilizar a sociedade para participar na política de prevenção, atendimento, apoio e identificação das violências sexuais, no enfrentamento ao sexismo e à homofobia.

 

O primeiro seminário aconteceu na cidade de Perdões no dia 30 de setembro com a presença de educadores, integrantes do Conselho Tutelar, Conselho de Direitos, Polícia Militar, dentre outros agentes sociais preocupados em combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. No dia 3 de outubro a cidade de Três Pontas recebeu o evento.

 

Outras cidades já estão agendadas para receberem os seminários nos próximos meses. São elas: Cambuquira, Carmo da Cachoeira, Lavras, Nepomuceno, Paraguaçu, Eloi Mendes, Três Corações, São Bento Abade, Santana do Jacaré, Bom Sucesso, Ibituruna, Itumirim, Itutinga, Oliveira, Boa Esperança, Macuco, Rosário, Lambari, Campanha e Santo Antonio do Amparo.

 

Em todos os seminários acontecerá a montagem das Tendas de Gênero e Sexualidade onde os participantes do Projeto poderão vivenciá-las e problematizá-las. Estes participantes serão multiplicadores em suas cidades, objetivando o fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e Adolescente.

DAG recebe seleção para trainee

Na quarta-feira, 8 de outubro, o Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras – DAG/Ufla promove o Programa de Desenvolvimento de Agrônomos, visando a seleção para Trainee Syngenta 2009.

 

O Programa acontece no Anfiteatro do CEPECAFÉ, localizado no DAG, às 18 horas. Podem ser candidatos agrônomos formados a partir do 2.º semestre de 2007.

Ufla atinge recorde em bolsas do PIBIC/CNPq

A Universidade Federal de Lavras – Ufla alcançou, neste mês, um número recorde (175) de bolsas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, do CNPq. Juntamente com as 165 já cedidas à Ufla, o CNPq contemplou a Universidade com 10 bolsas adicionais.

 

As bolsas de iniciação científica, no valor de 300 reais, são destinadas a estudantes de graduação que queiram iniciar um trabalho de pesquisa junto à Universidade. O objetivo principal do PIBIC é despertar no estudante a vocação cientifica e incentivar novos talentos.

 

Na Ufla, o índice de estudantes com bolsa de Iniciação Científica ultrapassa os 13% e é considerado atualmente um dos maiores no país.

Doutoranda do DZO tem pesquisa premiada

A  Doutoranda em Zootecnia da Universidade Federal de Lavras – Ufla, Janine França, ficou em primeiro lugar na premiação do 3.º Programa de Incentivo à Pesquisa em Nutrição de Cães e Gatos.

 

Janine concorreu com a pesquisa “Nutrição e expressão gênica: novos conceitos em cães e gatos – longevidade e prevenção de doenças”. Ela foi orientada pela professora Flávia Borges Saad do Departamento de Zootecnia – DZO.

 

Segundo Janine, o objetivo da pesquisa é apontar similaridades entre doenças de cães, gatos e seres humanos, descrevendo como a nutrição pode interferir na qualidade de vida dos animais de companhia.