Momento de Ação de Graças encerra semana centenária

A semana comemorativa pelos 100 anos da Ufla foi encerrada com o Momento de Ação de Graças, ocorrido no dia 7 de setembro, na Capela Ecumênica. O evento contou com a participação de religiosos, músicos, ex-alunos, funcionários e demais convidados.

Durante a cerimônia o reitor da Ufla, Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, discursou sobre a importância da Universidade no Brasil e no exterior e relatou fatos que marcaram a história da comunidade acadêmica.

O culto ecumênico acontece anualmente e encerra as tradicionais cerimônias das comemorações do aniversário da Ufla. O objetivo é agradecer e rogar bênçãos divinas sobre os projetos e atividades da Instituição.

DCC receberá Maratona de Programação

A Universidade Federal de Lavras – Ufla irá receber no próximo sábado, 20 de setembro, uma etapa da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. O evento ocorrerá no Departamento de Ciência da Computação – DCC da Universidade.

 

Na etapa que será realizada na Ufla serão selecionados os times que irão participar da final nacional da maratona. A Universidade conta com três times cadastrados dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação para o evento e espera-se a participação de vários outros times vindos de outras cidades.

 

A Maratona de Programação da SBC é uma seletiva para a International Collegiate Programming Contest da ACM – Association for Computing Machinery, na qual times compostos por essencialmente 3 alunos tentarão solucionar o maior número de problemas disponibilizados. Cada solução de um determinado problema deverá ser implementada utilizando-se as linguagens C, C++ ou Java.

 

Mais informações:

 

Ufla Inaugura Marco alusivo aos 100 anos de fundação

A Universidade Federal de Lavras – Ufla inaugurou na tarde da última sexta feira (5/9) um Marco comemorativo do centenário próximo à entrada da Universidade.

 

O marco foi concebido por Evandro Menicucci, arquiteto e ex-professor do Departamento de Engenharia – DEG e de Ciências Exatas – DEX. Segundo Evandro, ela representa simbolicamente as três fases da Instituição: EAL – ESAL – Ufla. “O marco demonstra a evolução da Instituição durante os 100 anos de história. Uma parte menor representa a EAL, uma parte mais robusta que representa a ESAL, e uma parte mais esbelta e alta que representa a Ufla”.

 

A obra de arte, feita em aço polido e acrílico, ficará na entrada da Universidade, recepcionando todos que por lá passarem. “Eu tive uma vivência muito forte na ESAL. Fazer um marco do centenário da casa em que eu vivi, foi uma das coisas mais gratificantes da minha vida” disse Evandro Menicucci.

Ufla apresenta livros do Centenário

A Universidade Federal de Lavras – Ufla apresentou no Salão de Convenções, no último dia 5 de agosto, dois livros alusivos ao seu centenário de fundação.

 

O primeiro deles, lançado um dia antes, foi a obra “UFLA 100 anos transformando sonhos em realidade”, das autoras Valéria da Glória Pereira Brito e Édila Vilela de Resende Von Pinho. Este livro traz a história desta Universidade com uma relação completa dos estudantes, docentes e técnicos administrativos que passaram ou ainda estão em atividade pela Ufla nos 100 anos de sua história. “O objetivo foi registrar os nomes das pessoas que colaboraram com a Universidade nesses 100 anos” disse Valéria Pereira da Glória Brito.

 

Em seguida foi apresentada a obra “A Terra Prometida de Lavras” do jornalista e autor João Castanho Dias. O livro conta a história da Ufla, desde a chegada de seus fundadores à cidade, a criação da Escola Agrícola de Lavras – EAL, passando pela transformação em Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL, até a atual Ufla. Este livro ainda não foi lançado, mas os interessados já podem reservar um exemplar no endereço eletrônico www.centenario.ufla.br/livro. A tiragem é limitada.

Ufla reverencia formandos de 1958 e 1983

A Universidade Federal de Lavras – Ufla, em sessão realizada na tarde de 5 de agosto, no Salão de Convenções, prestou homenagem aos seus ex-alunos formados em 1958 e em 1983.

 

Os ex-alunos comemoraram o Jubileu de Ouro (50 anos) e de Prata (25 anos) de formatura. Eles receberam das mãos do reitor da Ufla, Professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e da Chefe de Gabinete, professora Valéria da Glória Pereira Brito, uma placa alusiva ao período comemorativo.

 

Formado em 1958, o Engenheiro Agrônomo José Olympio Salgado Veiga, agradeceu a homenagem em nome de todos: “A emoção de retornar à Universidade nesse período histórico é muito grande. Temos muito orgulho de ter participado da história da antiga ESAL, que foi uma semente da Ufla.

 

A Universidade prestou também uma homenagem especial a Engenheira Agrônoma Arlete de Camargo Aranha, primeira mulher formada na ESAL, e os Engenheiros Agrônomos João de Camargo Aranha Netto, formado em 1952 e Oswaldo Louzada Serra, formado em 1944. Eles receberam do Reitor da Ufla, a “Medalha do Centenário”.

 

Os músicos Binho e Rosa, da cidade de Lavras, se apresentaram durante a realização das homenagens.

Novos técnicos administrativos

Tomaram posse hoje (8/9) dois novos servidores do quadro da Universidade Federal de Lavras. São eles:

  • André Maxwell Mendes – Arquiteto e Urbanista
  • Waldiria Machado – Assistente Administrativa

Confira Fotos

No dia 28 de agosto tomaram posse os seguintes servidores:

  • Simone Assis Medeiros – Bibliotecária Documentalista
  • Tatiana Alves de Oliveira e Silva – Bibliotecária Documentalista
  • Nivaldo Oliveira – Bibliotecário Documentalista
  • Inaldo Nascimento Conceição – Arquivista

Confira Fotos

Jantar e festa pelo Centenário

A Universidade Federal de Lavras – Ufla promoveu na noite de seu centenário (5/9) um jantar comemorativo em homenagem aos seus ex-alunos. Turmas de formados dos anos de 1939 até 2008 foram recebidas com muita festa no Ginásio Poliesportivo da Universidade.

Durante o evento, diversas turmas de formandos puderam subir ao palco para se apresentar e discursar ao público presente. Neste momento, as lembranças do passado tomavam conta dos ex-alunos. Eles contaram histórias, agradeceram e comemoraram muito o reencontro vivido em pleno o aniversário de 100 anos da Ufla.

Uma de queima de fogos, de cerca de cinco minutos, também marcou as comemorações do centenário. Os convidados saíram do Ginásio para admirar um espetáculo de luzes e cores no céu da cidade de Lavras. Duas bandas animaram a festa dos ex-alunos até as 5 horas da manhã.

DEG promove curso em aviação agrícola

A Universidade Federal de Lavras – Ufla, através do Departamento de Engenharia – DEG realizou no período de 25 a 30 de agosto o I Curso de Executores em Aviação Agrícola – “CEAA”. O evento, promovido pela em parceria com a FAEPE, teve a presença de 18 profissionais oriundos de vários Estados do país entre eles RS, PR, SP, MG, BA e SC.

 

Segundo o Prof. Wellington Carvalho, que ministrou o curso, este é um marco importante para a nossa Universidade, pois o Curso conferiu habilitação profissional aos técnicos que irão operar junto às empresas de aviação agrícola atendendo os requisitos do Ministério da Agricultura Abastecimento e Pecuária – MAPA.

 

Durante o curso os alunos assistiram à palestras sobre a legislação federal na agricultura, apresentadas por fiscais agropecuários do MAPA. Os fiscais ainda estiveram no local realizando a inspeção do Curso e a aplicação das provas finais para a certificação.

 

As Empresas Du Pont do Brasil e Dow AgroScience apresentaram os produtos químicos aplicados nas lavouras de cana e em pastagens respectivamente. As atividades foram realizadas pelo setor de Aviação Agrícola de Máquinas e Mecanização do DEG/Ufla.