Ufla obtém aprovação de dois novos programas de doutorado

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) aprovou junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a implantação de dois novos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu para o nível de doutorado: Ciências Veterinárias e Ecologia Aplicada, ambos com conceito 4. Os novos programas terão início das atividades para o primeiro semestre letivo de 2009.

 

As propostas submetidas à Capes são continuidades dos programas de mestrado já existentes tanto em Ecologia Aplicada quanto em Ciências Veterinárias.

 

Ciências Veterinárias

O Programa começará com uma linha de pesquisa (Reprodução, genética e sanidade de animais aquáticos) e seis docentes permanentes, dos departamentos de Medicina Veterinária e Zootecnia, todos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.

No julgamento da proposta o comitê avaliador da CAPES ressaltou o caráter de inovação e de grande inserção regional do programa, pela formação de recursos humanos em um ramo emergente do agronegócio brasileiro, que é a aqüicultura. Outro ponto de destaque foi a captação de recursos para a pesquisa pelo corpo docente, que ultrapassou o valor de dois milhões de Reais nos últimos três anos, tanto em órgãos públicos de fomento como na iniciativa privada.

Ecologia Aplicada

O programa será iniciado com a área de concentração Ecologia e Conservação de Recursos Naturais em Paisagens Fragmentadas e Agrosistemas, com três linhas de pesquisa: Ecologia e Monitoramento de Ecossistemas sob Interferência Antrópica; Levantamento e Descrição da Biodiversidade; e Relações Organismo-ambiente.

Como salientado pela comissão da Capes em sua recomendação, a área do programa foi considerada relevante para o desenvolvimento nacional e a proposta do programa é bem articulada e subsidiada por um corpo docente altamente produtivo da Universidade.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 35.3829.1126.

Concurso para Técnicos Administrativos: Inscrições prorrogadas até 15/9/2008

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio da Divisão de Seleção e Desenvolvimento da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e apoio da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), abre inscrições, no período de 18/8 a 15/9, para o concurso público destinado ao provimento de cargos técnico-administrativos em educação, regidos pela Lei no 8.112, de 11/12/1990. O Edital de Abertura na íntegra encontra-se no endereço www.drh.ufla.br/concurso/TA.

 

Estão sendo oferecidas 4 vagas para o nível superior: Arquiteto e Urbanista (1), Arquivista (1), Engenheiro Eletricista (1) e Engenheiro Civil (1). Todas as vagas terão regime de trabalho de 40 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 1.747,83.

 

As inscrições serão realizadas somente via Internet através do site www.drh.ufla.br/concurso/TA a partir das 9 horas do dia 18/8/2008, até as 18 horas do dia 15/9/2008 (horário de Brasília).

 

A classificação final dos candidatos aprovados será homologada pelo Reitor e publicada no Diário Oficial da União, em conformidade com a legislação pertinente, e será disponibilizada nos seguintes locais: Comissão Permanente de Processo Seletivo e Diretoria de Recursos Humanos, ambas no Prédio da Reitoria, na Portaria do Câmpusda Ufla, e pela internet, no site www.drh.ufla.br/concurso/TA.

 

O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano, contado a partir da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFLA, conforme previsto no § 1º do Decreto 4.175, de 27 de março de 2002 e no art. 12 da Portaria nº 450, de 6 de novembro de 2002, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Oportunidade de participação Voluntária na Organização do Conex

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) convida os discentes para participação voluntária na organização do IV Congresso de Extensão e Cultura da Ufla (Conex), que será realizado na Ufla no período de 22 a 24 de outubro de 2008. Os estudantes que participarem receberão certificado de participação, ao final do congresso.

Poderão se inscrever, estudantes de todos os períodos e cursos da Ufla para cumprir carga horária de 12 horas semanais contados a partir da divulgação dos selecionados, até o término do Evento.

As inscrições estarão abertas de 18 a 29 de agosto de 2008 e deverão ser feitas na Proec, no prédio da Reitoria. A Seleção será realizada no dia 3 de setembro de 2008 no anfiteatro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), às 18 horas por meio de entrevistas com os coordenadores de cada área temática. A divulgação dos selecionados estará disponível na Proec a partir do dia 5/9.

Áreas
Coordenadores
Nº de vagas
Minicursos
Profa. Maria das Graças C. M. e Silva
35
Conferências
Profa. Maria das Graças Paula e

Profa. Maria de Lourdes Souza Oliveira
02
Oficinas culturais
Dudu Melo e Maria Delisete Mendes Assunção
05
Experiências Comunitárias
Profa. Maria das Graças Paula e

Profa. Maria de Lourdes Souza Oliveira
02
Trabalhos de Extensão
Prof. Vicente Gualberto
03
Divulgação
Prof. Elias Rodrigues de Oliveira
02
Clinicas Tecnológicas
Prof. Silvério José Coelho
02

Outras informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, pelo telefone 35.3829.1212

Ufla realiza II Workshop sobre Reestruturação Curricular

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) por meio da Pró-Reitoria de graduação (PRG) realiza, no próximo dia 20/8 às 13h30 no anfiteatro de Agricultura, o II Workshop sobre Reestruturação Curricular, com a presença do professor Leandro Tesser, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), integrante do grupo assessor Reuni do Ministério da Educação (MEC) e da professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Adriana Maria de Figueiredo.

 

A PRG/Ufla está engajada em um processo de reestruturação curricular cujas linhas gerais foram aprovadas pelos conselhos superiores por ocasião do projeto Reuni. A proposta, de acordo com a PRG, se fundamenta principalmente na reformulação do Projeto Pedagógico Institucional, prevendo que haja um núcleo fundamental comum a todos os cursos de graduação da Ufla. Segundo a proposta, pretende-se com esse núcleo implementar conteúdos curriculares de formação geral para melhorar o conhecimento dos estudantes de graduação da Ufla em áreas amplas e gerais das ciências, artes, humanidades, dentre outras.

 

Além desse núcleo, cuja duração está prevista para um semestre, foi proposto se fazer um agrupamento curricular dos cursos afins, visando otimizar a estrutura física e os recursos humanos existentes na universidade, bem como melhorar a integração entre estudantes de cursos diversos.

 

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, “ao assumirmos a PRG em junho de 2008, entendemos que era necessário iniciarmos uma fase informativa e discursiva para que a comunidade universitária pudesse se inteirar do assunto e colaborar com a construção da proposta” informa.

 

A primeira iniciativa desta fase ocorreu no dia quatro de junho de 2008 com o I workshop sobre reestruturação curricular da UFLA, com a presença de professoras da Universidade de Rosário na Argentina.