Ufla assina convênio com Universidades Norte-Americanas

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) por meio do Escritório de Assuntos Internacionais (Esai) assinou hoje (20/6), o convênio de cooperação internacional com a Universidade de Guelph (Canadá) e a Universidade de Purdue (Estados Unidos).

O convênio objetiva a troca de estudantes de graduação, de pós-graduação e docentes de ambas universidades, principalmente para o desenvolvimento de pesquisas de interesse comum.

O acordo foi assinado pelo Vice-Reitor e Diretor do Esai, professor Elias Tadeu Fialho, pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal e do Grupo de Pesquisa do CNPq “Fisiologia Molecular do Desenvolvimento”, professor Antônio Chalfun Júnior e pelos professores americanos Joseph Colasanti (Universidade de Guelph) e Yuki Mizukami (Universidade de Purdue).

Segundo o Prof Chalfun, “essa colaboração mútua das três universidades não se restringe somente ao Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal, mas também a outras áreas das universidades participantes em ambas direções, de acordo com o interesse”, explica.

“Esse convênio é importante para sinalizar uma futura cooperação institucional entre essas universidades, com objetivo principal de alavancar o processo de internacionalização da Ufla, principalmente por possibilitar o desenvolvimento de pesquisas de ponta de interesse mútuo, gerando conhecimento em várias áreas, sobretudo, publicações de qualidade em revistas internacionais”, avaliou ainda o professor.

Professora da Ufla e Pesquisadora da Epamig participam de Congresso Internacional

Da esquerda para direta, Profa. Patrícia Paiva, Pesq. Elka Almeida, Profa. Vivian Loges

A professora do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Dra. Patrícia Duarte de Oliveira Paiva e a pesquisadora da EPAMIG de São João del Rei, Dra. Elka Fabiana Almeida, participaram recentemente do Xth International Symposium on Flower Bulbs and Herbaceous Perennials, realizado em Lisse, na Holanda, promovido pela ISHS (International Society for Horticultural Science).

No evento, as pesquisadoras apresentaram resultados de trabalhos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos em parceria por essas instituições (Ufla e Epamig) com a cultura do copo-de-leite. Ainda, tiveram a oportunidade de realizar contatos com vários pesquisadores, atuantes especificamente no segmento de pesquisa com plantas bulbosas.

Como programação do evento, foram realizadas visitas técnicas a produções de tulipas e lírios com alta tecnificação, além de visita ao parque Keukenhof, cujos jardins são cultivados com plantas bulbosas.

Juntamente com a Profª Vivian Loges, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foram as únicas representantes do Brasil no Simpósio, que contou com a participação de mais de 120 pesquisadores de todo o mundo.

Ufla assina acordo de mútua cooperação com a John Deere

Na abertura da 11ª Expocafé, que tem como tema “Café com responsabilidade ambiental”, realizada em 18/06, na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas/MG, foi assinado o acordo de mútua cooperação entre a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a John Deere, com interveniência da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc).

A proposta contempla a implantação de uma unidade de treinamento da John Deere na Ufla, onde estão sendo construídos e reformados laboratórios, para o aprimoramento técnico, de estudantes, produtores e profissionais na área de mecanização agrícola.

Segundo o professor Wellington Pereira Alencar de Carvalho, do Departamento de Engenharia (DEG) “a instalação desta unidade será um marco para o setor de máquinas e mecanização da Ufla e a parceria irá contribuir de forma significativa no ensino, pesquisa e extensão, mostrando aos estudantes o que há de mais moderno na mecanização agrícola”.

O Acordo foi assinado pelo reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o diretor geral da John Deere, José Luiz Nogueira e a diretora-presidente da Fundecc, Iara Alvarenga Mesquita.

A solenidade de abertura da Expocafé, contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas: o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Giman Viana Rodrigues, o coordenador-geral do Funcafé, José Rogério Lara, representando o secretário-executivo Silas Brasileiro, o prefeito de Três Pontas, Paulo Luis Rabello, o vice-reitor, Elias Tadeu Fialho, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rubens José Guimarães, o presidente da Epamig, Baldonedo Artur Napoleão, José Edgar Pinto Paiva, representando o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o presidente do Conselho Nacional do Café, Gilson José Ximenes, o presidente da Cocatrel, Francisco Miranda Figueiredo Filho, o presidente da Unicoop, Luis Carlos Miranda, o presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, Luiz Carlos Silva, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas, Amador José Alves, o diretor financeiro da Faemg, Roberto Puliti, o diretor da Faesp, Irineu de Andrade Monteiro, o ex-superintendente do Ministério da Agricultura em Minas Gerais, João Vicente Diniz, o presidente da Expocafé, Nilson salvador e o vice-diretor do Indi, Eduardo Bernis.