Ufla realiza 2ª Semana Acadêmica

Termina hoje, 13/6, a 2ª A Semana Acadêmica da Universidade Federal de Lavras (Ufla), iniciada no último dia 9/6.

A Semana Acadêmica é realizada anualmente, onde os estudantes de graduação da Ufla e de outras instituições têm a oportunidade de participar de forma especifica ou interdisciplinar de palestras, cursos, mini-cursos, viagens técnicas, entre outros.

Promovida pela Ufla e realizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) em conjunto com os Centros Acadêmicos e com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e de Planejamento e Gestão, a 2ª Semana Acadêmica conta com uma extensa programação num total de 166 eventos, divididos entre os cursos de Graduação da Ufla.

A abertura oficial ocorreu no Salão de Convenções e contou com a presença do reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, da pró-reitora de pesquisa, Édila Vilela de Resense Von Pinho, do pró-reitor de Planejamento e Gestão José Roberto Soares Scolforo, do pró-reitor de Graduação, João Chrysostomo de Resende Júnior, do coordenador dos Programas de Iniciação Científica, Geraldo César de Oliveira, do pesquisador da Epamig de Viçosa, Trazilbo José de Paula Júnior, do pesquisador da Epamig de Lavras, Paulo Rebeles Reis – avaliadores externos do CNPq, do acadêmico Nestor Vicente Soares Netto, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do primeiro coordenador de pesquisa da Ufla, Valter de Carvalho.

Histórico
A 1ª Semana Acadêmica realizada em julho de 2007 contou com a participação de 2.042 estudantes de graduação da Ufla, 25 participantes de outras instituições e 215 prelecionistas, sendo que 37 destes, eram de outras instituições.

Foram oferecidos 193 eventos, entre cursos, mini-cursos, palestras, viagens técnicas, debates, oficinas e apresentação de filmes. Cada estudante recebeu um certificado gratuito, constando todos os eventos dos quais participaram. Para 2008 estão programados 166 eventos, utilizando toda a infra-estrutura da Universidade.

EXPOCAFÉ abre mais espaço para expositores e cria novo pavilhão

Faltando apenas uma semana para abertura da maior feira nacional de cafeicultura, e após duplicar a área para realização da EXPOCAFÉ 2008, os organizadores anunciam a criação de um novo pavilhão para atender á grande procura.

A UFLA – Universidade Federal de Lavras estará promovendo a 11ª EXPOCAFÉ no período de 18 a 20 de junho deste ano na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) – no município de Três Pontas – MG e anuncia aumento da área de estandes e novidades.
Desde o final da Expocafé em 2007, já era anunciado o interesse dos expositores em garantir seu espaço para este ano, o que esgotou imediatamente a locação dos estandes e plots. Para garantir a permanência dos expositores e ampliar o número de parceiros na feira, foi preciso aumentar o espaço, ampliar a área de grandes animais, modificar o estacionamento e expandir o número de dinâmicas de campo.

A EXPOCAFÉ é a única feira de exposição do Agronegócio Café, registrada no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, uma síntese das principais feiras e exposições do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do ano de 2008.

Novo pavilhão
Após esgotada toda a área disponível e, faltando apenas uma semana para o grande evento da cafeicultura, a organização da feira decidiu atender aos expositores que ainda buscam espaço para seus produtos. Foi criado um novo pavilhão e a locação dos estandes deve se esgotar rápido, prevê a diretoria.

Para maior facilidade de escolha das últimas unidades de estandes, o interessado deve fazer contato pelo telefone: (35) 3829.1674, com a secretaria da EXPOCAFÉ, ou pelo e-mail expocafe@ufla.br.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal abre inscrições para seleção de bolsista PRODOC/CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras está com inscrições abertas, no período de 9 a 20 de junho próximo, para seleção de um bolsista no Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC), da CAPES.

O projeto, intitulado Introdução de novas técnicas nos estudos da vegetação para fins de conservação da biodiversidade, terá vigência máxima de dois anos, passível de renovação uma única vez por igual período.

O bolsista selecionado receberá bolsa de pós-doutoramento, no valor mensal de R$3.300,00 (três mil e trezentos reais), paga diretamente pela Capes, durante o período de execução do projeto. A Capes também concederá auxílio financeiro no valor máximo anual de R$12.000,00 (doze mil reais), a ser repassado ao coordenador do programa, para o custeio de atividades de ensino, pesquisa e extensão referentes ao projeto apoiado.

Mais informações em www.prpg.ufla.br/florestal/DCFINDEX.htm

Etapa Centenário Ufla de Hipismo

Centenário da Ufla terá 4ª Etapa da Liga Sul Mineira de Hipismo – Prova de Saltos

Clique para ampliar

As comemorações do Centenário da Universidade Federal de Lavras (Ufla), contará com o evento 4ª Etapa da Liga Sul Mineira de Hipismo – Prova de Saltos. A 4ª Etapa acontecerá no dia 14 de junho, de 9 às 18 horas, no CIUNI/Ufla.

O Hipismo é um dos mais belos e tradicionais esportes eqüestres mundiais. As provas hípicas atraem grande número de cavaleiros e de público podendo promover grande incremento do turismo local e incentivar o comércio de produtos alimentares e de lazer. A prova de saltos de obstáculos tem o objetivo de avaliar tanto o cavalo quanto o cavaleiro, segundo regras durante um percurso. Os saltos de obstáculo surgiram com os caçadores de raposas ingleses que, montados em seus cavalos, saltavam muitas sebes e cercas que dividiam os campos.

Estas provas têm o objetivo de demonstrar algumas qualidades do cavalo, como: força, potência, obediência, velocidade e respeito pelo obstáculo. O cavaleiro é avaliado pela sua equitação. O vencedor da prova é o concorrente que tiver menos penalizações (pontos) e fizer o percurso mais rápido, ou então o que somar mais pontos, conforme o tipo de prova.