Fapemig lança edital de apoio à extensão em interface com a pesquisa

R$ 1 milhão de reais é o que será destinado, ao todo, às propostas aprovadas na segunda edição do edital de ‘Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa’ (Ed. 12/08), que tem como objetivo promover a transformação da realidade social a partir da integração entre universidade e comunidade externa.

A modalidade, pioneira no Brasil, foi lançada no ano passado, a fim de de fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer uma relação dialógica entre pesquisadores e sociedade, por meio
do financiamento de projetos de extensão. A iniciativa foi recebida com sucesso no meio acadêmico. A primeira edição do edital recebeu 274 propostas, das quais 55 foram contratadas, somando cerca de R$2,13 milhões em recursos.

Os trabalhos submetidos à julgamento devem ser desenvolvidos por grupos extensionistas de pesquisa, formados por pesquisadores de uma ou mais instituições, reunidos por uma linha de pesquisa multidisciplinar integrada
à extensão universitária, e que estabeleçam uma relação dialógica com a comunidade, interferindo na realidade social. ‘O lançamento desse edital foi possível pela evolução da extensão no ambiente acadêmico, que passou a
seguir bases metodológicas concretas e a desenvolver uma interação científica qualificada’, diz o diretor científico da Fapemig, Mario Neto Borges.

O edital recebe propostas por meio eletrônico até 14 de julho de 2008.

Para visualiza-lo, clique aqui
www.fapemig.br/admin/editais/upload/Edital_12-2008_Extensao.pdf>.

Mais informações pelo e-mail ci@fapemig.br

Programa promove ações de inclusão educacional e social das pessoas com deficiência

As instituições federais de ensino superior (Ifes) já podem enviar ao Ministério da Educação as propostas para ingresso no Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 5, no Diário Oficial da União. O prazo para envio de propostas é até 5 de junho.

A iniciativa é das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Especial (Seesp) do MEC, que disponibilizou mais de três milhões de reais para a execução do edital. Entre os objetivos está o de promover ações que garantam o acesso pleno de pessoas com deficiência às Ifes, apoiar propostas para superar situações de discriminação contra os estudantes com deficiência e implementação da política de inclusão das pessoas com deficiência na educação superior.

As propostas visam à criação e reestruturação de Núcleos de Acessibilidade nas Ifes. Esses núcleos vão atuar na implementação da acessibilidade às pessoas com deficiência em todos os espaços, ambientes, materiais, ações e processos desenvolvidos na instituição, buscando integrar e articular as demais atividades à inclusão educacional e social.

Programa de pós-graduação com relevância para países em desenvolvimento

Estão abertas as inscrições para o tradicional
programa de pós-graduação com relevância para países em desenvolvimento, inclusive com oferta de bolsas. O programa abrange 35 cursos de pós-graduação Master e três de doutorado (PhD) nas áreas de economia, gestão, desenvolvimento, engenharia, matemática, planejamento regional, agricultura, silvicultura, ciências ambientais, saúde, sociologia e educação. Os cursos começarão em 2009 e terão duração de 12 a 24 meses.

Podem candidatar-se jovens profissionais, com pelo menos dois anos de experiência profissional na área do curso (após a graduação) e com idade até 36 anos (para os doutorados e o MBA International Marketing, o limite é de 32 anos). Será exigida proficiência no idioma alemão ou inglês, de acordo com a língua do curso.

Terão prioridade candidatos recomendados por seus empregadores e com promessa de recolocação após o curso. As chances de admissão no programa são maiores para quem dispuser de recursos próprios ou suporte financeiro do
empregador ou de outra instituição. No momento da candidatura, o interessado deverá informar se necessita de bolsa parcial ou integral do DAAD.

As inscrições e o recebimento da documentação no Escritório Regional do DAAD no Rio de Janeiro encerram-se em 29 de agosto de 2008.

Para mais informações, visite a página
http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm.

ATENÇÃO: Na página acima, vocês encontrarão:
a) link com o roteiro do candidato (solicitamos a leitura atenta pelos interessados);

b) link ‘Cursos elegíveis’ com a relação dos cursos participantes do programa e seus respectivos endereços de internet e de email (para esclarecimentos sobre os cursos, entrar em contato diretamente com as universidades);

c) email e telefone de contatos do Escritório Regional do DAAD no Rio de Janeiro para esclarecimentos sobre as normas de candidatura.

III Seminário Internacional sobre mudanças climáticas e seus impactos na agricultura

O III Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas e seus Impactos na Agricultura é uma realização da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), organizado pelo Departamento de Engenharia da Ufla e Departamento de Engenharia Agrícola da UFV e tem como apoiadores e patrocinadores: CNPq, Fapemig, Faepe, Fundecc, Funarbe, Crea/MG e o Grupo Intec e as seguintes instituições participantes: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), Unicamp, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), IAC (Instituto Agronômico de Campinas), Embrapa e Met Office Hadley Centre (Inglaterra).

Para o coordenador do evento, professor Luiz Gonsaga de Carvalho “as mudanças climáticas globais implicarão na adoção de novas estratégias na agricultura e a utilização de modelos climáticos globais e regionais em associação com modelos de crescimento e desenvolvimento de culturas tem mostrado ser uma ferramenta de alto potencial para a analise de impactos e possibilidade de adaptação e mitigação da agricultura em resposta aos cenários de mudanças climáticas. Considerando a importância econômica e social da agricultura para o Brasil, esse seminário tem como objetivo discutir as técnicas mais recentes desenvolvidas por cientistas de diferentes partes do globo na análise de impactos, adaptação e mitigação da agricultura em respostas as mudanças climáticas”.

Na solenidade de abertura, que registrou solenemente o início do Seminário, foram convidados para compor a mesa de honra, o reitor Antônio Nazareno Mendes, a pró-reitora de Pesquisa, Édila Vilela de Resende Von Pinho, o chefe do Departamento de Engenharia, Nilson Salvador, o secretário executivo do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas, Milton Nogueira da Silva, a comandante da 6ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Rosangela de Souza Freitas, Flávio Barbosa Justino, representando o coordenador da Comissão Organizadora do seminário pela UFV, Luiz Cláudio Costa e o coordenador da Comissão Organizadora do seminário pela Ufla, Luiz Gonsaga de Carvalho.

O Seminário acontece no Salão de Convenções da Ufla, nos dias 7, 8 e 9 de maio.

Mais informações: www.deg.ufla.br/3simc

Vias alternativas para acesso a Ufla na Festa dos 100 dias dos formandos

Sexta-feira (09/05), acontecerá a tradicional festa dos formandos ‘festa dos 100 dias’ nas proximidades do Posto Shell (Postinho).

Na tentativa de minimizar os possíveis transtornos e engarrafamentos no principal Portão de acesso a Ufla, serão abertas duas vias alternativas de acesso. Uma pelo Clube de Campo do Sindufla e outra pela Subestação da Epamig a partir das 7 horas da manhã.

É necessário que esta informação seja repassada aos departamentos / setores da Ufla.

Curso de Administração, Ciências Sociais e Economia e os novos formatos organizacionais

O Curso ‘Administração, Ciências Sociais e Economia e os novos formatos organizacionais’, começa hoje (7/5) e conta com a presença do professor Omar Aktouf, membro do Group for Education and Research on Management and the Environment (GERME) e Membro do Humanism, Management and Globalization Centre.

O evento promovido pelo Departamento de Administração e Economia (DAE), da Universidade Federal de Lavras (Ufla) tem como objetivo proporcionar aos estudantes de graduação conhecimentos relacionados à área de consultoria ambiental, será realizado no Anfiteatro da Biblioteca Central, até o dia 9 de maio.