Ufla recebe pró-reitores de graduação das Ifes mineiras

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), recebeu pró-reitores de graduação das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais.

O Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Forgripes), aconteceu na Sala dos Conselhos, no dia 30/04 e contou com a presença do presidente do Fórum e pró-reitor de graduação da Ufla, Gabriel José de Carvalho, do pró-reitor adjunto João Chrysóstomo de Resende Júnior e de pró-reitores da UFMG, UFV, Unifei, UFJF, UFSJ, Unifal-MG, Ufop e UFVJM.

Na pauta, discussões sobre Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE), exposição e relatos de experiências de inovação pedagógica em curso nas IFES mineiras.

Para o professor Gabriel de Carvalho, presidente do Fórum “Esse Encontro é de fundamental importância pelo seu caráter regional, que possibilita a discussão de assuntos polêmicos comuns as universidades públicas, que apresentam problemas semelhantes, além da oportunidade da troca de experiências exitosas”.

ProUni cria mais oportunidades para ingresso de estudantes na educação superior

Brasília, 29/4/2008 – A partir de maio, estudantes que estiverem ingressando em instituições de educação superior particulares poderão se inscrever para receber, no segundo semestre, bolsa complementar de 25% do total da mensalidade. O procedimento para a adesão das instituições caberá ao Programa Universidade para todos (ProUni).

Os 75% restantes da mensalidade serão bancados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para disciplinas consideradas prioritárias, como medicina, engenharia, geologia, licenciatura em física, química, matemática, biologia e cursos do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC. Também serão contemplados estudantes dos cursos que tenham obtido conceito 4 ou 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Aqueles com conceito 3 terão financiamento de 50%.

As instituições que tenham interesse em oferecer as bolsas complementares, mesmo que ainda não atendam estudantes com bolsas do ProUni, têm prazo até 5 de maio para fazer a adesão. As instituições já vinculadas ao programa podem aderir até o dia 9.

A bolsa complementar será destinada a estudantes ingressantes que se enquadrem no perfil dos atendidos pelo ProUni – renda familiar por pessoa de três salários mínimos; ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em escola privada, com bolsa integral; candidato com deficiência; ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrante do quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

O processo de seleção terá como base as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino médio (Enem).

Primeira agência brasileira de fomento à ciência e tecnologia completa 57 anos

Mais de 10 mil pesquisadores apoiados pelo Programa de bolsas de Produtividade em Pesquisa, mais de 17 mil bolsas de Mestrado e Doutorado, contribuindo ainda com a iniciação científica e tecnológica de mais de 25 mil estudantes de graduação e de ainda 8 mil estudantes de ensino médio, são alguns dos indicadores que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) exibe ao completar 57 anos de apoio ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do país.

Para comemorar os expressivos avanços conquistados, a agência homenageou dez notáveis da pesquisa científica e tecnológica com o diploma de Pesquisador Emérito, um título destinado ao pesquisador brasileiro, ou estrangeiro radicado no Brasil há pelo menos 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu prestígio junto à comunidade científica.

O objetivo da homenagem aos pesquisadores é reconhecer o trabalho daqueles que dedicam uma vida inteira à pesquisa científica e à formação de recursos humanos qualificados, tornando-se personagens fundamentais para as conquistas alcançadas pelo país. Além do diploma, o pesquisador receberá o direito a passagens e até seis diárias para a participação em um congresso científico, no País ou no Exterior, no ano da concessão do prêmio ou no ano subseqüente.

Os homenageados deste ano foram os pesquisadores Alfredo Scheid Lopes, Luiz Hildebrando Pereira da Silva, Ricardo Renzo Brentani e Warwick Estevam Kerr, da área de Ciências da Vida; Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza e Roland Köberle, Ciências Exatas; José Murilo de Carvalho e Wilson Cano, Ciências Humanas; além de José Thomaz Senise e Walter Arno Mannheimer, Engenharias.

Menção Especial

Na ocasião, o CNPq prestou reconhecimento ao apoio que instituições brasileiras vêm concedendo a agência, na parceria para incentivar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação no país. Serão homenageados com a Menção Especial de Agradecimento a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Igualdade de Gênero

Uma parceria entre o CNPq e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, com o Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, a 3ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero também foi entregue durante a solenidade de aniversário da agência, e contou com a presença da ministra da SPM, Nilcéa Freire.

Criada em 2005, a premiação acontece por meio do concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas, além de buscar contribuir também para a construção de um ambiente democrático de discussão nas escolas e universidades de todo o país sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os alunos e alunas a produzirem textos sobre o tema.

Durante o evento, foram homenageados os servidores da Agência que completaram, no ano de 2007, 25 anos de serviços prestados ao CNPq, além de realizadas a entregas dos prêmios Melhor Idéia e Desempenho e Qualidade aos agraciados de 2008.

Ufla realiza Seminário Internacional sobre mudanças climáticas e seus impactos na agricultura

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) realiza o III Seminário Internacional sobre mudanças climáticas e seus impactos na agricultura, destinado a professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores.

Para o coordenador do evento, professor Luiz Gonsaga de Carvalho “as mudanças climáticas globais implicarão na adoção de novas estratégias na agricultura e a utilização de modelos climáticos globais e regionais em associação com modelos de crescimento e desenvolvimento de culturas tem mostrado ser uma ferramenta de alto potencial para a analise de impactos e possibilidade de adaptação e mitigação da agricultura em resposta aos cenários de mudanças climáticas. Considerando a importância econômica e social da agricultura para o Brasil, esse seminário tem como objetivo discutir as técnicas mais recentes desenvolvidas por cientistas de diferentes partes do globo na análise de impactos, adaptação e mitigação da agricultura em respostas as mudanças climáticas”.

O Seminário acontece no Salão de Convenções da Ufla, nos dias 7 a 9 de maio.

Mais informações: www.deg.ufla.br/3simc
E-mail: lgonsaga@ufla.br

Inscrições abertas para Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira

Encontram-se abertas até o dia 9 de maio as inscrições para o curso de pós-graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia da Madeira, no nível de mestrado, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

O curso é presencial e conta com apoio da Capes, Fapemig, CNPq e de empresas públicas e privadas para o financiamento das pesquisas e para o oferecimento de bolsas. Entretanto, o atendimento a essas condições depende da classificação do candidato e da aprovação do projeto em que estará envolvido.

Atualmente, cinco linhas de pesquisa são oferecidas: desdobro e secagem da madeira; energia da biomassa florestal; madeiras de florestas plantadas; madeiras de vegetação nativa; painéis de madeira; produtos florestais não-lenhosos; resíduos ligno-celulósicos da agroindústria; usinagem da madeira.

A pesquisa em Ciência e Tecnologia da Madeira está em foco neste momento no Brasil e em outros países, por diversas razões. Entre essas, ressaltam-se os grandes desafios representados pelo desenvolvimento de materiais em bases sustentáveis, geração de energia e pelo entendimento que a madeira é um importante depositário de carbono, adsorvido da atmosfera, o que tem fundamental contribuição na qualidade ambiental.

Informações mais detalhadas sobre o curso (áreas de concentração, linhas de pesquisa, docentes, disciplinas etc) podem ser obtidas no endereço www.prpg.ufla.br/ctmadeira/ ou pelo email pgctm@ufla.br