O direito a ler é uma das diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação

Brasília, 23/4/2008 – “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”, escreveu o poeta Mário Quintana. Para lembrar o quanto é bom e útil ler, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) instituiu, em 1996, o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, que é comemorado nesta quarta-feira, 23.

Instrumento especial de expressão, educação e comunicação, o livro ultrapassa fronteiras e idiomas para levar conhecimentos e emoções a crianças, jovens e adultos, expressa a Unesco na divulgação desta 13ª edição do Dia do Livro. No Ministério da Educação, a leitura e o acesso ao livro como direitos dos cidadãos estão destacados no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), ação governamental que completa um ano nesta quinta-feira, 24.

Entre as 28 diretrizes do PDE, em três delas o tema da leitura está expresso: alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade; valorizar a formação ética, artística e a educação física; e manter programa de alfabetização de jovens e adultos. A outra iniciativa do MEC é a Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, evento que está em execução e que deve mobilizar, em 2008, cerca de 73 mil escolas, mas de 200 mil professores e aproximadamente seis milhões de estudantes.

Vivaleitura – Para que escolas, bibliotecas e empresas também assumam a responsabilidade pela democratização do acesso à leitura, valorização do livro e criação e produção literárias, os ministérios da Educação e da Cultura promovem este ano a 3ª edição do Prêmio Vivaleitura. O prêmio, que vai distribuir R$ 90 mil entre três categorias de vencedores, tem o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha.

O Vivaleitura é uma das ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), política de Estado criada em 2006 pelos ministérios da Educação e da Cultura para assegurar o acesso ao livro e à leitura a todos os brasileiros e formar uma sociedade de leitores. As inscrições do Vivaleitura estarão abertas até 8 de julho.

Saraus, concursos, gincanas e produção de poesias estimulam estudantes

Brasília, 23/4/2008 – Três sistemas de ensino que fizeram parte da pesquisa “Redes de Aprendizagem – boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender” apresentaram projetos de leitura como fator de peso na melhora da qualidade do aprendizado. A pesquisa, que destacou 37 redes em 15 estados, é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). No Dia do Livro e do Direito do Autor, comemorado nesta quarta-feira, 23, essas histórias merecem ser contadas.

Estão nessa lista como incentivadores da leitura os pequenos municípios de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Mortugaba, na Bahia, e Araguaína, em Tocantins. O sistema de ensino municipal de Farroupilha tem 26 escolas e o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) alcançou 5,2 pontos, bem acima da média nacional (3,8); Mortugaba tem 38 escolas e Ideb de 4,3 pontos, e Araguaína, 29 escolas e Ideb de 4,2.

Caminhos da Leitura é o projeto da rede de Farroupilha. Criado em 2007, a partir da troca de idéias entre professores, gestores e servidores da rede, o Caminhos da Leitura incentiva os estudantes a produzir poesias, contos e textos e organiza feiras do livro, mostras sobre escritores e, mensalmente, realiza saraus literários nas escolas. Em Farroupilha, os alunos lêem, escrevem, ouvem histórias, convivem com livros e com escritores.

O tema une professores, pais e alunos, segundo a pesquisa do Redes de Aprendizagem. Para comemorar os 72 anos de emancipação do município, todas as escolas participaram de um concurso de contos e poesias. O prêmio mobilizou 192 alunos e os melhores textos foram reunidos no livro Trilhando Idéias nos Caminhos da Leitura. O resultado dessa participação pode ser medido pelo bom desempenho da aprendizagem. A rede obteve Ideb de 5,2 pontos.

Ler é Viajar – Na rede de Mortugaba, o destaque é a Escola Municipal Décio Carvalho. Ela criou a gincana Ler é Viajar pelo Mundo, desenvolvida com estudantes da 3ª série do ensino fundamental. A gincana, que é anual, traz à escola os pais dos alunos, para falar sobre os livros que leram. A mobilização começa com a confecção de cartazes sobre a importância da leitura, palestras com pais, professores e escritores do município, visitas às bibliotecas da escola e de outras escolas. Na contagem de pontos, ganham mais as equipes que convencerem mais pais, tios, avós, pessoas da comunidade a virem à escola falar sobre o que leram.

Em Araguaína, toda a rede está mobilizada pelo direito da criança de aprender a ler e a gostar de ler. O processo começa na alfabetização, o primeiro passo para o ingresso no mundo da leitura. O município leva tão a sério esse direito, que criou uma superintendência para acompanhar a atividade do aprendizado. Os alunos da 3ª e da 4ª série do ensino fundamental com algum problema de domínio da leitura têm 20 horas semanais de reforço, com atividades que vão desde a assistência dos professores até rodas divertidas para contar e ler histórias. Das 29 escolas da rede, 20 têm salas de recursos pedagógicos, onde os livros e as rodas de histórias ajudam a desenvolver o gosto pela leitura. Esse movimento, que reúne dos professores aos servidores e a comunidade, rendeu à escola 4,2 pontos no Ideb.

Vestibular da Ufla recebe inscrições até o dia 9 de maio

A Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), da Universidade Federal de Lavras (Ufla) abriu inscrição para admissão aos seus cursos de Graduação, no 2º Processo Seletivo de 2008 (Vestibular), com validade para o 2º semestre letivo regular de 2008. Ao todo serão oferecidas 515 vagas, sendo 355 para os cursos com turno diurno e 160 para os noturnos.

São oferecidos os cursos e vagas (turno diurno): Agronomia (100), Zootecnia (25), Engenharia Agrícola (25), Engenharia Florestal (25), Medicina Veterinária (25), Administração (40), Ciência da Computação (40), Engenharia de Alimentos (25), Química – Licenciatura (25), Ciências Biológicas (25). Cursos e vagas (turno noturno): Educação Física – Licenciatura (30), Educação Física e Esportes (30), Física – Licenciatura (30), Matemática – Licenciatura (30), Sistemas de Informação (40).

As inscrições iniciadas em 22 de abril irão até o dia 9 de maio de 2008 e serão feitas pela Internet – www.copese.ufla.br

As provas serão realizadas em duas fases e serão aplicadas nos dias 5 e 6 de julho, das 8 às 12 horas.

A 1ª fase constará de 66 questões de múltipla escolha, idênticas para todos os cursos, variando-se os pesos das matérias em cada curso. Matérias da 1ª fase: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Geografia, História/Filosofia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Biologia, Física, Matemática e Química.

A 2ª fase será composta de uma redação, com tema e pontuação idênticos para todos os cursos, e 10 questões discursivas, distribuídas de acordo com cada curso, a saber: Agronomia, Educação Física, Educação Física e Esportes, Engenharia Florestal e Química: questões de Biologia, Física, Matemática e Química; Ciência da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática e Sistemas de Informação: questões de Física e Matemática; Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia: questões de Biologia, Matemática e Química; Administração: Matemática e Conhecimentos Gerais (temas atuais nos contextos de Geografia, História e Filosofia).

As cidades de aplicação das provas são: Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora, Uberlândia, Viçosa, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Goiânia.

Mais informações: Copese – Tel: (35) 3829-1120/1133; Telefax: (35)3829-1558;
e-mail: copese@ufla.br – www.copese.ufla.br.

Últimos dias de inscrições para intercâmbio científico Brasil-França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) encerra, no próximo dia, 28, de abril, o período de inscrições para o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-França. Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Engenharias (Pró-Engenharias). As atividades terão início em março de 2009.

O programa é realizado em parceria com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) e tem como objetivo estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes, vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior e de pesquisa, por meio de projetos conjuntos.

A proposta apresentada deverá enfatizar a promoção do aperfeiçoamento de estudantes e jovens pesquisadores, por intermédio de estágios acadêmicos, nas modalidades de doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral, além da mobilidade de docentes. A duração prevista do projeto deverá ser de até quatro anos.

Financiamento – O programa Capes-Cofecub financia a realização de missões de trabalho e de estudos. Para as missões de trabalho são concedidas passagens aéreas e diárias. Para as missões de estudo há concessão de bolsas de estudo, passagens aéreas, seguro saúde e auxílio instalação a estudantes do lado brasileiro. Além disso, as equipes brasileiras receberão recursos de custeio no valor de até R$ 10 mil por ano. Para mais informações acesse o edital do programa.

Pró-reitor José Roberto Scolforo recebe homenagem do governo de Minas

O pró-reitor de Administração da Universidade Federal de Lavras (Ufla), professor José Roberto Soares Scolforo, foi homenageado na noite de ontem (22/04) pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com a outorga de honraria em reconhecimento ao seu trabalho em projetos que contribuem para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade no Estado.

A solenidade ocorreu por ocasião da abertura do 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), no Expominas, em Belo Horizonte/MG, com a presença o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, do diretor do Instituto Estadual de Florestas, Humberto Candeias Cavalcanti, entre outras autoridades.

Participaram da solenidade o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e a chefe de Gabinete, Valéria da Glória Pereira Brito.

Site divulga ações do Reuni na Ufla

Em 26 de outubro de 2007, a comissão responsável pela elaboração da proposta de expansão da Universidade Federal de Lavras (Ufla), apresentou o projeto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Universitário (CUNI), onde foi discutida e aprovada.

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) publicou no Diário Oficial no dia 7 de dezembro de 2007, a lista das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) – incluindo a Ufla – que tiveram seus projetos ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni) aprovados pelo MEC.

O site foi criado com o objetivo de dar publicidade, baseando-se nos princípios da transparência que norteiam a administração pública e para informar a toda comunidade das ações e das estratégias a serem implantadas durante o período de 2008 a 2012, como forma de atingir as metas preconizadas pelo Reuni na Ufla.

Comissão de Acompanhamento e implantação do Reuni na Ufla

Presidente Prof. Elias Tadeu Fialho
(Vice-Reitor)

Pof. Joel de Souza Muniz
(Pró-Reitor da Pós-Graduação)

Prof. Gabriel José de Carvalho
(Pró-Reitor da Graduação)

Prof. Jose Roberto Soares Scolforo
(Pró-Reitor da Administração)

Prof.Henrique César Pereira Figueiredo
(Pró-Reitor Adjunto de Planejamento)

Prof. João Chrysostomo de Resende Junior
(Representante dos Docentes)

Paulo Antonio de Carvalho
(Representante dos Técnicos Administrativos)

Alexandre Jose Ferreira Diniz
(Representante Associação dos Pós-Graduandos)

Nestor Vicente Soares
(Representante Diretório Central dos Estudantes)

Mais informações: www.reuni.ufla.br
E-mail: reuni@ufla.br

Ufla lança Inventário Florestal de Minas Gerais no 2º Combio

Começou nesta terça-feira (22), no Expominas, em Belo Horizonte, o 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio). Na abertura técnica, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, destacou que as discussões sobre a biodiversidade são uma oportunidade para celebração da vida.

O destaque para o primeiro dia do evento foi o lançamento do Inventário Florestal de Minas Gerais. O trabalho foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), sob coordenação do pró-reitor de administração, professor José Roberto Soares Scolforo. O Inventário traz dados atualizados relativos à flora e a cobertura vegetal no Estado. É um importante instrumento para o planejamento estratégico das ações dos órgãos de meio ambiente.

O mapeamento da Cobertura Vegetal de Minas Gerais integra o Inventário Florestal de Minas Gerais que identifica mais de 20 espécies de árvores nunca observadas no estado. O inventário é composto por sete volumes que detalham a situação atual dos biomas do estado (mata atlântica, cerrado e caatinga), além de ecossistemas como a mata seca e os campos rupestres.

O Combio será realizado até o dia 27 de abril. Diversos cursos, palestras e uma feira com expositores variados discutem a temática ambiental e apresentam propostas para preservação e recuperação ambiental. Durante os seis dias de programação, o evento reunirá representantes da comunidade acadêmica, Governo e sociedade civil, todos com interesse em assuntos relacionados ao meio ambiente.

A programação do 2º Combio está disponível no site www.combio.com.br