Bolsas para jovens profissionais de gestão do desenvolvimento

Financiado pelo Ministério Alemão da Cooperação para o Desenvolvimento(BMZ), o departamento SLE (Seminário para o Desenvolvimento Agrícola) da Universidade Humboldt, de Berlim, vai promover no verão europeu de 2008 cursos de treinamento de duas semanas nas seguintes áreas e datas:

· Decentralised Management of Regional Development, de 4 a 15 de agosto;
· Conflict Prevention and Conflict Management, de 18 a 29 de agosto;
· Project Cycle Management, 1o a 12 de setembro.

Patrocinado pelo DAAD e pelo governo de Berlim, o programa destina-se a jovens atuantes em cooperação para o desenvolvimento.

Os candidatos devem ser pós-graduados com titulação Master (M.A. ou M.Sc.) ou equivalente (provalvelmente o mestrado brasileiro será aceito), de todas as áreas. Excepcionalmente, poderão ser aceitos pós-graduandos ainda terminando seus cursos.

Os candidatos devem dominar a língua inglesa, idioma do programa. Total de vagas: 22 por curso. A taxa de participação é de 500 euros por curso.

Ex-estudantes de universidades alemãs vindos de países em desenvolvimento e ex-bolsistas Sur-place da Alemanha em universidades de países em desenvolvimento podem requerer uma bolsa(parcial ou integral). Para o curso ‘Conflict Prevention’, há disponibilidade de bolsas em geral.

ATENÇÃO: Pedidos de esclarecimentos e de bolsas devem ser encaminhados diretamente para o SLE – Humboldt-Universität Berlin.

Inscrições e candidaturas até 5 de maio de 2008.

Mais informações: www.berlinerseminar.de e sle-plus@agrar.hu-berlin.de

Abertas as inscrições para o XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia

Encontram-se abertas as inscrições para o XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia por meio do site www.sbfito.com.br/cbf2008 e o envio de resumos até o dia 30 de abril.

O Congresso acontece no período de 10 a 14 de agosto de 2008, no Minascentro, em Belo Horizonte/MG.

Organizado pelo Departamento de Fitopatologia, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), o evento é parte integrante das comemorações do Centenário de Fundação da Ufla.

Mais informações:
cbf2008@ufla.br
www.sbfito.com.br/cbf2008

Ufla realiza II Simpósio Sul-Mineiro de Cana-de-Açúcar

Com a expansão nacional da cultura da cana-de-açúcar nos últimos anos, cresce o interesse de todos os envolvidos com a agropecuária e aumenta a necessidade do conhecimento e informações sobre a cana. Diante desta realidade, foi fundado em 2007 por professores e alunos da Ufla, o Núcleo de Estudos em Cana-de-Açúcar – Necana, com o objetivo de fortalecer a divulgação da cultura na região.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) por meio do Núcleo de Estudos em Cana-de-Açúcar (Necana), organiza o II Simpósio Sul-Mineiro de Cana-de-Açúcar para discussões técnicas envolvendo profissionais do setor canavieiro. O simpósio pretende oferecer a oportunidade para atualização em temas atuais, como técnicas de manejo, pesquisa e inovações tecnológicas voltadas à cana-de-açúcar.

A cerimônia de abertura contou com a participação do reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, do pró-reitor adjunto de graduação, João Chrysostomo de Resende Júnior, representando o pró-reitor, Gabriel José de Carvalho, do chefe do Departamento de Agricultura, Samuel Pereira de Carvalho, do coordenador do II Simpósio Luiz Antônio de Bastos Andrade, do diretor do Centro Avançado de Cana-de-Açúcar do Instituto Agronômico, Marcos Guimarães de Andrade Landell, do presidente do Núcleo de Estudos em Cana-de-Açúcar, Rodrigo Consoni e do presidente da Terra Júnior e vice-presidente do Necana Gabriel Pujol de Andrade Landell.

Os palestrantes são pesquisadores e técnicos atuantes em regiões dos estados de São Paulo, Minas Gerais (triângulo mineiro), Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Tocantins e Paraná, em áreas onde ocorre a atual expansão da canavicultura e também, professores especialistas da Ufla.

Na programação do primeiro dia, uma explanação técnica sobre manejo e alternativas para produção e no segundo dia, abordagens sobre inovações tecnológicas, tendências mercadológicas e debate sobre a produção de cana na região do Sul de Minas.

O II Simpósio Sul-Mineiro de Cana-de-Açúcar acontece nos dias 17 e 18 de abril, no Salão de Convenções da Ufla e tem como apoiadores a John Deere, a Metal Lavras, Banco Real, Faepe, Gráfica Novo Horizonte, IAC, Terra Júnior e Centro Acadêmico de Agronomia.

Professor Luiz Lima deixa a presidência do Conselho Deliberativo da Faepe

Em função das inúmeras tarefas ligadas as comemorações do Centenário da Universidade Federal de Lavras e aos projetos especiais da Ufla, o professor Luiz Antônio Lima deixa a presidência do Conselho Deliberativo da Faepe, que a partir de agora será assumida pelo professor Joel Augusto Muniz, também membro do Conselho.

Segundo o professor Luiz Lima ‘nos últimos dois anos a Faepe redirecionou seu foco para o ensino e extensão, ampliou os ambientes virtuais de aprendizagem, expandiu seu centro de treinamento, atualizou seus regimentos, criou procedimentos internos para seu planejamento estratégico, renegociou passivos e inicia agora uma etapa importante cujo objetivo é a internacionalização de alguns de seus cursos para alguns paises africanos e da América Latina’.

Para o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes ‘a colaboração do professor Luiz Lima à frente do Conselho Deliberativo da Faepe contribuiu decisivamente para o alcance de resultados tão positivos na eficiente gestão de nossa Fundação, solidificando ainda mais a parceria Ufla-Faepe e espera continuar contando com a eficiente colaboração, agora com maior dedicação à frente das urgentes e necessárias ações relacionadas aos eventos em comemoração ao centenário de fundação da Ufla, em particular na Gerência de Projetos Especiais’

Novos representantes nos conselhos superiores da Ufla

Realizada em (16/04) na Cantina da Ufla a votação para a escolha dos representantes dos servidores técnico-administrativos e docentes nos Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores.

Foram eleitos para representação no Conselho Universitário os servidores técnico-administrativos: Geraldo Cirilo Ribeiro – DRH, Fábio Costa Lasmar – DCOPI, Antônio Máximo de Carvalho – BC, Tales M. Oliveira Giarola – Cista e Ismene Nicoline – CPPD. Como suplentes Adalberto Ribeiro – DCS e Joel Ferreira Reyner – Proad. Candidatos representando os professores titulares: Antônio Gilberto Bertechini – DZO, Mozart Martins Ferreira – DCS, Nilton Nagib Jorge Chalfun – DAG e Luiz Antônio de Bastos Andrade – DAG. Representando os professores adjuntos: Antônio Chalfun Júnior – DBI e Márcio Machado Ladeira – DZO. Com suplentes: Élberis Pereira Botrel – DAG e Joaquim Quinteiro Uchoa – DCC. Representando os professores assistentes Marco Antônio Gomes Barbosa – DEF.

Foram eleitos para representação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão os servidores técnico-administrativos: Carlos Henrique da Purificação – DRCA e Shirley Michelle de Alcântara – Copese. Como suplentes Maria Dorotéia Braga Paglis – DCOPI e Maria Aparecida de Carvalho – BC.

Foram eleitos para representação no Conselho de Curadores os servidores técnico-administrativos Ney Maurício Bello – DRCA e como suplente Marcelo de Souza Andrade – DQI.

Os membros eleitos farão parte dos Conselhos por um mandato de dois anos, a partir da presente data.