Abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Mercosul

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Marco Antonio Zago, lançou hoje, dia 26/3, em Buenos Aires, a terceira edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Ano 2008, sob a temática do biocombustível.

Marco Antonio Zago representou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. O MCT é um dos patrocinadores do prêmio juntamente com a Petrobras e conta ainda com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Ministério da Educação (MEC), do Movimento Brasil Competitivo (MBC), além do próprio CNPq.

Destinado a jovens pesquisadores do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, o Prêmio Mercosul 2008 contará com trabalhos finalistas em quatro categorias: Iniciação Científica, Jovem Universitário, Jovem Pesquisador e Integração. O objetivo é reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens universitários, pesquisadores e equipes que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul; incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica orientada para os países membros e associados a esse bloco; e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados ao Mercosul, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico.

Os trabalhos podem ser enviados até 04 de agosto de 2008. Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico www.unesco.org.br/premiomercosul. O anúncio dos trabalhos vencedores e os agraciados com menção honrosa (segundos lugares) será divulgado em 22 de setembro deste ano e, em 20 de outubro, deverá ser realizada a cerimônia de premiação do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Ano 2008.

Estudantes poderão financiar 100% do valor de seus cursos

Brasília, 26/3/2008

Mudanças facilitarão o financiamento de cursos superiores no Brasil. No próximo sábado, 29, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciará novas regras para o programa de Financiamento Estudantil (Fies). O pronunciamento está marcado para as 14h, no prédio do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Nova Iguaçu (RJ). As mudanças serão implementadas já no processo seletivo do segundo semestre de 2008.

Com as novas regras, o Fies fica articulado ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de instituições particulares a estudantes de baixa renda. Caso o estudante tenha, por exemplo, uma bolsa parcial do ProUni de 50%, ele poderá financiar os outros 50% da mensalidade com recursos do Fies. A intenção, ao acoplar os dois programas, é estimular as instituições a oferecer mais bolsas do que as exigidas pela lei do ProUni.

O prazo para o pagamento do Fies também aumentou e agora corresponde a duas vezes o período de conclusão da graduação. Cursos de cinco anos, por exemplo, poderão ser pagos em dez. De acordo com o secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, as mudanças trarão tranqüilidade aos alunos. ‘Eles poderão completar seus estudos sem ter que se preocupar com os custos de sua formação, já que o pagamento só começa um semestre depois que o estudante estiver formado’, ressaltou.

A taxa de juros do financiamento também diminuiu, principalmente para as carreiras consideradas prioritárias como as licenciaturas, pedagogia, normal superior e cursos de tecnologia. Nesses casos, a taxa passa de 9% para 3,5% e nos demais cursos os juros caem para 6,5%.

Outra mudança será feita para diminuir um dos maiores entraves ao financiamento. Muitos estudantes de baixa renda tinham dificuldades em encontrar um fiador para conseguir o Fies. Agora, os alunos podem se reunir em uma espécie de cooperativa de crédito, o fiador solidário, e assim garantir que seus cursos sejam pagos com recursos do programa.

Eleições de representantes da pós-graduação nos conselhos superiores da Ufla

O Presidente os Conselhos Superiores da Universidade Federal de Lavras, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias, convoca os alunos de pós-graduação para as eleições de seus representantes nos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão, que serão realizadas da seguinte forma:

I – CONSELHO UNIVERSITÁRIO

a)2(dois) representantes dos cursos de pós-graduação, com mandato de um ano.

II – CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO

a)1 (um) representante dos cursos de pós-graduação, com mandato de um ano.

As eleições serão realizadas por escrutínio secreto, no dia 9 de abril de 2008 (quarta-feira), na sede da APG – Associação de Pós-Graduandos da Ufla, das 7 às 17 horas.

Os candidatos deverão inscrever-se até às 17 horas do dia 7 de abril de 2008, na Secretaria dos Conselhos (Gabinete da Reitoria), onde farão o compromisso expresso de que, caso eleitos, aceitarão a investidura, em conformidade com o previsto no art. 10, IV , do Regimento Geral da Ufla.

Não serão aceitos votos por procuração ou cumulativos.

Juntamente com os membros representantes, serão eleitos suplentes.

A apuração será realizada no mesmo dia, iniciando logo após o encerramento da votação, e será lavrada ata contendo quadro sucinto dos resultados obtidos.