Ufla participa de evento em comemoração ao Dia Mundial da Água

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) participou de evento em comemoração ao Dia Mundial da Água – anualmente comemorado no dia 22 de março.

O evento foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de março, com a seguinte programação: Visitação de uma nascente – área verde do bairro Ouro Verde, em frente a Rodoviária; Blitz educativa em frente a Laveli Veículos; e Exposição de trabalhos pelas entidades locais na Praça Dr. Augusto Silva.

A abertura oficial aconteceu dia 19 e contou com a presença do reitor da Ufla, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, do secretário de Meio Ambiente, Jânio Bragança, Itamar Mazochi, representando a prefeita municipal Jussara Menicucci, o gerente distrital da Copasa, José Marcílio Dias Carvalho, e o presidente do Codema, Luiz Tadeu Damachi, representando a Fundação Pró Defesa Ambiental.

Representando a Ufla participaram alunos dos cursos de ciências biológicas e engenharia florestal e bolsistas do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers – Núcleo PPJ – vinculado ao Departamento de Administração e Economia (DAE).

Governo Federal disponibiliza proposta de remuneração dos docentes de nível superior

O Governo Federal disponibilizou a tabela com a proposta de remuneração dos docentes de nível superior. De acordo com o documento, o vencimento básico dos professores será mantido até fevereiro de 2009, reajustando-se os valores da Gratificação de Estímulo à Docência (GED). Após esta data, a Gratificação de Atividade Executiva (GAE) será incorporada ao vencimento básico.

No início deste ano, o Ministério da Educação informou que as propostas de tabelas apresentadas nos acordos assinados com as entidades sindicais seriam mantidas, tanto as de docentes, quanto as de técnicos-administrativos. Contudo, em função da não aprovação do orçamento de 2008, seria debatida com as entidades a possibilidade de revisão dos prazos e da discussão sobre a carreira dos docentes de 1º e 2º graus.

Inscrições abertas para bolsas da Fundação Ford

Programa concede 40 bolsas de pós-graduação no Brasil ou exterior

Estão abertas as inscrições para a Seleção Brasil 2008 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Programa – IFP). A iniciativa oferece 40 bolsas de mestrado (por até 24 meses) e de doutorado (por até 36 meses) para o aperfeiçoamento acadêmico de líderes em questões relacionadas à justiça e igualdade social. As oportunidades são para cursos no Brasil e no exterior. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 26 de maio de 2008.

A iniciativa é destinada a profissionais com potenciais de liderança em seus campos de atuação que pretendam prosseguir seus estudos superiores para promover o desenvolvimento de seus países. Para participar, é preciso ter o diploma da graduação com comprovado desempenho acadêmico, experiência em trabalhos comunitários ou voluntários e, ainda, ter residência permanente no Brasil.

O Programa é implementado em diversos países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio e na Rússia – locais onde a Fundação Ford atua. No Brasil, a iniciativa, além de estar atenta à igualdade de gênero, destina-se prioritariamente a pessoas negras ou indígenas, originárias das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste do Brasil ou provenientes de famílias de baixa renda e pouca escolaridade.

É vedada a participação de ex-bolsistas do IFP, das pessoas já matriculadas, inscritas ou que cursem o mestrado, dos profissionais que já disponham de doutorado ou que tenham iniciado o curso antes do 2º semestre letivo de 2007.

A bolsa exige dedicação exclusiva aos estudos, dessa forma incompatível com atividade remunerada, Com exceção para atividades acadêmicas relacionadas ao projeto de dissertação ou tese em situações específicas e mediante aprovação prévia.

Além da bolsa de estudos, são oferecidos diversos apoios aos selecionados. Para aqueles que ainda não estão matriculados na pós-graduação, a iniciativa pode oferecer assistência para a inscrição no processo de seleção. E mais, quando necessário, o programa apóia a participação dos bolsistas em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e de aperfeiçoamento para elaboração de projetos. Há auxílios também para a constituição de rede de bolsistas internacionais e de ex-bolsistas.

Processo Seletivo

Os candidatos interessados em participar do IFP 2008 devem acessar o site oficial do programa e fazer o download do Caderno de Instruções da Candidatura 2008, para conhecer todas as regras do processo seletivo. Em seguida, o candidato deve fazer o download do Formulário para Candidatura 2008, preenchê-lo e enviá-lo, em duas cópias, exclusivamente por correio à sede da Fundação Carlos Chagas, no seguinte endereço:

Fundação Carlos Chagas
Programa bolsa
Av. Prof. Francisco Morato, 1565
Jd. Guedala- São Paulo/SP
CEP : 05513-900

Junto com o Formulário de Candidatura devem ser anexados o pré-projeto de dissertação ou tese (com, no máximo, dez laudas), o currículo (no formato que consta no Caderno de Instruções para Candidatura) e o comprovante de atuação em programas, trabalhos ou atividades comunitárias, voluntárias ou militantes. Além disso, é exigido cópias do histórico escolar da graduação, da carteira de identidade, da certidão de nascimento e da declaração do imposto de renda e duas fotos coloridas, em formato de passaporte, datadas e identificadas com o nome do candidato no verso. É preciso enviar, ainda, cartas de recomendação de um professor e de um profissional.

Os candidatos à bolsa de doutorado devem incluir também uma cópia da dissertação de mestrado, duas cópias do diploma ou certificado de conclusão do mestrado, duas cópias do histórico escolar do mestrado, duas cópias da inscrição no doutorado – caso já esteja inscrito – e duas cópias do currículo do orientador – caso já tenha escolhido.

A Fundação Carlos Chagas é a instituição responsável pela coordenação, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. As candidaturas serão avaliadas por uma comissão de seleção brasileira, composta de especialistas dos diversos campos do conhecimento. A comissão nacional fará a indicação para o ingresso do candidato no Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação. A decisão final será tomada pela Secretaria Técnica do Programa, com sede em Nova York, nos Estados Unidos.

Os bolsistas são selecionados com base em seu potencial acadêmico e de liderança e compromisso com a solução de problemas de sua comunidade, grupo social, região ou país. Os selecionados poderão cursar programas de mestrado ou doutorado em qualquer área do conhecimento, desde que relacionada aos interesses e objetivos da Fundação Ford, que visam fortalecer os valores democráticos, reduzir a pobreza e a injustiça, fomentar a cooperação internacional e, ainda, promover o desenvolvimento humano.

Áreas prioritárias

Os pré-projetos devem estar relacionados a um dos campos de atuação da Fundação Ford listados a seguir:

Formação de recursos e desenvolvimento comunitário
– Desenvolvimento comunitário
– Financiamento para o desenvolvimento e segurança econômica
– Qualificação da força de trabalho
– Meio ambiente e desenvolvimento

Conhecimento, criatividade e liberdade:
– Artes e cultura
– Educação e Ensino Superior
– Mídia
– Religião, sociedade e cultura
– Sexualidade e saúde reprodutiva

Paz e justiça social:
– Sociedade civil
– Governo
– Direitos humanos

O programa

No Brasil, são realizadas seleções anuais com início de inscrições todo o mês de março. As seis seleções brasileiras já realizadas concederam em torno de 250 bolsas. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.programabolsa.org.br, pelo e-mail programabolsa@fcc.org.br ou com a Fundação Carlos Chagas pelo telefone 11-3722-4404.

Concurso Garota Expocafé 2008

A Expocafé em parceria com a TV Alterosa – Varginha abre inscrições para o Concurso Garota Expocafé 2008.

Segundo o Regulamento poderão se inscrever garotas entre 18 e 27 anos, independente do seu estado civil, enviando a ficha de inscrição devidamente preenchida, que está à disposição no site www.expocafe.com.br, com duas fotos (uma de corpo inteiro e outra de rosto). A inscrição também poderá ser realizada através do endereço eletrônico garotaexpocafe@yahoo.com.br, mas só serão aceitas as inscrições cujas fotos estiverem anexadas.

O período de inscrição via internet será de 1º de abril a 25 de maio de 2008 e via correio será de 1º de abril a 20 de maio de 2008. As inscrições enviadas via correio, só terão validade se tiverem o carimbo dos Correios com data até 20 de maio de 2008.

O concurso acontecerá no dia 19 de junho de 2008, durante o Expocafé 2008, na Fazenda da Epamig, na cidade de Três Pontas, MG.

Para cada garota participante, os jurados darão uma nota, em uma escala de 0 a 10, nos quesitos simpatia, beleza, desenvoltura e carisma. As duas garotas que obtiverem as maiores pontuações, imediatamente subseqüentes à primeira colocada, também serão premiadas.

O concurso será divulgado durante a programação semanal da TV Alterosa, outdoor e panfletos. Durante o período de inscrição, serão selecionadas duas garotas por semana e, aos domingos, no programa Café com TV, os nomes e as fotos das selecionadas serão divulgadas.

A 11ª Expocafé acontece nos dias 18 a 20 de junho de 2008, na fazenda da Epamig, em Três Pontas/MG

Mais informações: garotaexpocafe@yahoo.com.br – www.expocafe.com.br

Universidades alemãs ao seu alcance

Quem pensa em estudar ou pesquisar na Alemanha vai ter, de 29 de março a 4 de abril, em São Paulo e no sul do Brasil, uma grande oportunidade para se informar diretamente com instituições alemãs de ensino superior (IES), de pesquisa e outras.

A ocasião será igualmente excelente para pesquisadores e coordenadores de cursos das IES brasileiras interessados em cooperações com instituições alemãs.

Neste período, uma delegação de representantes de IES e outras instituições alemãs, organizada pelo DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, irá visitar São Paulo, Caxias do Sul, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
Em cada cidade, haverá uma feira com estandes informativos e palestras, tendo uma instituição local como anfitriã. Serão elas: Goethe-Institut São Paulo, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Paraná (UFPR) e de Santa Catarina (UFSC).

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com mais de 55 mil estudantes, docentes e pesquisadores, alemães e estrangeiros, fomentados anualmente.

Expositores
•TU 9 (associação de nove universidades técnicas: Munique*, Dresden, Aachen*, Berlin, Braunschweig, Darmstadt, Hannover, Karlsruhe* e Stuttgart),
* TU Munique, RWTH Aachen e TH Karlsruhe possuem o status de “Universidades de Excelência”, obtido através do concurso promovido pela Iniciativa pela Excelência, que selecionou em 2006 e 2007 as melhores concepções para desenvolver pesquisa universitária, oferecendo generoso reforço orçamentário durante dez anos.

•Centro de Pesquisa de Jülich** (exceto em Caxias do Sul),
** Esteve no noticiário mundial no fim de 2007 devido ao Prêmio Nobel de Física a seu cientista Peter Grünberg. Em fevereiro de 2008, o FZ Jülich passou a ter operação o mais rápido computador civil do mundo.

•Universidade de Colônia (a maior da Alemanha),
•Universidade de Kaiserslautern,
•Universidade de Leipzig,
•Universidade de Stuttgart,
•Universidade de Ciências Aplicadas (Hochschule) de Furtwangen,
•Baden-Württemberg International (bw-i, agência que representa no exterior as universidades do estado alemão de Baden-Württemberg),
•FaDaF (associação de alemão como língua estrangeira),
•DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico,
•Goethe-Institut (exceto em Florianópolis)
•Consulado Geral da Alemanha (somente São Paulo e Curitiba),
•CampusFrance (convidada especial),
•bem como as universidades anfitriãs em suas cidades.

Em São Paulo, o evento também contará com estandes da Deutsche Welle, Senator Turismo, Associação Paulista de Professores de Alemão (APPA) e livraria Buchladen.

Nova ação do CNPq vai investir R$ 36 milhões em jovens doutores

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) abre inscrições para o novo programa de apoio a centros liderados por jovens pesquisadores. O edital, que terá recursos da ordem de R$ 36 milhões, foi lançado nesta sexta-feira (14/03) e visa financiar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação de pesquisadores que estão iniciando a carreira científica de todas as áreas do conhecimento.

O novo programa faz parte das ações que o CNPq planeja desenvolver neste ano em consonância com o Plano de Aceleração do Crescimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (PAC de C,T&I 2007-2010). “O comprometimento do CNPq com o PAC terá também o relevante papel de investir na formação de recursos humanos, na expansão de bolsas, na ênfase nas ciências experimentais e áreas tecnológicas, em reforçar os sistemas de C&T regionais e incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico”, ressalta o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago.

Com o objetivo principal de dar continuidade ao processo de expansão e consolidação de competências nacionais e ao avanço do conhecimento científico e tecnológico, o edital irá apoiar projetos de pesquisadores doutores formados a partir do ano 2000. As propostas devem visar o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, ou a instalação de infra-estrutura para o desenvolvimento destas pesquisas. “Além de apoiar projetos de pesquisa fundamental e tecnológica, experimental ou teórica, este edital permitirá fomentar também a inovação, mediante o apoio a projetos de desenvolvimento de novos produtos e processos”, disse Zago.

30% para NO, NE e CO

Dos recursos globais disponíveis para o edital, R$ 30 milhões são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Para reforçar os sistemas de C&T regionais, será destinada uma parcela mínima de 30% do recursos totais para apoiar projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

Os pesquisadores interessados em apresentar seus projetos deverão enquadrá-los em uma das duas categorias disponíveis no edital. A Faixa A receberá projetos em áreas de ciências experimentais, com valor máximo de R$ 500 mil, e a Faixa B receberá propostas que atenderão prioritariamente às áreas não-experimentais, como matemática, física teórica, humanidades e ciências sociais aplicadas, entre outras, no valor máximo de R$ 120 mil.

As propostas podem ser encaminhadas para o CNPq por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível no endereço http://efomento.cnpq.br/efomento, a partir do dia 20 de março. Os projetos serão aceitos até as 18 horas do dia 16 de maio, no horário de Brasília. Os resultados estão previstos para a segunda quinzena de julho e as contratações deverão iniciar no mês de agosto.

Confira o Edital na íntegra: www.cnpq.br/editais/ct/2008/006.htm