Eleições para representantes nos conselhos superiores da Ufla

Os presidentes dos Conselhos Superiores da Universidade Federal de Lavras (Ufla), convocam os servidores técnico-administrativos e docentes para as eleições dos representantes nos Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores.

CONSELHO UNIVERSITÁRIO (*)

5 (cinco) representantes dos servidores técnico-administrativos;
4 (quatro) representantes dos professores titulares;
2 (dois) representantes dos professores adjuntos;
1 (um) representante dos professores assistentes;
1 (um) representante dos professores auxiliares

CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO

2 (dois) representantes dos servidores técnico-administrativos.

CONSELHO DE CURADORES

1 (um) representante dos servidores técnico-administrativos.

As eleições serão realizadas por escrutínio secreto, no dia 16 de abril de 2008 (quarta-feira), na sala dos Conselhos, das 8 às 16 horas.

Os candidatos deverão inscrever-se até as 16 horas do dia 14 de abril de 2008 (segunda-feira), na Secretaria dos Conselhos (Gabinete da Reitoria), onde farão o compromisso expresso de que, caso eleitos, aceitarão a investidura, em conformidade com o previsto no art. 10, IV , do Regimento Geral da Ufla.

* Considerando que a Carreira do Magistério Superior passou a ser composta por cinco classes, com a inclusão da Classe de Professor Associado (art. 4º da Lei nº 11.344/2006), tão logo o Ministério da Educação aprovar a alteração do inciso V do art. 7º do Estatuto da Universidade, será lançado novo edital de convocação de eleições para composição do Conselho Universitário, em conformidade com a proporcionalidade a ser fixada pelo mesmo.

MEC suspende bolsas de doutorado pleno no exterior

Capes quer priorizar modalidade ´sanduíche´, feita em parte no próprio país.

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a concessão de novas bolsas de doutorado pleno no exterior, à exceção dos Estados Unidos. A decisão foi tomada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que planeja reestruturar o programa de bolsas.

A Capes quer dar ênfase a outra modalidade de pós-graduação no exterior, o chamado doutorado sanduíche, em que apenas parte do curso é feita em universidades estrangeiras. Atualmente, a Capes tem 632 bolsistas de doutorado pleno no exterior.

O edital para bolsistas plenos deveria ter sido lançado até outubro de 2007, o que não ocorreu.Quem busca informações na Internet (www.capes.gov.br ) só encontra a opção de auxílio para estudar nos Estados Unidos.

“As inscrições para bolsas de doutorado pleno nos demais países estão suspensas em 2008. O programa será reestruturado e aperfeiçoado, de acordo com as diretrizes da recémcriada Diretoria de Relações Internacionais da Capes”, diz o texto.

Capes quer conter evasão de doutores Um doutorado no exterior dura quatro anos. Na modalidade plena, o curso inteiro é feito na universidade estrangeira, incluindo a defesa da tese.

No doutorado do tipo sanduíche, o bolsista começa e termina o curso no Brasil. A duração é a mesma — quatro anos. No meio do curso, o estudante passa entre 12 e 18 meses no exterior. Mas o doutorado sanduíche é mais eficiente. Os alunos não perdem o contato com o Brasil. Eles vão inseridos numa linha de pesquisa e o título de doutor é emitido aqui.

Ufla participa de treinamento em tecnologia de aplicação

No período de 12 a 14 de março, a Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio Departamento de Engenharia e coordenado pelo professor Wellington Carvalho, ministrou cursos e dias de campo sobre tecnologia de aplicação nas cidades de Capão Bonito e Itapetininga/SP.

Na oportunidade onde foram discutidos aspectos voltados a correta pulverização dos agroquímicos com destaque nas culturas de feijão, milho, soja e cana-de-açucar. Entre os temas, um dos destaques foi como avaliar a qualidade de aplicação em campo, quando foram realizados vôos demonstrativos e analisados as distribuições diretamente sobre as culturas, com o uso de nova técnica de identificação empregando um marcador (pigmento Levanox RU) desenvolvido pela Empresa Lanxess.

Atualização técnica e reciclagem dos operadores em aviação agrícola

Com o objetivo de discutir propostas que permitam a reativação das áreas formação profissional, de pesquisas e de tecnologia em aplicação por via aérea, do extinto Centro Nacional de Engenharia Agrícola (Cenea), órgão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), localizada na Cidade de Iperó/SP participaram no dia 13 de março, representantes do Ministério da Aeronáutica (Anac), Mapa, do Sindicato das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Unesp, Prefeitura Municipal de Botucatu e representando a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o presidente da ABCAgr (Associação Brasileira de Ciência Aeroagrícola), Wellington Carvalho. Dentre as deliberações ficaram definidas ações para que em breve possam ser realizados cursos de atualização técnica e reciclagem dos operadores em aviação agrícola.

Lula diz que sistema educacional passa por “pequena revolução”

Brasília – Os programas governamentais destinados a aumentar o número de universitários no Brasil são responsáveis por uma “pequena revolução” no sistema educacional, disse hoje (17) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele destacou, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, os programas de concessão de bolsas de estudo e de reestruturação das universidades federais.

“Na verdade, o que nós queremos com isso é ampliar o acesso à educação superior. O que é importante é que nós vamos, a partir deste ano, colocar aproximadamente 100 mil novos alunos nas universidades federais, seja nos cursos noturnos, ou seja pelo fato de aumentar o número de alunos por professores de 12 para 18”, disse Lula, em referência ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O presidente citou ainda o Programa Universidade para Todos (ProUni) como instrumento para facilitar o ingresso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.

‘Este ano, possivelmente tenhamos 60 mil alunos do ProUni formados. Ou seja, o que dá uma dimensão extraordinária do que foi o alcance de jovens da periferia chegando à universidade. O programa hoje atende a aproximadamente 310 mil estudantes e no processo seletivo deste ano foram pré-selecionados mais 100 mil estudantes para o Prouni”.

O ensino de base foi outro tema do programa. Lula garantiu que o novo Plano Diretor de Educação (PDE) vai priorizar os estudantes mais jovens.

“Nós não podemos esquecer que no ano passado nós lançamos o Plano de Desenvolvimento da Educação – o PDE. Esse plano estabeleceu 40 ações que vão desde a construção de creches até as bolsas de pós-doutorado. Mas a ênfase do programa é a qualidade da educação básica”, disse.

Outro aspecto ressaltado por Lula foi o incremento das escolas técnicas. Segundo ele, em dois anos o número de alunos nessas instituições vai saltar de 160 mil para mais de 500 mil.