Prof. José Oswaldo é membro do Comitê de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do CNPq/MCT

O Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), tem novo Comitê de Acompanhamento e Avaliação. A portaria nomeando os integrantes foi publicada no Diário Oficial da União, em 7/3, com mandato de quatro anos.

Permanece como coordenador o pesquisador Jorge Elias Kalil Filho. O Comitê contará, também, com Fernando Ferreira Costa, como coordenador substituto; José Oswaldo Siqueira, representando o CNPq – do Departamento de Ciência dos Solos da Universidade Federal de Lavras (Ufla)- Ricardo Gattass, a Finep; Emídio Cantídio de Oliveira Filho, a Capes; Adalberto Fazzio representa a área de Ciências Exatas e da Terra; Wanderley de Souza, a área de Ciências da Vida/Saúde; Evaldo Vilela, a área de Ciência da Vida/Agropecuária; Carlos Lessa, a área de Ciências Humanas e Sociais; Antonio Carlos Barreto, a área de Tecnologia.

Programa

Criado em 1995, o PRONEX é um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico a grupos de alta competência, que tenham liderança e papel nucleador no setor de sua atuação.

Com o objetivo de descentralizar a produção do conhecimento nacional, em 2003, o CNPq firmou parcerias com entidades estaduais responsáveis pela área de Ciência e Tecnologia (Fundações de Amparo à Pesquisa ou Secretarias de Estado). Foram assinados convênios de cooperação com previsão de recursos financeiros do CNPq e das fundações para o programa.

Programa Bolsa de Extensão divulga projetos selecionados

“Ação interventiva em pecuária leiteira nos municípios de Itumirim e Ingaí, MG” – João Bosco Barreto Filho (DMV).

“Agrofloresta permacultural na escola: uma experiência de educação ambiental na Escola Estadual Cerrado do Rosário” – Arnaldo Pereira Vieira (DAE).

“Assistência zootécnica a produtores de leite em economia familiar visando à criação de bezerros na região de Lavras, MG” – Marcos Aurélio Lopes (DMV).

“Capacidade de uso das terras da microbacia do Ribeirão Capituvas em Área de Proteção Ambiental de Coqueiral, MG” – Geraldo César de Oliveira (DCS).

“Capacitação de jovens portadores de necessidades especiais para atuação em centros de equoterapia” – Jackson Antonio Barbosa (DEG).

“Diagnóstico e controle das doenças de bezerros em sistemas de produção de bovinos de leite da região de Lavras , MG” – Adriana de Souza Coutinho (DMV).

“Duas ações de extensão universitária: produzindo materiais para divulgação de resultados” – Cláudia Maria Ribeiro (DED).

“Escola de Esportes Ufla – iniciação aos jogos esportivos coletivos e escola de iniciação esportiva” – Alessandro Teodoro Bruzzi e Marcelo de Castro Teixeira (DEF).

“Extensão rural à distância: a Ufla responde” – Elias Rodrigues de Oliveira (DAE).

“Formação em pré-cooperativista para agricultores assentados em uma área de reforma agrária do Sul de Minas para a constituição de uma cooperativa popular” – José Roberto Pereira (DAE).

“Implantação da brigada de incêndios na Universidade Federal de Lavras” – José Aldo Alves Pereira (DCF)

“Implantação do controle estratégico do carrapato dos bovinos (Boophilus microplus) em pequenas propriedades de leite da comunidade da Cachoeirinha em Lavras, MG” – Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha (DMV).

“Integração de espaços educativos na promoção da Educação Científica, democratização e popularização da Ciência e Tecnologia” – Bruno Andrade Pinto Monteiro (DQI).

“Levantamento da condição sócio-cultural-econômica e percepção ambiental dos moradores da APA – Coqueiral, MG – Fase II” – Vicente Gualberto (DCS).

“Metodologias participativas no Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial” – Maria de Lourdes Souza Oliveira (DAE).

“O estado da prática profissional de engenharia de software na cidade de Lavras, MG e implementação do portal do Profissional visando a capacitação na modalidade Ensino a Distância” – André Luiz Zambalde (DCC).

“Penalidades no meio ambiental florestal por agressões à natureza” – José Luiz Pereira de Rezende (DCF)

“Percepção, resgate e sistematização dos saberes populares em Luminárias, MG” – Daniel Melo de Castro (DBI).

“Programa de educação ambiental no município de Lavras, MG pela reciclagem de óleos e gorduras residuais” – Antonio Carlos Fraga (DAG).

“Qualidade higiênico-sanitária de alimentos oferecidos em escolas públicas no município de Lavras” – Luis Roberto Batista (DCA)

“Recuperação de material de divulgação, montagem de um book e acompanhamento de todos os trabalhos de divulgação da Expocafe” – Nilson Salvador (DEG).

“Semeando competência gerencial em micro e pequenas empresas e colhendo emprego, renda e inclusão social” – Cleber Carvalho de Castro (DAE).

“Uflaleite – grupo de apoio à pecuária leiteira” – João Chrysóstomo Resende Jr. (DMV).

Foram disponibilizadas 29 (vinte e nove) vagas para bolsistas de extensão, porém 23 (vinte e três) projetos foram contemplados. Em função disso, A Pró-Reitoria de Extensão estará divulgando nos próximos dias novo Edital para seleção das 6 (seis) vagas ainda disponíveis.

Os orientadores dos projetos indeferidos receberão ainda está semana, um memorando informando as razões do indeferimento para que aqueles que quiserem concorrer ao novo Edital possam fazer as devidas modificações sugeridas pela comissão.

Inscrições abertas para Monitores na Expocafe 2008

A Secretaria da Expocafé informa que encontram-se abertas no período de 10 a 31 de março, as inscrições para monitores da Expocafe 2008, que irão auxiliar os organizadores da Expocafé nas diversas atividades do evento.

As inscrições poderão ser realizadas na secretaria da Expocafe, no campus da UFLA, entre 7 e 17 horas.

O resultado da seleção será divulgado no dia 8 de abril na Secretaria da Expocafe pelo site www.expocafe.com.br.

Mais informações, ligue para (35) 3829 1674, 3829 1466 ou envie um e-mail para expocafe@ufla.br

11ª Expocafe
18 a 20 de junho de 2008
www.expocafe.com.br

Senado aprova criação da TV pública

Uma sessão marcada por tumultos e que durou mais de oito horas viabilizou a desobstrução da pauta do Senado, com a votação de três medidas provisórias, entre elas a que cria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em votação simbólica, o Senado Federal aprovou a criação da TV pública.

O processo de votação só não varou a madrugada por conta de uma manobra do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), que recomendou à base aliada que rejeitasse a Medida Provisória (MP) 397, que estende ao trabalhador rural autônomo enquadrado como contribuinte individual o prazo de dois anos para requerer aposentadoria por idade no valor de um salário mínimo, por já existir, na Câmara proposta semelhante.

Os parlamentares do PSDB e do Democratas, em reação à iniciativa do líder do governo, se retiraram do plenário.

Os líderes Arthur Virgílio Neto e José Agripino Maia, do PSDB e DEM respectivamente, prometem dificultar as próximas votações na Casa obstruindo, a partir de hoje, a votação do orçamento e pedindo vistas de todos os projetos de iniciativa do Executivo que estão nas comissões temáticas, inclusive indicações de diplomatas para servir no exterior e diretores de agências reguladoras.

‘Nunca mais haverá um acordo nesta Casa. Amanhã não passa nada nas comissões, vamos pedir vistas de tudo. O comportamento será assim, inclusive no orçamento. A partir de amanhã o Senado vai viver uma situação de confronto entre governo e oposição’, anunciou o líder tucano.

A queda de braço entre governistas e oposição no processo de discussão e votação das medidas provisórias foi marcada pela iniciativa dos governistas de tentar acelerar o processo de apreciação das matérias. Por outro lado, a oposição fez uso de discursos seguidos, apartes e questões de ordem, além da obstrução, para protelar as votações.

A estratégia dos oposicionistas acarretou em mais de seis horas de discussões para que se concluísse o processo de votação da Medida Provisória 396/07 que autoriza a União a troca antecipada de certificados financeiros do Tesouro Nacional por recursos dos fundos de previdência estaduais. Ela também autoriza a ampliação das atividades de mercado para a Eletrobrás.

Em seguida, Romero Jucá, relator da MP 397, informou que a medida em análise era fruto da revogação da MP 385/07. Segundo ele, proposta idêntica foi aprovada pela Câmara o que retira o preceito constitucional de urgência e que justificaria a sua derrubada.

Ainda durante as discussões em torno da MP 396, o líder do governo avisou a oposição que a base governista não ‘abaixaria a cabeça’ à oposição. ‘A oposição não dobrará a base do governo. Não é intenção baixar a cabeça para a oposição’, afirmou o Romero Jucá.

Com a decisão do DEM e do PSDB de abandonar o plenário, as votações transcorreram de forma rápida viabilizando a apreciação de duas matérias: a MP 397 e a TV pública. ‘Isso foi o troco da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira)’, afirmou o líder do PTB, Epitácio Cafeteira (MA), comentando a iniciativa do líder Romero Jucá que derrubou a estratégia da oposição em protelar ao máximo a votação.