Primeira dissertação de mestrado em Ciência e Tecnologia da Madeira defendida na Ufla

O mestrando José Benedito Guimarães Júnior defendeu seu trabalho sobre ‘Painéis produzidos com madeira de Eucalyptus: Estudo de caso de espécies e procedências’, no Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia da Madeira, área de concentração em Processamento e utilização da madeira, pela Universidade Federal de Lavras.

Para José Benedito “esse trabalho objetivou a avaliação de quinze procedências advindas de espécies de Eucalyptus cloeziana, Eucalyptus grandis e Eucalyptus saligna; na confecção de painéis compensados multilaminados e aglomerados convencionais. Foram mensuradas inicialmente a densidade básica e composição química das árvores. Comfeccionou-se seis paineis por modalidade de chapa para cada procedências. Utilizou nos laminados resina Fenol-Formaldeído com gramatura de 320g/m² com ciclo de prensagem de 15kgf/cm², 150ºC por 10 minutos. Nos particulados fez-se uso de Uréia-formaldeído com 8% peso do painel e ciclo de prensagem de 40kgf/cm², 160ºC por 8 minutos. Concluiu-se ser viável a manufatura de ambos os paineis a partir do material genético estudado. Nos compensados, os testes físicos mostraram valores dentro daqueles obtidos em literatura. Para os testes mecânicos, no que se refere MOR paralelo, apenas algumas procedências conseguiram atingir as exigências da norma; enquanto no teste comparativo entre tensão de cisalhamento e falha na madeira, as procedências 10634, 48 e 9753 não satisfizeram os valores estabelecidos. Nos aglomerados observou-se perdas de densidade em todos os painéis. Os testes físicos ficaram abaixo dos encontrados em literatura. Os testes mecânicos de MOE e ligação interna se mostraram abaixo daqueles valores mínimos”

A banca examinadora foi composta por: Lourival Marin Mendes (orientador), Angélica de Cássia Oliveira Carneiro, Setsuo Iwakiri, Fábio Akira Mori e Paulo Fernando Trugilho (suplente).

A defesa aconteceu no Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais, no dia 27 de fevereiro.

Ufla realiza semana de calouros

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), recepcionou entre os dias 27 e 29 de fevereiro os calouros do primeiro semestre de 2008 dos cursos diurnos e noturnos. As atividades previstas na programação aconteceram no Ginásio Poliesportivo, Salão de Convenções e Salão de Exposições.

Na solenidade de abertura unificada para os cursos diurnos e noturnos estiveram presentes o acadêmico Nestor Vicente Soares Netto – presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Comunitários e Culturais (PRAECC) Nadiel Massahud, o pró-reitor adjunto de Graduação (PRG) João Chrysostomo de Resende Júnior, o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, e também, os coordenadores de cursos de graduação.
Os novos estudantes que participaram durante os três dias de programação foram recepcionados com palestras educativas, abordando os temas: “Entrei na Faculdade e Agora?”, “Os direitos sexuais reprodutivos” e “Seus direitos e deveres na Ufla”. Além disso, foram apresentados à representação acadêmica na Ufla que organizou oficinas culturais e técnicas objetivando a integração dos calouros à vida universitária. A Pró-Reitoria de Graduação disponibilizou tendas onde era possível conhecer os órgãos e setores da Universidade Federal de Lavras bem como as atividades desempenhadas por cada um. Merece destaque a “Ação Cidadania” que envolveu a 1ª calourada de 2008 com a coleta e distribuição de alimentos. A semana de calouros do primeiro semestre de 2008 teve como objetivo apresentar a estrutura administrativa da universidade, a representação estudantil dentro da UFLA, dicas de segurança, orientação para o uso da biblioteca, bem como o uso dos demais espaços da Ufla. Os estudantes e pais foram alertados que o trote é proibido na Universidade Federal de Lavras e todos receberam cópia da Resolução CUNI Nº 004 de 30/01/08, que proíbe esta prática. As penalidades previstas nesta Resolução vão desde a advertência até a suspensão ou mesmo o desligamento da Universidade e estão sujeitos a elas tanto aqueles que aplicarem o trote como os que receberem e permanecerem no campus trajando vestimentas e adereços alusivos a esta prática. As denúncias podem ser feitas pelo DISK-TROTE da UFLA: 3829-1154 ou pelo ramal interno 333.

Inovação
Após a solenidade de abertura, os calouros foram recepcionados com um jantar no Restaurante Universitário enquanto pais e familiares participaram de uma reunião promovida pela Reitoria. Os pais foram alertados sobre a necessidade de acompanhamento dos filhos, principalmente na fase inicial de adaptação à nova vida na Universidade, não apenas quanto aos aspectos relacionados ao desempenho acadêmico dos mesmos, mas também aos riscos da moradia em repúblicas, em alojamentos e ainda do envolvimento com bebidas alcoólicas e com drogas. A psicóloga Elizabeth Belo coordenou os trabalhos e apresentou uma palestra aos pais dos calouros e aos dirigentes da UFLA.

Ufla recebe combustível para aviação

A Air BP Brasil Ltda, tradicional fornecedor de combustíveis para Aviação para o mercado brasileiro fez uma doação de combustíveis à Universidade Federal de Lavras (Ufla). O apoio será fundamental para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisas, e os resultados desta parceria beneficiará toda a comunidade aeroagrícola.

De acordo com o coordenador da área de Tecnologia de Aplicação da Ufla, professor Wellington Carvalho, “agora deverá ser possível intensificar a realização de vôos de demonstração de pulverização aos acadêmicos, difundindo novas tecnologias aos futuros profissionais. A iniciativa teve também o apoio da empresa Gaivota Aviação Agrícola, sediada no Estado do PR. As aeronaves da Ufla são operadas e hangaradas através do acordo de cooperação com o Aeroclube de Lavras (ACL)”.

MEC realiza 2º Seminário do Reuni

O 2º seminário do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), realizado pelo Ministério da Educação, vai reunir nos dias 6 e 7 de março, no Hotel Grand Bittar, em Brasília, representantes das 53 universidades federais participantes do programa.

Durante o encontro serão apresentadas orientações gerais sobre os procedimentos relativos à execução das obras, licitações e recursos humanos previstos nos planos já aprovados.

Cada instituição pode inscrever até quatro participantes sendo eles dirigentes e representantes responsáveis pelas áreas pertinentes à temática do evento, além do interlocutor institucional para os assuntos do Reuni.

As inscrições devem ser feitas até o próximo sábado, 1º de março, na página eletrônica da Secretaria de Educação Superior.

Reuni – Instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, o Reuni é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e tem como objetivo proporcionar às universidades federais condições necessárias para ampliação do acesso e permanência na educação superior. A meta é atingir pelo menos 30% dos jovens na faixa etária de 18 a 24 anos até o final da década.