Ufla realiza formatura do Programa SEMEAR

A Universidade Federal de Lavras realizou, em 31/1, a solenidade de entrega dos certificados aos concluintes dos cursos de Eletricista Básico, Manejo Sanitário e Princípios de Enfermagem para Eqüinos, Princípios de Jardinagem, Sanidade Básica na Bovinocultura Leiteira, Introdução à Microinformática e Capacitação para Mestre de Obras do Programa SEMEAR.

Para compor a mesa de honra, foram convidados, o reitor professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o Pró-reitor de Extensão, professor Rubens José Guimarães, a prefeita de Lavras, Sra. Jussara Menicucci, a prefeita de Bom sucesso, Sra. Cláudia do Carmo Martins de Barros e o coordenador do Programa SEMEAR, professor Silvério José Coelho.

O Programa de Qualificação Profissional “Semear” é constituído por cursos de qualificação profissional ministrados por alunos de graduação, sob a orientação de servidores da Ufla, qualificando gratuitamente mão-de-obra profissional, com a estrutura existente na Instituição, e parcerias, em atendimento aos anseios da sociedade relativos à capacitação profissional, reabilitação, inclusão social e, oportunidades de entra da no mercado de trabalho. Foi criado pelo Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, sendo coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão. Os formandos desta edição são do Município de Lavras e de Bom Sucesso.

Concluintes

Curso: Eletricista Básico
Instrutores: José Osvaldo de Araújo Junior e Felipe Monteiro Silva

Lavras
Alexandre Pereira Norberto, André Luiz de Oliveira Augusto, Angeus Naves Rodrigues, Edílson Marcelino Silva, Ednalva Augusta da Silva, Frederico Lúcio de Souza, Guilherme Antonio Correa Costa, Jonosich Fernandes Lopes Filho Lucilene Fernandes Silva, Luiz Carlos Caetano, Matheus Coelho Pinto, Nilton Alexandre da Silva, Rodrigo da Silva Ribeiro, Rodrigo Lino Domingos, Ronnie Lino Domingos

Bom Sucesso
Anderson Rogério de Jesus Silva, Chaiany Cristina Almei da Santos, Julio Marcio Aparecido Santos Freitas, Maílson Antonio de Oliveira Brito, Maira Apareci da da Silva, Marcus Vinicius Morais Nangino, Marcus Vinicius Tavares Souza, Maria José da Silva, Nathália Martins Andrade, Platini Boanerges, Rogério Aparecido Dos Santos Paula, Romulo Flores Santiago

Curso: Manejo Sanitário e Princípios de Enfermagem para Eqüinos
Instrutor: Davi Ariel Bertoldo Carneiro

Lavras
Ana Maria Dos Santos Castro, Maria do Carmo Paranhos Estevan, Rafaela Alves Elias, Raquel Alves Elias

Curso: Princípios de Jardinagem
Instrutor: Luiz Fernando Siqueira Mascarenhas

Lavras
Dayse Barbosa Cayô, João Batista Vilas Boas, José Maria do Carmo Pimenta, José Moisés Ribeiro, Murilo da Silva, Raimundo Paulo Campos

Curso: Introdução à Microinformática
Instrutora: Stella Fonseca Amâncio

Lavras
Alice Magalhães Luz Moreira, Eliana Oliveira de Castro, Fábio Vitor Teixeira
Maria Benedita de Paula Eva, Maria Ionice da Silva, Marlene Afonso de Souza
Paulo Márcio Carvalho

Bom Sucesso
Alessandro Rodrigues, Apareci da Nogueira Andrade, Fabiano Carvalho da Silva, Fabiano Santos de Morais, Geovane Bastos Azevedo, Gizleni Apareci da Almeida
Lígia Morton, Lucimara Das Graças Custódio, Maspole Antonio de Castro, Matheus Rodrigues França, Nilson Pereira Barbosa, Thaís Martins Mendes

Curso: Capacitação para Mestre de Obras
Instrutor: Diogo Reis Vilela Bretas Moreira

Lavras
Eleandro de Jesus Borges, Everton Ferreira, Pedro José Cordeiro, Tarlei Divino do Nascimento

Curso: Sanidade Básica na Bovinocultura Leiteira
Instrutora: Enne Aiala Rodrigues

Bom Sucesso
Aline Monteiro Roquin, Antonio Manoel Correa, Carlos Henrique Tavares de Souza, Fabio Antonio Furtunato, Gauziona Das Dores Santos, Geraldo Sobrinho Dos Santos, Gerson Dorval Dos Santos, Késsia Juamara Pereira Marques

Ufla presente no Projeto Rondon 2008

Entre os dias 11 e 28 de janeiro, duas equipes da Universidade Federal de Lavras (Ufla) participaram pela quarta vez consecutiva do Projeto Rondon, nas cidades de Boa Hora (PI) e Oeiras do Pará (PA). Este ano, a operação foi denominada de ‘Grão-Pará’, nome alusivo à região.

O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu-MEC). Envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproxima-los da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes.

Sob a coordenação dos professores Carlos Eduardo da Silva Volpato (DEG), Marco Antônio Gomes Barbosa (DEF) e Ila Maria Silva de Souza (DED), também participaram os seguintes estudantes de graduação: Cleiton Lourenço de Oliveira; Emily Darc A. dos Santos; Jaqueline Diniz da Silva; Letícia Fernandes de Oliveira; Mario Jefferson Pereira da Silva Vinicius Augusto Moraes, Eva Costa de Barros; Flávia Petta Marques Gomes; Geraldo de Carvalho Neto; Íon Araújo Sant’anna; Maristela Benigna Vilas Boas; Michele de Oliveira Coutinho e Ramom Rachide Nunes, que se dividiram nas duas cidades.

As atividades coordenadas pela equipe da Ufla, estavam relacionadas com os seguintes temas: Desenvolvimento local sustentável (incentivar o cooperativismo e o associativismo para a geração de renda; capacitar produtores locais; disseminar soluções auto-sustentáveis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida das comunidades e capacitar mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços) e Gestão pública (capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos; aperfeiçoar servidores municipais em assuntos de informática; capacitar servidores municipais na elaboração e gestão do Plano Diretor do município e elaborar propostas ou projetos para atender a infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e meio ambiente).

De acordo com o professor Carlos Eduardo Volpato que coordenou as atividades na Cidade de Boa Hora (PI), o trabalho e a equipe foram muito bem aceitos pela população e pelas autoridades das duas cidades envolvidas. “Nós fomos muito bem recebidos nos municípios e lá deixamos a nossa marca. Muito trabalho foi realizado e ao final tivemos o reconhecimento da população e das autoridades locais: O prefeito de Boa Hora solicitou o possível retorna da equipe em Julho” comenta.

Essa foi a quarta participação seguida da UFLA no Projeto Rondon desde sua reativação: Em 2005, a Ufla esteve em Tabatinga (AM), 2006 em Caracaraí (RR), 2007 em Bom Jesus do Tocantins (PA).

O Projeto empenha-se em desenvolver a formação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania, como também, a formação de educadores do ensino fundamental para a prática de leitura.

A produção de textos, atendimento a portadores de necessidades educativas especiais e a organização de implantação de atividades comunitárias solidárias também são destaques no Projeto. Os voluntários preocupam-se, ainda, em orientar o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como, colaborar na elaboração de projetos que atendam à infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente.

A professora Ila Maria Silva de Souza (DED), que coordenou as atividades em Oeiras do Pará, avalia como de fundamental importância a participação da Ufla no Projeto, fato que ocasionou a troca de experiências e de vivências durante todo o trabalho e permanência na região. ‘A nossa participação nesta Operação Grão-Pará 2008 do Projeto Rondon foi uma ocasião ímpar de compartilharmos nossos saberes e de aprendermos também com os saberes da comunidade de Oeiras do Pará. Foram dias de muito trabalho e de muita partilha onde a solidariedade e a fraternidade estiveram presentes durante toda nossa estadia nesta comunidade’ argumenta.

Histórico

A idéia de levar a juventude universitária ao conhecimento de outras realidades brasileiras e de propiciar oportunidade de contribuição para o desenvolvimento social e econômico do País surgiu em 1966, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, durante a realização de um trabalho de sociologia intitulado ‘O Militar e a Sociedade Brasileira’. O sonho esboçado nos bancos escolares iria se concretizar no ano seguinte, no dia 11 de julho de 1967, quando trinta estudantes e dois professores, entusiasmados com a nova idéia, partiram do Rio de Janeiro para o Território de Rondônia, a bordo de uma aeronave C-47 cedida pelo então Ministério do Interior.

Esta atividade foi denominada ‘Operação Zero’, como ficou conhecida a primeira operação do Projeto Rondon, que objetivava levar os estudantes a tomar contato com o interior da Amazônia, “sentir o Brasil” e trabalhar em benefício das comunidades carentes daquela região. A equipe permaneceu na área por 28 dias, realizando trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica.

O retorno foi marcado com sucesso: manchetes nos jornais e entrevistas dos participantes que voltaram com o slogan INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR . Os universitários sugeriram, também, o nome para a iniciativa “Projeto Rondon” inspirados no trabalho do grande militar e humanista, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

O Projeto realizou várias atividades de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local, sustentável e gestão pública, resultando o aumento da área de atuação e beneficiando muitas comunidades com os serviços sociais, como Amazonas, São Paulo, Paraná, entre outros.

A partir de 1982, o Projeto Rondon começou a ter dificuldades que impediram sua continuidade, ocasionando assim, seu encerramento oficial em 1989.

O Projeto Rondon Hoje

A reativação do Projeto Rondon originou-se de uma proposta, encaminhada pela União Nacional dos Estudantes ao Presidente da República, em novembro de 2003. Para viabilizar a proposta apresentada, foi criado, em março de 2004, um Grupo de Trabalho Interministerial, que estabeleceu diretrizes e objetivos, definindo, assim, a sistemática de trabalho a ser adotada na sua execução.

Relançado em 19 de janeiro de 2005, em Tabatinga (AM), o Projeto Rondon hoje, é realizado em estreita parceria com o Ministério da Educação e conta com a colaboração dos demais Ministérios, dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da Associação Nacional dos Rondonistas, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil, com o apoio fundamental das Forças Armadas que proporcionam suporte necessário para as operações.

As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão (COS), constituído por representantes dos Ministérios da Defesa (que o preside), do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria Geral da Presidência da República.

Proex/Ufla divulga edital do Programa de Qualificação Profissional “SEMEAR”

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulga o edital do Programa de Qualificação Profissional “SEMEAR” de 2008.

O Programa de Qualificação Profissional “SEMEAR” é constituído por cursos de qualificação profissional ministrados por alunos de graduação, sob a orientação de servidores desta Universidade e tem como objetivo qualificar gratuitamente mão-de-obra profissional, com a estrutura existente na UFLA, e parcerias, em atendimento aos anseios da sociedade relativos à capacitação profissional, reabilitação, inclusão social, e oportunidades de entrada no mercado de trabalho. A equipe de cada projeto é composta por um docente ou técnico-administrativo (servidores da UFLA), na figura do TUTOR e um aluno de graduação como INSTRUTOR.

As inscrições poderão ser feitas no período de 28 de janeiro a 29 de fevereiro de 2008, na Pró-Reitoria de Extensão, prédio da reitoria no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição e cópia do currículo resumido do orientador.

O processo de seleção se inicia com a indicação pelo Pró-reitor de Extensão de uma comissão que deverá analisar e selecionar os projetos de cursos apresentados à Pró-Reitoria de Extensão segundo as normas do Programa de Qualificação Profissional SEMEAR. O resultado será divulgado no dia 5 de março de 2008, na PROEX e no site http://www.proex.ufla.br.

Para mais informações, acesse o edital na íntegra no site da Pró-Reitoria de Extensão (www.proex.ufla.br). Telefone: (35) 3829-1317 E-mail: extensao@ufla.br.

Abertas as inscrições para o “Programa Bolsa de Extensão”

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulga o edital do Programa Bolsa de Extensão de 2008. O Programa Bolsa de Extensão objetiva viabilizar a participação de alunos regulares de Cursos de Graduação no processo de interação entre a Universidade e a sociedade, através de atividades acadêmicas que contribuam para a sua formação profissional e para o exercício da cidadania.

A bolsa de extensão é um auxílio financeiro proporcionado pela Universidade ao aluno de graduação vinculado a um projeto de extensão, orientado e acompanhado por um professor ou técnico-administrativo, no efetivo exercício de suas funções. Seu valor é estabelecido pela Reitoria e será reajustado sempre que se fizer necessário, de acordo com a previsão orçamentária da Universidade.

As inscrições poderão ser feitas no período de 28 de janeiro a 29 de fevereiro de 2008, na Pró-Reitoria de Extensão, no horário das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Para a inscrição, o candidato deverá apresentar o formulário de inscrição em uma via impressa (modelo próprio disponível no site http://www.proex.ufla.br), o projeto de extensão e currículo resumido do orientador.

O processo de seleção se inicia com a indicação pelo Pró-reitor de Extensão de uma comissão que deverá analisar e selecionar os projetos de cursos apresentados à Pró-Reitoria de Extensão segundo as normas do Programa de Qualificação Profissional SEMEAR. O resultado será divulgado no dia 12 de março de 2008, na PROEX e no site http://www.proex.ufla.br.

Para mais informações, acesse o edital na íntegra no site da Pró-Reitoria de Extensão (www.proex.ufla.br). Telefone: (35) 3829-1317 E-mail: extensao@ufla.br