33° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Pela primeira vez em Lavras, o Congresso de Pesquisas Cafeeiras homenageia a UFLA em seu centenário.

No período de 23 a 26 de outubro, acontece na Ufla, o 33° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que apresentará os resultados de pesquisas relevantes, traduzidos em linguagem acessível a todos os setores ligados à cafeicultura. Por ocasião deste evento, ocorrerá também o 13º Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultura, com a presença de grande número de cafeicultores. O objetivo do congresso é apresentar as novidades da pesquisa em cafeicultura e discutir também os problemas atuais que atingem o setor.

O evento é organizado pela Fundação Procafé (Fundação de Apoio Tecnológico à Cafeicultura), com o patrocínio de várias entidades, entre elas o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e conta com o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café) e principalmente da UFLA, anfitriã do evento e que está comemorando o ano de seu centenário.

O congresso tem como finalidade apresentar estudos, pesquisas e atividades de desenvolvimento capazes de dar sustentação tecnológica e econômica ao agronegócio Café, por meio da integração de todos os demais componentes do setor cafeeiro, no sentido de expandir e consolidar a capacidade de identificação de problemas e geração de alternativas tecnológicas.

Outras informações poderão ser obtidas no site www.fundacaoprocafe.com.br ou pelo telefone (35) 3821-4381

Inscrições abertas para o prêmio Direito Humanos 2007

Portal SEDH, 16/10/07

A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) está com inscrições abertas para candidatos e indicações ao prêmio Direitos Humanos 2007. Os interessados devem acessar a página da SEDH na internet (www.sedh.gov.br), onde está disponível o regulamento e a ficha de inscrição / indicação para ser preenchida e enviada por e-mail. Poderão ser indicadas ações de pessoas físicas e jurídicas. O prazo final para as inscrições é 5 de novembro. O nome dos vencedores será conhecido em dezembro, mês de comemorações da Declaração Internacional dos Direitos Humanos – .A cerimônia de entrega acontece tradicionalmente no Palácio do Planalto, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O prêmio, composto por uma escultura e um certificado, é concedido pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos na área dos direitos humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. “O prêmio Direitos Humanos procura contemplar as ações mais importantes da sociedade em busca do avanço da cidadania em nosso país”, afirma Erasto Fortes Mendonça, coordenador geral de Educação em Direitos Humanos da SEDH. Na avaliação de Mendonça, o prêmio tem ainda o objetivo de estimular a todos aqueles que atuam nesta área a continuarem com seus trabalhos.

Neste ano, o prêmio contemplará 10 categorias. Instituído em 1995, o prêmio Direitos Humanos chega a sua 13ª edição consecutiva. Neste período foram agraciadas diversas pessoas e instituições.

Entre as personalidades que já receberam o prêmio estão: Herbert de Souza, o Betinho, o cardeal emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns e a novelista Glória Perez, entre outros. Das ONGs contempladas estão: a Central Única de Favelas, o Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, a Comissão Pastoral da Terra, entre outras.

Conheça as 10 Categorias do Prêmio Direitos Humanos 2007

1 – Santa Quitéria do Maranhão: erradicação do sub-registro de nascimento;

2 – Dorothy Stang, compreendendo a atuação na qualidade de defensor de direitos humanos, conforme definição da Declaração sobre o Direito e o Dever dos Indivíduos, Grupos e Instituições de Promover e Proteger os Direitos Humanos e as Liberdades Fundamentais Universalmente Reconhecidos, da Organização das Nações Unidas;

3 – Enfrentamento à violência, compreendendo a atuação relacionada à garantia do direito à segurança pública e ao enfrentamento à tortura e a outras penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, à violência institucional e às situações de violência e de maus tratos a grupos sociais específicos;

4 – Enfrentamento à pobreza, compreendendo a atuação relacionada à garantia dos Direitos Econômicos e Sociais consignados por pactos internacionais;

5 – Igualdade de gênero, compreendendo a atuação na promoção da igualdade e no enfrentamento à discriminação relacionada a gênero;

6 – Igualdade racial, compreendendo a atuação na promoção da igualdade e no enfrentamento à discriminação relacionada à raça;

7 – Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência, compreendendo a atuação em relação ao Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004 que regulamenta as Leis n°s 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade;

8 – Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, compreendendo a atuação relacionada à implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8.069/90;

9 – Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa, compreendendo a atuação relacionada à implementação do Estatuto do Idoso conforme Lei nº 10.741/03; 10 – Educação em Direitos Humanos, compreendendo a atuação relativa à implementação dos princípios, objetivos e linhas de ação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

Ufla realiza evento institucional de informações para estudantes

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) comemora em 2008 seu centenário de fundação. Com o objetivo de repassar informações referentes ao crescimento e desenvolvimento da instituição ao longo desses 100 anos, bem como a expansão da universidade em âmbito nacional e internacional por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, realiza no próximo dia 31 de outubro às 18 horas o evento “Ufla: Quem somos nós”.

O evento será realizado no ginásio poliesportivo da Ufla e contará com a presença de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação com vínculo em programas institucionais, PET, PIBIC, Bolsistas Institucionais (Monitoria, Rede, Extensão, Atividade, Preuni), Grupos e Núcleos de Estudos, Centros Acadêmicos, APG, Empresas Júniores e outros.

Além de informações históricas sobre a Escola Agrícola de Lavras, Escola Superior de Agricultura de Lavras e Universidade Federal de Lavras, serão apresentados aos participantes o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), e informações sobre o crescimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Outras informações poderão ser obtidas no site www.jornal.ufla.br/convite