Agrônomo formado pela Ufla é selecionado para trabalhar nos EUA

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, Fernando da Silva Rocha foi selecionado para um emprego direto no Departamento de Nematologia da Universidade da Califórnia, Riverside. A vaga é para trabalhar com “Mecanismo de Supressividade do Nematóide da Beterraba Açucareira (Heterodera schachtii)”, ou seja, em seu novo emprego, o pesquisador trabalhará com formas de controle desse organismo parasita da beterraba.

Além da graduação, Fernando cursou Mestrado e Doutorado no Departamento de Fitopatologia da Ufla sob orientação do professor Vicente Paulo Campos, onde trabalhou intensamente no laboratório de Nematologia. Atualmente possui bolsa de pós-doutor sob orientação do Prof. Ricardo Magela de Souza (chefe do Departamento de Fitopatologia, UFLA), com o trabalho de controle biológico de Meloidogyne spp com metabólitos de rhizobactérias.

Segundo o pesquisador Fernando S. Rocha vários candidatos concorreram à vaga: “recebi informações do coordenador da área, na qual irei trabalhar, afirmando que cerca de 40 pesquisadores de todo o mundo disputavam a vaga. Destes 40 pesquisadores, 5 foram pré-selecionados e consegui me sobressair”.

O início do trabalho está previsto para Janeiro de 2008 quando o pesquisador deverá fixar residência na Califórnia, EUA. “É gratificante alcançar essa conquista, que sem dúvidas não seria possível sem o total apoio e dedicação da Universidade e dos professores que acompanham o nosso crescimento pessoal e profissional, nos preparando sempre para novos desafios” finaliza Fernando.
.

Ufla assina convênio com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

No último dia 11 de outubro, na sala dos conselhos superiores da Ufla, aconteceu a assinatura de Contrato de Prestação de Serviços entre a Universidade Federal de Lavras e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

O objetivo do contrato é a prestação de serviços, pela Ufla, no intuito de desenvolver indicadores agrícolas para a commoditie café, considerando o custo de produção e o preço dos insumos.

No ato da assinatura, estiveram presentes o reitor da Ufla professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o Presidente da CNA, Fábio de Salles Meirelles, o Vice-Presidente de financças, Ágide Meneguette e o professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, interlocutor da Ufla, junto à CNA.
.

Aberto o V Simpósio de Pecuária de Corte

No período de 11 a 13 de outubro, a Ufla, por meio do Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte do Departamento de Zootecnia, realiza o V SIMPEC – Simpósio de Pecuária de Corte.

Com o tema “Alternativas para Novos Desafios”, o evento objetiva promover o intercâmbio entre os participantes, além da difusão de temas importantes para a bovinocultura de corte na região sul de Minas, onde a expansão da pecuária de corte é evidente.

De acordo com o Professor Márcio Machado Ladeira, orientador do NEPEC, “a lista de prelecionistas do SIMPEC conta com a participação de professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras, que abordarão as diversas etapas ligadas à cadeia da bovinocultura de corte, como: elaboração de projetos, manejos nutricionais e reprodutivos, defesa sanitária do rebanho e estratégias de comercialização. Estima-se um público de cerca de 250 pessoas, entre professores, pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação, bem como a participação de diversas instituições de ensino, além de profissionais e produtores ligados à pecuária de corte”, comenta.

O evento é parte da programação do Centenário da Ufla e irá apresentar soluções para o setor produtivo com tecnologias que possibilitem a condução de sistemas de produção animal, tecnicamente viáveis, economicamente rentáveis e lucrativas, além de ecologicamente sustentáveis. Outras informações poderão ser obtidas no site www.nucleoestudo.ufla.br/nepec.
.

Ufla presente na Inovatec

De 8 a 11 de outubro, a Ufla esteve presente na Inovatec – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação que foi realizada no Expominas, em Belo Horizonte. A Inovatec, em sua terceira edição, firma-se como o maior evento brasileiro de divulgação e incentivo às inovações tecnológicas. Quem representou a Ufla na feira foi o Nintec – Núcleo de Inovação Tecnológica.

Foram expostos aos visitantes da feira, protótipos e produtos desenvolvidos na Ufla, além de pôsteres com informações sobre outras tecnologias. A feira contou com a participação das principais instituições de ensino superior e pesquisa do estado de Minas Gerais, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Ensino Superior de MG – SECTES, da Fapemig, e de outras instituições ligadas à pesquisa em Minas Gerais.

Para a professora Soraya Alvarenga Botelho, coordenadora de propriedade intelectual do Nintec, “a participação da UFLA na INOVATEC é fundamental para divulgar as tecnologias geradas pelos docentes/pesquisadores da instituição. Esta é uma oportunidade para, juntamente com outras instituições de ensino superior de Minas Gerais, a UFLA demonstrar para a sociedade o que é feito aqui em termos de pesquisa desde as básicas até as mais aplicadas para o desenvolvimento de novas tecnologias ou melhoria das já existentes”, comenta.

O Nintec – Núcleo de Inovação Tecnológica

A Ufla conta hoje com o Nintec, órgão ligado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, que é responsável pela gestão das ações de incentivo à Inovação, sob a coordenação do Pró-Reitor de Pesquisa professor José Roberto Scolforo. Sua equipe de professores, funcionários e bolsistas está capacitada para apoiar os docentes/ pesquisadores da Ufla e de outras instituições e até mesmo a inventores independentes, na obtenção de registro das patentes de suas tecnologias.

Desenvolve também várias ações de capacitação para alunos, funcionários e professores, valorizando importância da propriedade intelectual (prote-ção do conhecimento) e difusão de tecnologias geradas visando sempre contribuir com o desen-volvimento regional.

Novas tecnologias criadas pela Ufla poderão gerar novas empresas de base tecnológica para produzir e comercializar a tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do município e da região, gerando empregos diretos e indiretos.

Atualmente estão em fase de implantação três novas empresas de base tecnológica para produzir e comercializar novos produtos desenvolvidos por pesquisadores da Ufla.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829-1127 ou pelo e-mail pi@ufla.br
.