No rádio, Lula promete melhorar educação no país

O Globo, 02/10/07

Presidente diz que quer recuperar, se não todo, parte do ´atraso´

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ontem, no programa semanal de rádio “Café com o presidente”, resolver grande parte dos problemas da educação no país — se não todos. Depois de citar os dois principais programas de seu governo no setor, o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), Lula afirmou que até o fim do mandato terá criado mais dez universidades federais, 48 extensões universitárias e 214 escolas técnicas profissionais.

— Esses são números importantes porque são compromissos políticos, éticos e educacionais com a sociedade brasileira, para ver se a gente recupera o tempo que ficamos sem fazer os investimentos adequados — disse. — Tomamos a responsabilidade de resolver, se não toda, grande parte da educação no Brasil.

O presidente disse que o investimento no ensino profissional e universitário visa a recuperar o tempo perdido. Para Lula, a tarefa não é fácil; ao contrário, é muito difícil, mas é um compromisso de seu governo. Segundo ele, o Fundeb é “extremamente importante” para o ensino básico e, entre outras conquistas, aumentou de oito para nove anos o tempo de permanência das crianças na escola.

Lula lembrou que as últimas pesquisas do IBGE apontam melhora no ensino. O presidente disse que cresceu o número de crianças na escola nas faixas de 5 a 6 anos; de 7 a 14 anos; e de 15 a 17 anos, e que o número de universitários subiu 13,2%.

— São números promissores, que me deixam otimista, mas, ao mesmo tempo, que me cobram todo dia que temos de fazer ainda mais para que o Brasil recupere o atraso a que foi submetido ao longo de décadas.

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

As Pró-Reitorias de Pesquisa, de Extensão e de Pós-Graduação realizarão no período de 22 a 26 de outubro de 2007, a I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Por ocasião desse evento, acontecerá o XX Congresso de Iniciação Científica (CiUfla), o XVI Congresso de Pós-Graduação da UFLA e o III Congresso de Extensão (Conex).

Serão realizados, também, o XV Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), o X Seminário de Avaliação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/Fapemig), o II Seminário de Avaliação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – BIC-Júnior/Fapemig e CNPq e a I Mostra dos Grupos de Pesquisa da Ufla

Mais informações:
(35) 3829-1127 – 1212 – 1121 – 1317
E-mail: prp@ufla.br – conex@ufla.br

www.prp.ufla.br/ciufla/programacao.html
www.apg.ufla.br
www.conex.ufla.br/news.php

Ufla realiza Encontro Mineiro de Software Livre

Abertas as inscrições ao EMSL 2007, que acontecerá no DCC/Ufla, em Lavras – MG, nos dias 18, 19 e 20 de outubro.

O Encontro Mineiro de Software Livre ocorre anualmente em Minas Gerais, desde 2004. A cidade de Belo Horizonte sediou por 2 anos consecutivos o evento. Em sua terceira edição, 2006, avançou para o interior de Minas, na histórica cidade de Ouro Preto. Este ano o EMSL será realizado em Lavras, cidade ao sul de Minas Gerais, a 230 km de Belo Horizonte, vizinha de Varginha e São João Del Rei.

Com o lema “Conhecimento, Consciência e Colaboração” o EMSL este ano busca chamar a atenção do Software Livre como forma de disseminar o Conhecimento de forma Consciente e Colaborativa, garantindo poder e liberdade a usuários, programadores e empresas.

O EMSL 2007 ocorrerá no período de 18 a 20 de outubro de 2007, no período entre 8h e 17h, na Universidade Federal de Lavras (Ufla), no Departamento de Ciência da Computação (DCC), local em que serão realizadas as palestras, mini-cursos e a abertura do EMS; e no Centro de Integração Universitária (CIUNI), a confraternização final do evento.

O EMSL é uma iniciativa do Projeto Software Livre de Minas Gerais (PSL-MG) em parceria com os membros do Minas Livre, grupo que reúne ativistas de Software Livre em Minas Gerais. Este ano o EMSL está sendo organizado em conjunto com o DCC/Ufla e a TecnoLivre – Cooperativa de Tecnologia e Soluções Livres.

Mais informações: http://emsl.softwarelivre.org/

Rádio Universitária completa 20 anos

A Radio Universitária FM, órgão do Sistema Ufla de Comunicação – SUC, teve sua concessão outorgada pelo Ministério da Comunicação em 18 de maio de 1987. A permissão foi concedida a Fundação de Apoio, Pesquisa e Extensão – Faepe. Seu funcionamento inicial se deu na data de sua inauguração em 5 de setembro de 1987, na gestão do então diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras – Esal, professor Juventino Júlio de Souza. Seu primeiro diretor foi o servidor do Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico –NADP, Sérgio Wagner de Oliveira, que dirigiu os trabalhos da emissora até o final do ano de 1991.

Em 1992, na gestão do professor Silas Costa Pereira, seu diretor passou a ser o atual chefe do Departamento de Química, professor Ruy Carvalho. No ano de 1994, nessa mesma gestão a Rádio Universitária passou por sua primeira aparelhagem com a compra de novos equipamentos para seu estúdio e sistema de transmissão, aumentando de 1000 para 3000 wats de potência.

Na gestão do reitor Fabiano Ribeiro do Vale, o diretor da emissora foi o servidor Luciano de Paula, atualmente repórter e apresentador da TV Universitária.

No ano de 2001 a Rádio teve seus estúdios projetados com revestimento acústico e sua programação informatizada.

Atualmente a Rádio Universitária é dirigida pelo servidor Sandro Araújo e conta com um quadro de seis funcionários: Edwar Cortez – locutor, Eugênio de Souza – redator e locutor, Juliano Carvalho – locutor, Júnior Murad – locutor e programador e Joarez Omar Silveira – assistente de administração.

A programação da emissora é eclética, abordando, principalmente a música brasileira de forma abrangente a todos estilos musicais. A música internacional de qualidade também faz parte da programação. A seleção musical torna a Universitária FM uma rádio diferenciada, com ouvintes de todas as classes sociais. A parte jornalística, também, é lembrada com noticiário de 8 da manhã as 5 da tarde, de segunda à sexta-feira.

A emissora leva a população de 50 municípios do Sul, Oeste e Campo das Vertentes, entretenimento e informação – com destaque para eventos culturais e artísticos, de forma simples e objetiva.

Com o apoio da gestão do reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e da diretoria da Faepe estão sendo realizados novos investimentos para o reaparelhamento dos estúdios com a compra de computadores, mesa de áudio, mobiliário e do sistema de transmissão com reforma do abrigo e adequação de normas técnicas, compra de um transmissor reserva para a emissora, totalizando investimentos de 150 mil reais. Com isso a rádio universitária cumpre seu papel divulgando a Universidade Federal de Lavras, com seus vários departamentos, a Faepe e a Fundecc – fundações que apóiam a Ufla.

Para o diretor Sandro Araújo “com 20 anos a Rádio Universitária está cada vez mais inserida no contexto de pluralidade levando as comunidades onde chegam música e informação de qualidade”.