Presidente da Andifes participou do 23º Encontro Nacional do Forproex

O presidente da Andifes, reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), participou(29/05), da abertura do 23º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex). O objetivo é debater as políticas públicas que estejam relacionadas aos temas desenvolvidos pelo Plano Nacional de Extensão Universitária. O evento acontece até quinta-feira (31/05), no Auditório da Finatec, na Universidade de Brasília (UnB).

Para Ciloni, é importante a participação dos fóruns no planejamento de políticas públicas das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), apresentada pela Andifes para o próximo período. Durante essa gestão, deverão ser encomendados aos fóruns estudos e propostas para melhorar a educação brasileira. Durante sua participação no encontro, Ciloni reforçou essa posição da instituição, manifestando o interesse em intensificar esse relacionamento.

Participaram da solenidade de abertura, o reitor da UnB, Timothy Martin Mulholland, a presidente do Fórum, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, a decana de Extensão da UnB e organizadora do evento, Leila Chalub, e a diretora do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior da Secretaria de Educação Superior, Iguatemy Maria de Lucena Martins.

Na manhã desta quarta-feira (30/05), Ciloni reúne-se com o secretário da Educação Superior (SESu/ME), Ronaldo Mota, para tratar de algumas demandas emergenciais para as Ifes e para organizar a reunião da equipe da SESu com Diretório Nacional da Andifes, no dia 12 de junho. À tarde, está marcado encontro com Comitê Gestor de Tecnologia de Informação e Comunicação da Associação (CGTIC) para apresentar a nova Diretoria Executiva e traçar os rumos da entidade para o período. Também está agendada visita à sede da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) para apresentar proposta de planejamento da associação para o período e reforçar a disposição de interlocução com a federação.

Acaba o prazo para docente de ensino superior se cadastrar no Inep

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) encerra nesta quarta (30/5) o cadastro online dos professores que atuam no ensino superior. O formulário deverá ser preenchido na página do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). O prazo foi prorrogado: acabava em 30/4. O Cadastro Nacional de Docentes da Educação Superior foi lançado em 2005 e, naquele ano, ocorreu semestralmente. Em 2006, os professores tiveram de se cadastrar apenas uma vez — os dados referentes a esse levantamento devem ser divulgados no segundo semestre deste ano. Para 2007, ainda não há previsão de outro cadastro nos últimos seis meses do ano. As IES (instituições de ensino superior) são responsáveis pela atualização e veracidade dos dados de seus docentes.

Quando criado, o cadastro era indispensável para que as instituições participassem do Prouni e do Fies, mas portarias de 2006 derrubaram a obrigatoriedade. Brancos e com mestrado – Segundo o último levantamento do Cadastro Nacional de Docentes da Educação Superior (referente ao segundo semestre de 2005), entre os 252.712 professores que atuam no ensino superior no Brasil, 36% são mestres. Em seguida estão os especialistas, com 29%, os doutores (24,38%), os graduados (11%) e os que, apesar de não terem formação acadêmica, ministram aulas por notório saber (0,02%, ou 40 docentes). O cadastro aponta ainda que 69,4% dos docentes que atuam nas IES são brancos. Os pardos representam 9,2%; os negros, apenas 1,6%; os amarelos, 1,2%; e os indígenas, 0,2%. Contudo esses dados estão incompletos, porque 18,4% dos docentes não informaram sua cor e raça.

Dos 252.712 professores, 31,3% têm de 31 a 40 anos, número muito próximo aos que estão na faixa etária de 41 a 50 anos (30,8%). Os que têm entre 51 a 60 anos representam 19,8% do total de docentes. Outro dado do cadastro mostra que as instituições federais e estaduais de ensino concentram os professores com mais titulações: são doutores 48,52% dos docentes das faculdades e universidades federais e 44,52% dos que atuam nos órgãos estaduais. Nas IES particulares, apenas 12,86% são doutores, e 39,20% têm título de mestre.

SindUfla convoca para Assembléia Geral Extraordinária

O Presidente do Sindicato dos Servidores da Ufla, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, convoca todos os servidores da base da Universidade Federal de Lavras para Assembléia Geral Extraordinária a realizar-se:

Data: 04/06/2007 – segunda -feira

Local: Salão de Convenções

I.Convocação: 7h com a maioria de seus filiados
II.Convocação: 7h15 com 1/3 dos filiados
III.Convocação: 7h30 com qualquer número de filiados

Pauta:

1.Ata da última reunião;
2. Greve;
3.Informes Jurídicos;
4. Assuntos Gerais.

__________________________

Edílson William Lopes
Presidente do SindUfla

Seminário sobre Universidade Nova

A Reitoria da Universidade Federal de Lavras (Ufla) convida todos a participarem do seminário que discutirá a proposta de reestruturação da arquitetura curricular dos cursos de graduação, conhecida como ‘UNIVERSIDADE NOVA’.

O evento contará com a participação de convidados da UnB e do Confea e será realizado no Salão de Convenções da Ufla a partir das 13h00 do dia 13/6/2007.

Participe!