Abertas as inscrições para o Seminário Ética e Inovação Tecnológica

Estão abertas as inscrições para o Seminário Ética e Inovação Tecnológica, que será promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), nos dias 5 e 6 de junho, no Hotel BH Platinum, em Belo Horizonte.

O evento vai reunir especialistas do Brasil e de outros países, a fim de estimular a reflexão sobre os avanços científicos e tecnológicos nas diversas áreas do conhecimento e suas conseqüências para a sociedade. “O seminário é fruto da preocupação da Fapemig de estabelecer contato direto com sua clientela e de se manter em sintonia com as diretrizes emanadas das políticas públicas para a área e com os anseios e questões originadas da produção científica e tecnológica”, diz o presidente da Fundação, José Geraldo de Freitas Drumond.

Sob o ponto de vista da ética e da inovação, serão discutidas questões como tecnologia e informação, bioética, projeto genoma humano, tecnologia e meio ambiente, medicina e inovação e impacto social das novas tecnologias. Além do anfitrião, José Geraldo de Freitas Drumond, estão entre os palestrantes o coordenador geral do Grupo de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo e presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI), Gilberto Dupas; o diretor da Unidade de Bioética OPS/OMS de Santiago (Chile), Fernando Lolas Stepke, e o professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Sérgio Danilo Pena.

Inscrições e outras informações no endereço www.fapemig.br/seminario

Ufla sediará Pólo de Excelência do Café

Minas Gerais: referência mundial em Ciência, Tecnologia e Inovação no Agronegócio Café

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectes, implantará o “Programa de Pólos de Excelência”. O objetivo é consolidar a liderança de Minas Gerais em setores estratégicos, nos quais possua tradição, massa crítica e vantagens competitivas. Pretende-se instalar pólos em setores produtivos como o Mineral, Metalúrgico, Gemas e Jóias, Café, Leite, Floresta e Milho.

O secretário Alberto Duque Portugal já apresentou a proposta ao Governador Aécio Neves, que autorizou a implantação imediata dos Pólos de Excelência do Café e do Leite. Em reunião recente com o secretário Alberto Portugal, a superintendente de C&T Déa Fonseca e a coordenadora do Programa Rede Mineira de Inovação na Agroindústria Efigênia Brandão Póvoa, o reitor Antônio Nazareno Mendes, o pró-reitor de Pesquisa José Roberto Scolforo e o pró-reitor de Extensão Rubens José Guimarães, negociaram a vinda do Pólo de Excelência do Café para a Ufla, na área do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café – Cepecafé.

O Pólo de Excelência do Café será na região Sul de Minas, por agregar o maior número de instituições geradoras de conhecimento no Agronegócio Café, como a Ufla, Epamig, Embrapa-Café, Fundação Procafé, Escola Agrotécnica Federal de Machado, Centro de Excelência do Café da Seapa-MG, além da Emater-MG e outras instituições que atuam nos vários segmentos da cadeia (produção, industrialização e comercialização), como o Centro de Comércio de Café, o Sindicafé, Associações de Cooperativas e de Sindicatos.

O Pólo terá um comitê gestor e um conselho deliberativo que serão responsáveis pela gestão dos recursos destinados às pesquisas e atividades desenvolvidas. O Comitê provisório para instalação do Pólo foi constituído por representantes da Sectes, Seapa, Ufla e Embrapa-Café. A instalação oficial deverá ocorrer em Três Pontas, no próximo dia 26 de junho, durante a abertura da Expocafé-2007, que contará com a presença do governador Aécio Neves. No evento, será assinado um termo de outorga pelo governador Aécio Neves e pelo reitor Antônio Nazareno Mendes, assegurando a alocação inicial de R$ 400 mil para elaboração do diagnóstico, plano de divulgação e marketing, realização de seminários, estruturação do Pólo, elaboração do plano de negócios e concessão de bolsas para gerenciamento.

Também, o Pólo de Excelência do Leite será instalado em breve. A sede será na cidade de Juiz de Fora e contará com a atuação direta do Instituto Cândido Tostes–ILCT, da Epamig e da Embrapa-Gado de Leite na coordenação; a Ufla também participará do Comitê Gestor, juntamente com a UFJF e UFV. Em reunião realizada no ILCT no último dia 4, em Juiz de Fora, participaram pela Ufla o reitor Antônio Nazareno Mendes e a professora Nadja Gomes Alves, do Departamento de Zootecnia, que fará parte do Comitê Gestor representando a Universidade.

Livro de autoria de professor e de ex-doutorando da Ufla, ajuda aumentar segurança alimentar

Uma ferramenta científica e fundamentada em rigorosas avaliações técnicas que garantirá segurança alimentar aos brasileiros e confiabilidade nas exportações dos produtos e derivados do agronegócio. De forma resumida, são estas as características principais do livro “Metais em Fertilizantes Inorgânicos – avaliação de risco à saúde após a aplicação”, organizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) a partir da tradução e adaptação do original editado pela The Fertilizer Institute (TFI), nos EUA, em 2000.

Adaptado pelos agrônomos Luiz Roberto Guimarães Guilherme e Giuliano Marchi, a publicação terá tiragem de 1 mil exemplares e será distribuída, gratuitamente, para escolas de agronomia, agrônomos, técnicos, cientistas e indústrias ligadas ao agronegócio. A biografia dos dois autores da adaptação confere à edição seriedade e respeitabilidade, pois ambos são eminentes estudiosos da questão. Luiz Roberto tem mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Esal (Universidade Federal de Lavras-Ufla) e é Ph.D. em Ciência do Solo, pela Universidade de Michigan (EUA) e em Toxicologia Ambiental, pelo Center for Integrative Toxicology at MSU, também nos EUA. Ele estuda o comportamento de metais pesados no ambiente há cerca de 15 anos, tendo orientado 10 acadêmicos de Mestrado e 8 de Doutorado.

Já Giuliano Marchi é mestre e doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) e realizou parte de seu doutorado na University of California at Riverside. Sua tese de doutorado foi considerada, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, como uma das três melhores defendidas na área de Ciências Agrárias de 2005. Aprovado em concurso na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, atualmente está na Embrapa Cerrados na área de Sistemas de Produção Sustentáveis.

Eminentemente técnico, o livro coordenado pelos dois especialistas, deve se constituir num importante instrumento para tornar mensurável o impacto dos chamados metais pesados, denominados “elementos-traço” no jarguão agronômico, na agricultura brasileira. Segundo os organizadores, com a edição dessa publicação, a Anda abandona uma postura reativa, onde ela respondia aos questionamentos – muitas vezes infundados e, ou, tecnicamente discutíveis – de uma sociedade ávida de informações, para assumir uma posição pró-ativa.

Além do conter a análise e os estudos fundamentados em medições e pesquisas feitas no mercado americano, a publicação terá ainda um capítulo que contempla um ensaio feito no Brasil, de acordo com dados e informações colhidas na realidade de solo do País. Sua edição coincide com o início da aplicação da Instrução Normativa 27 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que dispõe sobre os limites máximos de metais pesados que podem conter os fertilizantes, corretivos, inoculantes e biofertilizantes.

Professor José Augusto será homenageado pelo Conselho de Medicina Veterinária e Zootecnia

O professor José Augusto de Freitas Lima, do departamento de Zootecnia da Ufla será homenageado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Minas Gerais, em reconhecimento aos trabalhos realizados na área de Ensino de Zootecnia.

O evento acontecerá no dia 15 de maio, na sede do Conselho, em Belo Horizonte.

Em 2007 estão sendo homenageados zootecnistas na área de Ensino, Pesquisa e Extensão, que têm prestado contribuição relevante na formação de profissionais de zootecnia no Estado de Minas Gerais.

Formandos da Ufla recebem premiação

Na última quarta-feira, oito formandos da 2ª turma de 2006 receberam premiação de empresas nacionais e multinacionais. A entrega dos prêmios foi realizada na tradicional “Aula da Saudade”, no Salão de Convenções da Ufla.

Os critérios de avaliação para a escolha dos estudantes foram determinados pelas próprias empresas. A premiação visa contemplar e reconhecer aqueles estudantes que se destacaram durante todo o curso de graduação, seja pelo melhor desempenho acadêmico no conjunto de disciplinas cursadas ou em disciplinas relacionadas à área de atuação das empresas ou ainda pelas atividades desenvolvidas em área específica do conhecimento, de particular interesse das empresas.

Para o representante da Syngenta, Eduardo Henrique Borin, que premia o formando que se destaca em “cafeicultura”, esta premiação é uma maneira de destacar as boas ações destes estudantes. “Empresas procuram profissionais com espírito de liderança, que saibam trabalhar em equipe, que aceitam desafios, que tenham disciplina, atitude e que sejam éticos e honestos. O interessante é contratar caráter e investir em habilidade”, disse o engenheiro agrônomo.

Bárbara Fernandes, engenheira agrônoma assessora da Bunge Fertilizantes, que entregou o prêmio para o formando que se destacou nas disciplinas relacionadas às “ciências do solo”, também destacou a importância do momento: “Além do reconhecimento, estamos incentivando os estudantes.”

Já o diretor comercial da Ouro Fino Saúde Animal, Carlos Henrique, demonstrou confiança nos estudantes: “A universidade é o berço para os futuros profissionais, se um aluno se destaca na universidade, acredito que se destacará no mercado de trabalho.” A empresa Ouro Fino premia o estudante destaque do curso de Medicina Veterinária.

Os estudantes prestigiados foram unânimes em reconhecer a importância do prêmio e o estímulo que o reconhecimento representa em suas futuras carreiras profissionais.

Natália Ribeiro Corrêa, formanda do curso de Administração, se emocionou ao falar sobre o prêmio: “Para mim, este prêmio significa o reconhecimento do meu esforço, foram anos de estudo e dedicação.”

Estiveram presentes na solenidade, o pró-reitor de Graduação professor Gabriel José de Carvalho, a chefe de Gabinete professora Valéria da Glória Pereira Brito, professores, coordenadores e formandos de todos os cursos de graduação da Ufla.

Estudantes premiados

Gregório Murilo de Oliveira, do curso de Zootecnia, com o Prêmio da Guabi Nutrição Animal;
Lucas Amaral de Melo, do curso de Engenharia Florestal, com o Prêmio “Tubo Verde”, da Vallourec & Mannesmann Tubes;
Eduardo Gorga Bortoletto, do curso de Engenharia Agrícola, com o Prêmio da Pinhalense Máquinas Agrícolas;
Alex Mendonça de Carvalho, do curso de Agronomia, com o Prêmio “Destaque em Cafeicultura”, da Syngenta Proteção de Cultivos Ltda;
Rodrigo Pereira dos Santos, do curso de Ciência da Computação, com o Prêmio da Sociedade Brasileira de Computação;
Clayton Israel Nogueira, do curso de Medicina Veterinária, com o Prêmio da Ouro Fino Saúde Animal;
ric Victor de Oliveira Ferreira, do curso de Agronomia, com o Prêmio da Bunge Fertilizantes S. A;
Natália Ribeiro Corrêa, do curso de Administração, com o Prêmio do Conselho Regional de Administração.

(Colaborou Fernanda Botelho)