MEC Estuda Formato de Mestrado a Distância

O Ministério da Educação estuda a articulação de um programa de mestrado à distância. Em reunião entre representantes da Secretaria de Educação a Distância (Seed) e da Universidade Virtual Pública do Brasil (Unirede), além de coordenadores de programas de pós-graduação de diversas universidades do país, o secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota, disse que a proposta é trabalhar em cursos apoiados em linhas de pesquisas já existentes e não fugir da maneira pela qual a Capes atua.

As discussões abordaram temas como áreas de atuação e modalidade em que serão realizados os cursos; se será feito em mestrado profissional ou acadêmico; e a utilização das diversas tecnologias nos cursos.

Durante a reunião foi apresentada proposta inspirada na rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), em que diversas instituições atuam em consórcios na área de pós-graduação.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, disse que acredita no projeto, afirmando que a educação a distância é uma ferramenta poderosa para enfrentar os desafios da educação brasileira, mas que é preciso ter cuidado ao lidar com a modalidade.

O comitê político da Unirede vai fazer levantamento das linhas de pesquisas já utilizadas em outras instituições e das universidades que já têm competência na área. Após o levantamento serão feitas outras reuniões para as decisões sobre a implantação do mestrado em educação a distancia sejam mais precisas.

Ufla realiza o 48º SIMPAS – Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável

Um dos grandes desafios do Agronegócio Brasileiro é buscar alternativas para produzir alimentos com o mínimo de degradação ao meio ambiente. A essa noção dá-se o nome de Agricultura Sustentável, que é a visão de um sistema produtivo que garanta a manutenção, a longo prazo, dos recursos naturais e da produtividade agrícola, o mínimo de impactos adversos ao meio ambiente, retornos adequados aos produtores e empresas do agronegócio, otimização da produção com a utilização racional de insumos externos, satisfação das necessidades humanas de alimentos e renda e, atendimento das necessidades sociais das famílias e das comunidades rurais.

A Universidade Federal de Lavras(Ufla) e a Emater/MG mostrando estar preocupadas com essa causa, estarão promovendo no período de 19, 20 e 21 de março de 2007, o XLVIII SIMPAS (Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável), em Lavras-MG, no Salão de Convenções (Campus da UFLA). A realização deste evento conta com o apoio das principais associações nacionais relacionadas ao agronegócio, como por exemplo, ANDA, ANDEF, ABRASEM, ABAG, POTAFOS e ABIMAQ.

O objetivo do SIMPAS é buscar a atualização dos profissionais relacionados às Ciências Agrárias dentro de uma visão integrada de produção agrícola sustentável, com o intuito de estabelecer práticas racionais de aumento de produtividade e da rentabilidade do agronegócio brasileiro.

Mais informações:

Tel.: (35) 3829-1315 / (35) 9979-0181 / (35) 8805-7685
E-mail: simpas@ufla.br