Capes atuará na formação de professores da rede pública

De acordo com o projeto de lei 7569/07 aprovado na Câmara dos Deputados, a Capes assumirá missão importante no treinamento e formação de professores de educação básica visando melhorar as condições no ensino fundamental e médio das escolas brasileiras. Segundo informações do MEC, existem 300 mil professores sem diploma de nível superior nas salas de aula do país refletindo na baixa qualidade do ensino conforme constatado nos resultados do último Enem. O projeto está em tramitação no Senado Federal em regime de urgência e após aprovação será remetido à sanção presidencial.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) estará atenta às novas oportunidades e deverá apresentar propostas dentro do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) visando oferecer cursos de graduação, de Aperfeiçoamento e de Especialização de professores para atender à educação básica, usando experiência acumulada em vinte anos de oferta de cursos de Aperfeiçoamento e Especialização na modalidade à distância.

Com a criação do Núcleo de Educação à distância (NEAD) a Ufla terá melhores condições de apoiar o treinamento de profissionais por meio da formação continuada, oferecendo estrutura de laboratórios, recursos humanos e tecnologias direcionadas à formação pedagógica. À semelhança dos cursos de graduação à distância em Administração e do curso de especialização MBA-Desenvolvimento Regional sustentável, ambos em parceria com o Banco do Brasil, novos cursos poderão ser implantados utilizando-se das modernas tecnologias do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

PRPG cria o prêmio Ufla de melhor dissertação/tese

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação aprovou a criação do prêmio anual de melhor dissertação e melhor tese de seus programas, conforme Resolução CPGSS/PRPG No 086. Os trabalhos escolhidos nos programas concorrerão ao prêmio de melhor dissertação/tese da Ufla. Com a atribuição do prêmio Ufla, a PRPG terá condições de identificar os trabalhos que serão inscritos para concorrer anualmente ao prêmio Capes de melhor tese das diversas áreas de conhecimento. As dissertações e teses serão julgadas internamente com base nos seguintes quesitos: Apresentação geral; Adequação metodológica; Análise e apresentação dos resultados; Coerência e atualização da discussão; Qualidade da escrita; Originalidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico ou social.

Ufla aprova proposta de mestrado Interinstitucional

O Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (Ufla) preparou proposta de curso de Mestrado Interinstitucional (MINTER), em parceria com programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O programa da UFMG tem conceito 5 na Capes e oferece cursos de mestrado e de doutorado. A proposta do DCC/Ufla foi aprovada na PRPG, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e no Conselho Universitário (Cuni), e está aguardando tramitação na UFMG. A implementação da proposta possibilitará que a Ufla aceite alunos no mestrado de Ciência da Computação da UFMG aqui em Lavras, com os docentes da Ufla ministrando disciplinas e atuando como co-orientadores. Esta atividade alavancará a produção intelectual dos docentes possibilitando que no futuro a Ufla tenha condições de oferecer seu mestrado de forma independente. Esse tipo de parceria é estimulado pela Capes que valoriza a ação solidária de um programa de pós-graduação já consolidado nucleando e auxiliando a implantação de um novo programa numa instituição ainda em consolidação. O DCC/Ufla tem grande experiência em cursos de Aperfeiçoamento e Especialização Lato Sensu e está completando o treinamento de seus docentes possibilitando a criação de seu curso de mestrado em breve.

Ufla aprova quatro projetos no Edital CGCI/CAPES/Wageningen-2007

O edital CAPES/Wageningen teve 19 propostas aprovadas para o edital de cooperação internacional envolvendo universidades brasileiras. Neste edital a Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi a instituição com maior número de projetos aprovados. As propostas aprovadas pelos programas da Ufla foram: Biotecnologia Vegetal (MusaForever – desenvolvimento e implementação de metodologias para o uso de cisgenia no controle genético de estresses biótico em bananeiras); Fisiologia vegetal (Aplicação de ferramentas biotecnológicas para o aumento da tolerância à seca do café); Entomologia (Controle biológico de pragas de cultivos protegidos). O programa de Administração participou como parceiro da proposta do programa de Administração da FEA/USP (Consolidação da metodologia de análise de sistemas agroindustriais e aplicações). Com a implementação destes quatro projetos os docentes e estudantes de pós-graduação dos programas envolvidos terão grande oportunidade de realizar inserção internacional o que terá reflexo positivo nas atividades de pesquisa melhorando o nível das publicações.