Ufla recebe doação de novos equipamentos

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), através de Departamento de Engenharia (DEG), recebeu doação de um conjunto de equipamentos de pulverização de uso do pequeno produtor. A doação realizada pela Empresa Monte Verde Agrícola, através de seu diretor /proprietário Eng. Luiz Antônio, permitirá que alunos da área de ciências agrárias, possam ter acesso às novas tecnologias; importante para o segmento da pequena propriedade, como também, para que os professores possam realizar pesquisas visando avaliação de performance e aprimoramento da máquina.

Outro equipamento foi incorporado ao setor de máquinas agrícolas. A colhedora de forragem foi doada pela JF Máquinas Agrícolas, empresa com sede em Itapira, interior de São Paulo, que atua no segmento agropecuário, com máquinas e equipamentos destinados a alimentação animal.

O Diretor Industrial da JF Máquinas Agrícolas, Antônio Aparecido Jóia, e o Diretor de Marketing da empresa, Daniel Contessotto, estiveram na Ufla para assinar o convênio de parceria e efetivar a doação da máquina.

A colhedora de forragem será utilizada em aulas práticas, permitindo um maior contato dos estudantes com as novas tecnologias do mercado. Além disso, será foco de trabalhos de extensão e pesquisa, onde será avaliado o desempenho da máquina para sugerir melhorias.

Técnica-administrativa da Ufla é premiada em concurso da Unesco

Técnica administrativa da Universidade Federal de Lavras (Ufla) é premiada no “Concurso de Redação para Universitários”, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em parceria com o Ministério da Educação e com a Folha Dirigida.

O concurso é realizado há três anos e tem como o objetivo promover entre os estudantes universitários uma reflexão sobre temas relevantes para o desenvolvimento humano. Em 2006 foi realizada a primeira edição nacional que contou com a participação de mais de 52.000 universitários de todo o país. Foram selecionados 100 textos para compor o livro “Educação – Importante ou Prioritária?”, em edição trilíngüe (português, inglês e francês), que será distribuído em instituições públicas e privadas no Brasil e nos mais de 180 países em que a Unesco possui representação.

Rafaela Aparecida Fonseca, lotada no Departamento de Ciência dos Alimentos, da Ufla, foi classificada entre os 20 finalistas e sua instituição de origem, a Faculdade de Direito de Varginha, foram contemplados com uma placa de Honra ao Mérito, em solenidade de lançamento do livro na Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, pela embaixadora Rosamaria Durad, e concorreu a uma viagem a Paris onde houve o lançamento mundial do livro na sede da Unesco.