Eleições para representantes nos Conselhos Superiores da Ufla

Estão abertas as inscrições para as representações nos conselhos superiores da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Para o Conselho Universitário são oferecidas 5 vagas para representantes dos servidores técnico-administrativos; 4 para representantes dos professores titulares; 2 representantes dos professores adjuntos; 1 representante dos professores assistentes e 1 representante dos professores auxiliares.

Para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, são oferecidas 2 vagas para representantes dos servidores técnico-administrativos.

Para o Conselho de Curadores apenas 1 vaga para representante dos servidores técnico-administrativos.

Os candidatos deverão se inscrever até as 17 horas do dia 4 de abril de 2006 (sexta-feira), na Secretaria dos Conselhos (Gabinete da reitoria) onde farão o compromisso expresso de que, caso eleitos, aceitarão a investidura, em conformidade com o previsto no art. 10, IV, do Regimento Geral da Ufla.

As eleições serão realizadas por escrutínio secreto, no dia 6 de abril de 2006 (quinta-feira), nas dependências da Cantina da Ufla, das 7h30 às 16h00.

Alta nos preços dos grãos recuperam renda agrícola

Depois de um mês com queda na renda do setor agrícola, as altas nos preços pagos ao produtor pelo feijão (25,23%) e milho (34,21%) criaram um clima mais favorável no campo em março, conforme dados levantados pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/Ufla), por meio dos cálculos dos Índices de Preços Agrícolas.

Em janeiro, o DAE/Ufla divulgou o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos do setor rural, que teve alta de 1,61%, puxado pelas cotações dos grãos, exceto o café, cuja queda no mês foi de 3,03%.

Contribuíram também para uma melhoria da renda agrícola em março os hortifrutigranjeiros como um todo, principalmente as altas da batata (56,07%), repolho (32,6%), tomate (37,25%) e alface (16,0%). No entanto, nem tudo foram flores no campo, principalmente para os produtores de frango; o frango abatido ficou mais barato 36,36% e frango vivo teve uma queda de 12,12%. A pesquisa também registrou queda de 11,67% no preço do leite fluido tipo C recebido pelo pecuarista.

Março foi o mês em que os preços médios dos insumos agrícolas estiveram em queda. O Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agropecuários caiu 5,74%. Entre os mais de 180 itens pesquisados, as maiores quedas ficaram com os setores ligados a herbicidas (-12,11%), vermífugos(-8,52%) e animais de rebanho (-27,11%), a exemplo de vaca leiteira e vaca cruzada.