A Ciência e o enfrentamento a pandemias

A atual pandemia, a maior já vivida nos últimos 100 anos, desafia a ciência a buscar respostas para o seu enfrentamento e sobre possíveis ações para evitar/controlar pandemias futuras. Uma vez que a pandemia tem trazido consequências não apenas para a saúde física das pessoas, mas também tem importantes desfechos sociais, econômicos e sobre a saúde mental, a busca por estratégias de combate perpassa todas as áreas do conhecimento. Assim, é imperativa uma resposta coordenada, multidisciplinar e holística da comunidade científica para enfrentar a pandemia de COVID-19.

Além disso, apesar de pandemias como a que vivemos atualmente terem acontecido em vários momentos desde o início da humanidade, é importante discutir como o estilo de vida moderno e os meios de produção atuais têm criado condições para que doenças de potencial pandêmico ocorram de forma cada vez mais frequente e tenham cada vez mais impacto sobre a sociedade. É papel da ciência entender todos os aspectos que levam à ocorrência de epidemias, bem como buscar soluções para minimizar ou, quando possível, eliminar seus efeitos sobre a sociedade.

Alinhadas a essa perspectiva e considerando esse atual e importante cenário da pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo, as Pró-Reitorias de Pesquisa, de Extensão e de Pós-graduação elegeram como tema do CIUFLA para o ano de 2020 “A Ciência e o enfrentamento a pandemias”.