Participação de estudantes no Programa de Residência Pedagógica

Publicado: Terça, 24 Novembro 2020 17:15

O que é?:

De acordo com o Edital.

Etapas para realização desse serviço:

1. Origem da vaga de estudante para participação na Residência Pedagógica
2. Tomar conhecimento do edital de seleção para participação na Residência Pedagógica
3. Realizar a inscrição e participar do processo seletivo
4. Acompanhar o resultado preliminar e fase de recurso
5. Acompanhar o resultado final e manifestar interesse na vaga
6. Certificado de participação do estudante

Prazo para prestação do serviço:

De acordo com o Edital.

Forma de prestação do serviço:

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos residentes, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES). Também é permitida a participação de voluntários nas funções de coordenação institucional, orientação e residência.

A CAPES seleciona por meio de edital Instituições de Ensino Superior interessadas em implementar projeto na Residência Pedagógica para vigências preestabelecidas. Atualmente, a vigência do projeto institucional da UFLA é de 18 meses e encerra em 30/04/2022.
Quando a CAPES publica um novo edital para implementar novos projetos, as Instituições interessadas publicam edital para seleção interna e submetem o projeto institucional. Após a seleção dos projetos institucionais pela CAPES, as Instituições classificadas selecionam estudantes e professores das escolas da rede pública de educação básica de acordo com os subprojetos aprovados.
O Programa de Residência Pedagógica na UFLA é gerenciado pela Diretoria de Regulação e Políticas de Ensino (DRPE) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Formas de Contatos:

Presencial, no SPP/DRPE. E-mail ou telefone do solicitante.

Locais e formas de acesso ao serviço:

Você também pode registrar sua manifestação (elogios, sugestões, críticas ou reclamações) sobre os serviços prestados por meio da Ouvidoria da UFLA.