Transformar a realidade social a partir da integração entre universidade e comunidade. Este é o principal objetivo do Edital “Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa” (edital nº 12/09) lançado na última sexta-feira, dia 22, pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Este ano, será destinado R$1 milhão para as propostas aprovadas.

A modalidade foi lançada de forma pioneira no Brasil em 2007, a fim de fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer uma relação dialógica entre pesquisadores e sociedade. Desde seu lançamento, foram investidos mais de R$4 milhões, beneficiando 97 propostas de diferentes instituições. Os projetos abrangem diversas áreas sociais, como saúde, educação ambiental, cultura, lazer, segurança pública, agricultura familiar, entre outras.

Os trabalhos submetidos devem ser desenvolvidos por grupos extensionistas de pesquisa, formados por pesquisadores de uma ou mais instituições, reunidos por uma linha de pesquisa multidisciplinar integrada à extensão universitária.

As propostas podem ser enviadas até o dia 22 de julho, e devem ser submetidas, obrigatoriamente, em versão eletrônica, via AgilFap (www.fapemig.br/agilfap).

Fonte: Portal Fapemig