A Random Image
Você está aqui:
Página Inicial » Institucional » Sobre a UFLA » A Universidade Centenária


A Universidade Centenária

ufla-aerea-2016

 

Informações Gerais

Desde sua criação, a UFLA segue em desenvolvimento e expansão contínua para aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

O vigor e a grandiosidade da Universidade podem ser mensurados quando se analisam sua atual estrutura e suas perspectivas futuras. São 21 departamentos didático-científicos, que atuam em diferentes áreas do conhecimento, preparando quase 12 mil estudantes em 35 cursos de graduação (30 presenciais e 5 na modalidade a distância). Na pós-graduação, são cerca de 2.200 estudantes matriculados em 32 cursos de mestrado e 22 de doutorado. Há também 13 cursos em nível de especialização Lato-Sensu.

Com esses indicadores, a UFLA consolida-se como uma das mais importantes instituições de educação superior do Brasil. Sempre atenta para o papel social do ensino superior, preocupando-se não somente com a sua universalização, mas também com a qualidade da formação profissional e cidadã. De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado em 2015, calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação (Inep/MEC), a UFLA é uma das doze universidades do país com conceito máximo na avaliação. Está posicionada como a terceira melhor Universidade de Minas Gerais e como a décima melhor do Brasil, considerando-se dados de 2014.

Estrutura planejada

A UFLA possui um câmpus universitário que ocupa 600 hectares, com estruturas modernamente equipadas para o ensino,  pesquisa e  prestação de serviços. Há várias áreas de cultivos, casas de vegetação e horto de plantas medicinais; diversas instalações florestais e agropecuárias, inclusive duas fazendas experimentais: uma em Lavras, e outra em Ijaci, município que fica a 10 quilômetros do câmpus.

Agrega-se a essa infraestrutura, a Biblioteca Universitária, com área física de 5 mil m2 e acervo bibliográfico com quase 300 mil exemplares, entre  periódicos,  livros e dissertações/teses, além de diversas bases de dados para consultas avançadas.

Recursos Humanos

A UFLA possui cerca de 690 professores, que se destacam pelo alto nível de especialização (cerca de 90% com titulação de doutor), o que faz com que a instituição atinja o padrão de capacitação das melhores universidades de países desenvolvidos. Conta também com 650 técnicos administrativos e 560 funcionários terceirizados. A qualificação profissional do quadro de servidores contribui para a geração de conhecimentos,  tecnologias,  inovação e atividades de extensão universitária.