A Random Image
Você está aqui:
Página Inicial » Ensino na UFLA » Formação Profissional e Cidadã


Formação Profissional e Cidadã

A UFLA foi capaz de fazer história ao longo do tempo na estratégica área de Ciências Agrárias, exercendo com excelência seu papel social no ensino, pesquisa e extensão. A partir de 1997, passou a diversificar sua atuação com novos cursos nas áreas de Engenharia, Computação e Saúde. Em 2003, com o oferecimento dos primeiros cursos de licenciatura, entrou definitivamente no importante papel social de formação de professores para a educação básica.

O ano de 2010  marcou a inserção definitiva da UFLA na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com a implantação dos cursos de Direito,  Filosofia e  Letras. A expansão de cursos permanece: em 2014 tiveram início as engenharias Civil, Química, Mecânica e de Materiais, seguidas pelos cursos de Medicina e Pedagogia, iniciados em 2015.

O desempenho da UFLA tem sido excelente em todos os quesitos de avaliação. De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015, calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação (Inep/MEC), a UFLA está posicionada como a melhor Universidade de Minas Gerais pelo quinto ano consecutivo e como a terceira melhor do Brasil, considerando-se dados de 2013.

Desde 2003, os currículos são flexibilizados e as mais diversas atividades realizadas pelos estudantes, como cursos, congressos, iniciação científica,  à docência e à extensão, bem como disciplinas eletivas, fazem parte do currículo de todos os cursos. Em 2009, foram adotados conteúdos curriculares que têm por objetivo a formação humanística e cidadã, além da formação profissional. Há também uma nova dinâmica no processo ensino-aprendizagem, com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, associados a lousas digitais e salas de aulas mais confortáveis, entre outros.

Graduação

Pós-Graduação