A Random Image
Você está aqui:
Página Inicial » Administração » Reitoria » Currículo do Reitor


Currículo do Reitor


scolforoJOSÉ ROBERTO SOARES SCOLFORO
 – Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Ciências Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1980) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1990). Iniciou sua carreira profissional em 1980 na Universidade Federal da Paraíba, onde além de professor/pesquisador foi Chefe do Departamento de Engenharia Florestal.

Em 1983 transferiu-se para a Universidade Federal de Lavras onde, dentre outras funções administrativas, foi Chefe do Departamento de Ciências Florestais, Coordenador do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Engenharia Florestal, Coordenador dos Cursos de Pós-graduação Lato sensu em Manejo de Florestas Plantadas e em Manejo de Florestas Nativas, Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA – NINTEC, membro do Comitê Executivo de Implantação do Parque Tecnológico do município de Lavras, Pró-Reitor de Pesquisa, Pró-reitor de Administração, Pró-reitor de Planejamento e Gestão, vice-reitor e atualmente é o Reitor da Universidade Federal de Lavras.

Atua como professor na graduação onde, preponderantemente, ministra ou ministrou as disciplinas de dendrometria, inventário florestal e manejo florestal. Na pós-graduação ministrou ou ministra Biometria Florestal, Teoria de Amostragem para fins Florestais, Técnicas de Regressão, Manejo de Florestas Plantadas, Manejo de Florestas Nativas e Pesquisa Operacional para fins Florestais. Orienta estudantes de Iniciação Científica, de Mestrado e Doutorado em Engenharia Florestal. É professor titular da Universidade Federal de Lavras em Biometria, Inventário e Manejo Florestal desde 1995 e Editor Chefe do periódico científico CERNE, o qual tem fator de impacto no JCR. Tem longa experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, é líder de grupo de pesquisa cadastrado no CNPq em Biometria, Inventário e Manejo de Florestas. Coordenou e coordena em florestas plantadas, inúmeros projetos sobre, modelos de crescimento e produção, manejo e inventário florestal para eucalipto e de pinus.

Em florestas nativas é um dos precursores da pesquisa em manejo para usos múltiplos da vegetação do cerrado; atuou em grandes programas de pesquisa na região amazônica com destaque para o sistema integrado de controle de produtos florestais da Amazônia; coordenou o Inventário, mapeamento e monitoramento da Flora nativa e dos reflorestamentos no estado de Minas Gerais; coordenou o Zoneamento Ecológico do Estado de Minas Gerais e do Estado do Espírito Santo. Iniciou a pesquisa de manejo da Candeia que hoje se tornou uma realidade para várias empresas do país e para os agricultores do Estado de Minas Gerais, além de vários outros projetos relevantes no tema florestas nativas.

É pesquisador em Produtividade de Pesquisa do CNPq nível 1B. Foi membro e coordenador da Câmara de Ciências Agrárias da FAPEMIG, membro do Conselho Assessor de Recursos Florestais do CNPq, membro da Câmara de Biodiversidade do Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais, é componente do Comitê Assessor da Rede de Parcelas Permanentes para o Brasil, é membro do conselho do Instituto Terra, entre outras relevantes representações junto a outras instituições públicas.

É autor de vários livros temáticos em Dendrometria, Inventário e Manejo Florestal além de vários outros com conotação multidisciplinar. Produziu 135 artigos publicados em periódicos predominantemente com fator de impacto, 15 livros, 71 capítulos de livro, 349 trabalhos publicados em eventos técnico-científicos, produziu 167 publicações ou trabalhos técnicos, possui 4 softwares registrados junto ao INPI. Orientou e coorientou 72 estudantes de mestrado e doutorado, orientou outros 250 estudantes, sendo a maioria de Iniciação Científica. Participou de mais de 270 eventos técnico-científicos. Foi ganhador de vários prêmios em nível estadual e nacional, destacando-se o Prêmio Frederico de Menezes Veiga da EMBRAPA, recebido em 2010, além do prêmio Mérito Universitário, outorgado pelo Conselho Universitário da UFLA no ano de 2008. Ainda foi homenageado, patrono ou paraninfo 22 vezes, dentre outras atividades comprovadas no Currículo Lattes do CNPq.