A Random Image
Você está aqui:
Página Inicial » Administração » Reitoria » Currículo da Vice-Reitora


Currículo da Vice-Reitora

ÉDILA VILELA DE RESENDE VON PINHO – Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL (1987), onde foi homenageada na sua colação de grau pelos bons serviços prestados à ESAL durante o curso de graduação. Mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Escola Superior de Agricultura de Lavras – ESAL (1991) e doutora em Fitotecnia/Ciência e Tecnologia de Sementes pela ESALQ/ Universidade de São Paulo (1995). Trabalhou na Iniciativa privada nas Empresas Sementes Cargill Ltda., Algodoeira Triângulo e Cooperativa Agrícola de Cotia na área de Produção e Tecnologia de Sementes. Iniciou sua carreira no magistério em 1991 no Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba- MG.

Ingressou na Universidade Federal de Lavras em 1996, onde é professora associada do Departamento de Agricultura e ministra aulas na disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes no curso de graduação em Agronomia e na pós-graduação nas disciplinas de Produção e Tecnologia de Sementes, Biotecnologia Aplicada a Sementes, Tópicos Especiais em Sementes e Pesquisa Orientada em Sementes. No período de 2000 a 2004, foi membro da Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e assumiu a coordenação desta de 2004 a 2008, foi vice-coordenadora do Programa de pós-graduação em Agronomia/Fitotecnia no período de 2004 a 2008, coordenadora e membro do comitê gestor para a Implantação do Parque Tecnológico do Município de Lavras, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica – NINTEC de 2008 a 2010, Pró-Reitora de Pesquisa de 2008 a 2010, em 2006, foi membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Agrárias da FAPEMIG e foi Assessora do Reitor para o Desenvolvimento Acadêmico na Universidade Federal de Lavras  (Gestão 2008/2012).

Atua na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Beneficiamento de Sementes e Biotecnologia Aplicada a Sementes. É líder do grupo de pesquisa do CNPq em Produção, Tecnologia e Patologia de Sementes. Orienta estudantes dos Programas de Iniciação Científica, Bic-Júnior (ensino médio) e graduação, e ainda estudantes de Mestrado e Doutorado nos programas de pós-graduação em Agronomia /Fitotecnia e de Biotecnologia Vegetal da UFLA. Co-orienta nos programas de pós-graduação em Agronomia/Genética e melhoramento de plantas da UFLA e no programa de Produção Vegetal da UNESP/Jaboticabal. É bolsista de Produtividade em Pesquisa nível D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. É membro de Comitê Assessor de várias revistas científicas.

Coordena vários projetos de pesquisa na área de Produção e Tecnologia de Sementes e Biotecnologia Aplicada a sementes. Participou diretamente da elaboração da proposta para a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café com sede na UFLA e, atualmente, participa do comitê gestor deste instituto. Publicou mais de 100 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, mais de 300 trabalhos em congressos científicos no Brasil e no exterior. É consultora da FAPEMIG, CNPq, CAPES, FINEP no programa CT-INFRA e de vários órgãos no estado e no Brasil. Foi professora homenageada pelos formandos do Curso de Agronomia nos anos de 1998 e 2005 e paraninfa dos formandos dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola 2009.  Recebeu a homenagem “Antônio Secundino de São José” no ano de 2010.