SESSÃO SOLENE

UFLA concede honrarias e títulos em sessão solene dos Conselhos Superiores

Escrito por Pedro Henrique Cardoso | Publicado: Segunda, 22 Abril 2024 12:54 | Última Atualização: Segunda, 22 Abril 2024 13:04

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou, na tarde de sexta-feira (19/4), no Anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho, a Sessão Solene dos Conselhos Superiores para a entrega de títulos e honrarias acadêmicas. A cerimônia, presidida pelo reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, contou com a presença de autoridades, membros da comunidade universitária e familiares dos homenageados.

O título de Doutor Honoris Causa foi concedido ao Deputado Federal Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes, em reconhecimento às suas relevantes contribuições ao desenvolvimento da educação brasileira e à sua destacada atuação parlamentar.

Na categoria Professor Emérito, por sua destacada atuação no ensino, pesquisa e extensão, foi homenageado Oliveiro José Vieira, ex-professor do Departamento de Ciências Exatas (DEX) e do Departamento de Física (DFI) da UFLA e autor de pesquisas nas áreas de Eletrificação Rural e Energia Nuclear.

Em reconhecimento à dedicada atuação profissional e aos relevantes serviços prestados à Universidade, foram agraciados com o título de Técnico Administrativo Emérito os servidores Juliano Santos Rodrigues, técnico em Tecnologia da Informação da UFLA; Adelino de Melo Freire, médico e ex-coordenador de Medicina do Trabalho da UFLA; Ângelo Alberto de Moura Delphim, técnico aposentado do Museu Bi Moreira e ex-coordenador de Cultura da UFLA.

Os homenageados usaram a palavra para agradecer o reconhecimento e destacar a importância da UFLA em suas vidas. Emocionado, Delphim relembrou que começou na Instituição quando o Museu Bi Moreira ainda era lá no Gammon. “Eu vi a dificuldade do jornalista Sílvio do Amaral Moreira, mais conhecido como Bi Moreira, em lidar com o museu, então me ofereci como voluntário.” Ele também relembrou os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas ao longo de sua trajetória na Universidade, destacando a importância do museu na preservação da memória histórica e cultural da UFLA.

As fotos da cerimônia estão disponíveis aqui.