ABASTECIMENTO

DQMA esclarece sobre turbidez temporária da água em pontos do Câmpus Lavras

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 19 Abril 2024 08:43 | Última Atualização: Sexta, 19 Abril 2024 08:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Diretoria de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente (DQMA) informa à comunidade universitária que a água turva que vem sendo observada nas torneiras e descargas de alguns pontos do Câmpus Lavras deve-se a um rompimento da adutora que liga o poço artesiano ao reservatório central de água da UFLA, ocorrido em 10/4. Durante o procedimento de manutenção dessa rede, que é subterrânea, houve entrada de sedimentos de solo, situação que normalmente ocorre durante a manutenção de tubulações de grande porte. Estando o reservatório central com um volume de água significativamente baixo devido a um vazamento anterior, ficou limitada a diluição dos sedimentos, o que intensificou a turbidez. O monitoramento está sendo feito e a situação já está se normalizando.

Para garantir a segurança das pessoas no câmpus, a DQMA adotou, imediatamente após o ocorrido, medidas como o aumento das concentrações de cloro, para eliminar quaisquer organismos patogênicos que pudessem estar presentes, bem como afixação de avisos nos bebedouros e o encaminhamento de solicitação ao setor de manutenção hidráulica para a realização do esvaziamento das caixas de água das edificações afetadas. Alguns bebedouros foram temporariamente interditados devido à estética desagradável da água, embora a proteção à saúde estivesse resguardada com a aplicação das doses adequadas de cloro.

A DQMA reitera o compromisso institucional em fornecer água de qualidade para toda a comunidade acadêmica em conformidade com os padrões de potabilidade, e solicita a todos que, ao identificar qualquer indício de turbidez na água, comunique imediatamente pelo número 3829-3103, para que possam ser providenciados procedimentos de drenagem e limpeza da caixa d’água do local, visando à melhoria da qualidade da água.