EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

III Fórum de Extensão, promovido pela UFLA, aborda projetos de cooperação internacional

Escrito por Mayara Mesquita e Pedro Cardoso | Publicado: Sexta, 03 Mai 2024 12:32 | Última Atualização: Sexta, 03 Mai 2024 12:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

De 24 a 26/4, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), promoveu o III Fórum de Extensão. O evento foi um espaço de discussão sobre questões fundamentais das políticas extensionistas da Universidade, do qual participaram gestores das Unidades Acadêmicas (UAs) da UFLA, coordenadores de extensão e outras pessoas envolvidas nessas ações.

Nesta edição do Fórum foram abordados os projetos “UFLA Internacional” em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que faz parte do Ministério das Relações Exteriores. O tema foi escolhido a fim de tornar os projetos da UFLA com os países africanos mais conhecidos entre os participantes, possibilitando uma contribuição multidisciplinar por parte dos extensionistas da UFLA. Os coordenadores apresentaram seus projetos, a exemplo do Cotton Victória e Vozes da África.

Segundo a coordenadora-geral de Planejamento e Comunicação da ABC, ministra Andréia Rigueira, a parceria com a UFLA é essencial para dar continuidade aos projetos que refletem os compromissos da política externa brasileira. Para a diplomata, essa colaboração  “espelha tanto o trabalho da UFLA quanto os compromissos da política brasileira, sendo fundamental para a formação de um novo e melhor Brasil”.

No primeiro dia do evento, foi feita uma introdução sobre a curricularização da extensão nas Unidades Acadêmicas e dinâmicas de grupo entre os participantes, estimulando a diversificação dos projetos e o compartilhamento de estratégias nesse âmbito. No segundo dia, foi realizado um seminário de cooperação técnica, divulgando amplamente os projetos “UFLA Internacional” com parceria da ABC. Representantes desses projetos, que em sua maioria são realizados em países africanos, explicaram o que é feito em cada um deles, com o objetivo de prospectar cooperações internas à UFLA.

Na sexta-feira, na parte da manhã, foi feita uma reunião interna para instalação do Centro de Referência UFLA/ABC e uma análise sobre os projetos de extensão na África. Já na parte da tarde, a equipe da ABC realizou uma visita guiada pelo câmpus da Instituição. Durante o tour, eles conheceram o Departamento de Direito, o Complexo das Engenharias, o Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça, o Hospital Veterinário de Grandes Animais e o Canil da UFLA. Após visitarem instalações relacionadas ao gado de corte e à reprodução de bovinos, eles foram para o Lavrastec, parque científico e tecnológico localizado na própria Universidade, onde, sob a orientação do professor Márcio Lara, tiveram a oportunidade de visitar algumas das empresas instaladas nesse local.

Ao passarem por uma das represas da Universidade, o reitor João Chrysostomo de Resende Júnior explicou como é feito o tratamento de água e esgoto da Instituição e como isso possibilita uma economia significativa nos gastos com água. A equipe da ABC ainda visitou a Suinocultura, o Laboratório de Carnes e Derivados, a usina fotovoltaica, os pavilhões de aulas, o Restaurante Universitário, o Departamento de Física, o Centro de Biodiversidade, o Departamento de Medicina, o local de fabricação de móveis da Universidade e, sob a orientação da professora Priscila Vieira Rosa, a estação de piscicultura.

No Câmpus Histórico da Universidade, o grupo conheceu o Centro de Cultura, o Museu de História Natural, o Museu Bi Moreira, a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural, a Advocacia-Geral da União, o cursinho pré-vestibular gratuito da UFLA, a Diretoria de Relações Internacionais, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários e a Moradia Estudantil da UFLA.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, o evento foi um sucesso e cumpriu seus objetivos. “As autoridades da ABC mostraram-se encantadas com a acolhida, as apresentações dos projetos e discussões. Entre os resultados, foi elaborada uma carta de intenções, que será encaminhada à próxima gestão, com as propostas de manutenção de diversos projetos e de criação de um Centro de Referência para Cooperação Internacional na UFLA, para a melhoria da cadeia de valor de produtos agropecuários, que deverá ser conduzido pela Proec, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Representantes da comissão de transição da gestão declararam a intenção de manter os compromissos assumidos neste encontro, que tratou da extensão internacional de forma institucional”.

A pró-reitora acrescentou que o Ministério tem perspectiva de novas parcerias com fontes de recursos, que poderão vir a financiar novos projetos, e agradeceu aos representantes das unidades acadêmicas, coordenadores de extensão e coordenadores dos projetos, “que participaram das negociações, além de apresentar a UFLA com sua excelência para essa parceria, que trará grandes avanços na extensão, inclusive em atividades curriculares. Entendo que, além de outras coisas, essa foi uma forma de prestação de contas da nossa gestão à comunidade e o plantio de um futuro próspero da extensão na UFLA, que esperamos ser cada vez mais pujante"

Confira as fotos do evento.