Escola e Famílias

1º Encontro do Projeto Escola e Famílias do CapNedi/UFLA reuniu familiares e comunidade acadêmica

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quarta, 24 Abril 2024 14:13 | Última Atualização: Quarta, 24 Abril 2024 14:14
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Colégio de Aplicação Núcleo de Educação da Infância (CApNedi/UFLA) realizou, no dia 13 de abril, o primeiro encontro de 2024 do Projeto de Extensão “Escola e famílias: saberes e práticas em diálogo”, coordenado pelas professoras Letícia Silva Ferreira e Ana Paula Coelho Silva do CApNedi/UFLA. O objetivo do projeto é fortalecer a relação do Colégio de Aplicação com as famílias das crianças matriculadas na instituição, num movimento dialógico de construção de conhecimentos.

O tema do primeiro encontro foi “Manejo comportamental, autismo e outras neurodivergências”. Participaram estudantes dos cursos de licenciatura da UFLA, profissionais do Colégio de Aplicação, famílias de crianças matriculadas no CApNedi e demais pessoas da comunidade lavrense.

A psicóloga convidada para palestrar, Desirée Tanagino de Carvalho, é integrante da equipe de profissionais do Núcleo de Intervenção Precoce (NIP) de Lavras (MG) e apresentou questões que permeiam o processo de desenvolvimento humano na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como foco o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sua fala evidenciou o compromisso que escola, família e sociedade possuem, no que diz respeito ao conhecimento e compreensão das especificidades das pessoas neurodivergentes.

As coordenadoras do projeto ressaltam que os encontros entre famílias e profissionais de diversas áreas são uma oportunidade para refletirem sobre temáticas importantes à formação humana. A coordenação do projeto prevê seteencontros para o ano de 2024, ocasiões em que pretende-se abordar temas alinhados às expectativas das famílias das crianças matriculadas no CApNedi/UFLA.