A Random Image

Currículo do Reitor

Nazareno Antônio Nazareno Guimarães Mendes, 52 anos, é natural de Macaia, município de Bom Sucesso – MG. É graduado em Agronomia pela ESAL em 1980, mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela ESALQ/USP em 1983 e doutor em Fitotecnia, na área de concentração em Melhoramento Genético / Cafeicultura pela ESAL/UFLA em  1994. Tem dois filhos, Flávio Pedroso Mendes (28) e Marcela Pedroso Mendes (23).

Foi pesquisador e chefe técnico da EMPA/EMBRAPA na UEPAE de Cáceres até 1985, pesquisador científico, gerente de fazenda experimental e chefe geral do Centro Regional de Pesquisa do Sul de Minas da EPAMIG até 1994. Ingressou por concurso público na ESAL/UFLA em abril de 1994, na área de “Melhoramento de Plantas”, no Departamento de Agricultura – DAG, onde é Professor Associado. Na UFLA foi Pró-Reitor de Pesquisa (1996/97), membro e presidente do Conselho Deliberativo da FAEPE (1997/98) e Vice-Reitor da UFLA (1997 a 2004).

Concluiu 58 orientações de doutorado, mestrado, especialização e iniciação científica, participou de 133 bancas de defesa de dissertações e teses, publicou 185 trabalhos técnico-científicos e 22 livros ou capítulos e participou da organização de 53 eventos técnico-científicos. Coordenou 16 projetos de pesquisa, apoiados com recursos financeiros de várias agências, com destaque para o Programa BIOEx, do CNPq. Foi fundador e primeiro coordenador do Núcleo de Estudos em Cafeicultura da UFLA e participou da comissão organizadora de várias edições do Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultura e do Circuito Mineiro de Cafeicultura.

É pesquisador  bolsista, categoria produtividade em pesquisa nível 1D e consultor do CNPq, desde 1987; é consultor da FAPESP, FAPEMIG e EMBRAPA. Recebeu vários prêmios e honrarias, tendo sido agraciado com os títulos de honra ao mérito Pesquisa Agropecuária do Estado de MT; honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados ao Agronegócio do Café do Brasil, pela CNA e CNC; honra ao mérito pelas tecnologias geradas para a cafeicultura brasileira, pela BayerCropScience; honra ao mérito pelo apoio à criação da Expocafé; Comenda Antônio Secundino de São José, pelo Governo do Estado de Minas Gerais e dirigente federal destaque em Minas Gerais no ano de 2006.

Foi condecorado com a Medalha Santos Dummont, honraria outorgada pelo Governo de Minas Gerais, em 2010. Foi membro de vários órgãos colegiados, como o Comitê Diretor de Pesquisa do CDPC, Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG, Comissão de Orçamento da ANDIFES e MEC, Comissão de Expansão da ANDIFES, Comissão de Recursos Humanos da ANDIFES e MEC e titular do Conselho Fiscal da ANDIFES. Sempre participou de órgãos colegiados superiores da ESAL-UFLA, tendo-se integrado à Congregação e ao Conselho Departamental quando foi estudante de graduação, ao Conselho Deliberativo da FAEPE como representante discente, membro da Congregação da ESAL como representante da comunidade de Lavras e, nos últimos 15 anos, é membro do Conselho Universitário – CUNI e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, sendo seu Presidente desde o ano de 2004. Participa da ANDIFES desde o ano de 1997. Foi patrono e professor homenageado por dez turmas de formandos em Agronomia da UFLA, paraninfo de formandos em várias Escolas da região e dos formandos da UFLA, turmas de dezembro de 2003 e dezembro de 2007.

Currículo Lattes