Conheça o projeto

ecoOs mais de 12 mil estudantes dos cursos presenciais e a distância da Universidade Federal de Lavras estampam a marca da Instituição com orgulho. E não é à toa: a UFLA tem conquistado prêmios de relevância nacional e internacional, e isso reflete o compromisso de cada um dos envolvidos, sejam eles estudantes, técnicos ou docentes.
Recentemente, o projeto “Eco Universidade” foi premiado no Concurso Inovação da Gestão Pública Federal, promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O projeto foi o 1º lugar na categoria Planejamento, Orçamento, Gestão e Desempenho Institucional e 3º lugar na classificação geral.

Esse programa reafirma o compromisso socioambiental da instituição, aliado ao envolvimento dos estudantes que multiplicam essa prática durante toda a sua estadia na Universidade.

Iniciado em 2008, o projeto destaca a criação da Diretoria de Meio Ambiente; a implantação de Programas, como o de Gerenciamento de Resíduos Químicos, de tratamento dos resíduos sólidos; de saneamento básico; a instalação da estação de tratamento de esgoto; as construções ecologicamente corretas; a proteção de nascentes e matas ciliares; a prevenção e controle de incêndios; a prevenção de endemias; a gestão de energia; a implantação do sistema de coleta das águas da chuva; o plantio de 50 mil mudas (espécies nativas e frutíferas); troca de copos plásticos por canecas (campanha UFLA Recicla); e o treinamento de técnicos e estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.

E é por todo esse trabalho, feito a muitas mãos, que o contagiante orgulho de ser UFLA é multiplicado e compartilhado entre toda a comunidade acadêmica.