Enap oferece cursos de capacitação para progressão da carreira – servidores da UFLA podem participar

A Escola Nacional de Educação Pública (Enap) do governo federal oferece cursos que podem ser utilizados para progressão por capacitação na carreira. A lista completa de cursos pode ser conferida no catálogo oferecido pelo portal da instituição, no endereço https://evg.gov.br/catalogo.

Neste momento estão disponíveis cursos à distância sem tutoria, ou seja, que podem ser realizados por qualquer pessoa, seja ela servidor público ou não, e não possuem limite de vagas. As aulas são oferecidas de forma permanente, com início imediato após a matrícula, e estão disponíveis na plataforma da Escola Virtual de Governo – EV.G. 

Quem concluir a qualificação recebe certificado ao final de cada curso. O documento tem validade nacional para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização e aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins.

Sobre a EV.G

A Escola Virtual de Governo (EV.G) é uma iniciativa da Enap, junto a escolas de governo e instituições parceiras, e consiste em um portal único para oferta de capacitação a distância voltado a servidores públicos e cidadãos de todo o país.

A EV.G oferece cursos a distância de diferentes instituições e em diferentes temáticas ligadas à administração pública e cidadania, viabilizando o desafio de contribuir para a formação e o desenvolvimento de milhares de servidores públicos e cidadãos. A partir deste ano, a oferta de cursos a distância da Enap é realizada por meio da Escola Virtual de Governo – EV.G.

Outras informações:

Entenda como funciona a Escola Virtual.

Catálogo de cursos oferecidos pela Enap.

Certificados da Escola Virtual.

Beto Moura, estagiário Decom/ UFLA 

Curso de Levantamento de Peso Olímpico conta com a participação de técnico da Seleção Brasileira

No último sábado (16/6) ocorreu o Curso de Levantamento de Peso Olímpico, organizado pela Gestão de Eventos Desportivos Universitários (Gedu) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). O treinamento contou com a participação do técnico da Seleção Brasileira Carlos Aveiro. O convite surgiu do professor do Departamento de Educação Física (DEF) Fernando Roberto de Oliveira.

A parte teórica do curso foi realizada na universidade e a prática na academia KVE6, em Lavras. O evento foi aberto a toda população e contou com aproximadamente 80 inscritos, entre atletas, alunos, professores e treinadores de todo o país. Tendo em vista a falta de conhecimento técnico teórico e prático da modalidade, a organização promoveu o curso na UFLA, com o objetivo de desenvolver a modalidade na cidade e região, além de melhorar o conhecimento de treinamento para outras modalidades.

Ana Carolina, estagiária Dcom/UFLA

UFLA na Mídia: Pesquisa desenvolvida na UFLA é destaque no G1 e Jornal da EPTV

Pesquisadoras do Departamento de Ciências Florestais da UFLA, em parceria com o professor David Stahle, da Universidade do Arkansas (University of Arkansas), dos Estados Unidos, e com o pesquisador Jochen Schöngart (INPA, Brasil), iniciam em 2015, pesquisas a partir de anéis de árvores da Amazônia, com o objetivo de obter um mapeamento histórico jamais visto do clima da floresta.

A pesquisa desenvolvida pode ajudar a entender a influência do clima na região Norte, pela Floresta Amazônica, no Sul de Minas e outras partes do país. O estudo foi destaque nos jornais da EPTV (20/6) e G1 Sul de Minas (20/6). 

Confira as matérias completas em:

Dcom: https://bit.ly/2xOSDFZ

G1 Sul de Minas: https://glo.bo/2K2injC

Jornal da EPTV: https://bit.ly/2I76047

Ana Carolina, estagiária Dcom/UFLA

UFLA realiza homenagem aos 100 anos da Universidade de Wageningen

Estiveram presentes professores e estudantes da UFLA de distintas áreas

Professores e estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram o plantio de uma muda de pau-brasil na manhã desta quarta-feira (20/6) em comemoração aos 100 anos da Wageningen University and Research (WUR), na Holanda. Essa ação ocorreu em diferentes instituições parceiras da WUR, como uma forma de celebrar esse centenário.

A relação de cooperação acadêmica entre a Universidade de Wageningen e a UFLA ocorre há mais de 25 anos. Uma das primeiras parcerias internacionais da UFLA e uma das mais duradouras. Toda essa relação teve início com o professor José da Cruz Machado, do Departamento de Fitopatologia, após realizar o seu pós-doutorado na WUR.

Desde então, mais de 50 professores e estudantes da UFLA tiveram a oportunidade de estudar e realizar pesquisas na Universidade de Wageningen. “Esse plantio demonstra o nosso reconhecimento por aquela instituição que tão bem nos acolheu em um período de nossas vidas”, comentou o professor José Marcio Rocha Faria, do Departamento de Ciências Florestais, idealizador da ação.

Professor José Marcio

Além disso, a UFLA já recebeu mais de 15 estudantes da Universidade de Wageningen. “Tivemos dois estudantes da WUR que vieram para ficar um curto período conosco. Mas, gostaram tanto que resolveram estender o prazo, e hoje já estão finalizando o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia”, comentou o diretor de relações internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior, que também realizou seu doutorado na WUR.

O plantio foi realizado pelo professor José Marcio, o qual destacou a experiência que teve na Universidade de Wageningen, por quatro anos. “Nos agradecimentos da minha tese de doutorado, cheguei a escrever que na minha próxima encarnação desejo nascer na Holanda”, brincou. “Estar lá, foi uma experiência única. Agora, poderemos sempre nos lembrar desse momento ao ver essa árvore crescendo”.

Estudantes da UFLA estão entre os 50 maiores jovens liberais do Brasil

Gilberto Bergamin e Bárbara Dias

Os estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Gilberto Bergamin e Bárbara Dias estão entre os 50 maiores jovens liberais do Brasil, segundo a lista dos TOP 50 líderes do Students for Liberty Brasil (SFLB). Os estudantes são membros do Clube Libertas, grupo liberal da Universidade fundado em 2016.

Segundo Gilberto Bergamin, fundador do Clube Libertas, atual diretor geral e vice-coordenador estadual do SFLB “o destaque de dois membros representa um reconhecimento nacional do desenvolvimento de tantos outros por trás do Clube. Desde 2016, acompanhamos a crescente do liberalismo na UFLA alinhado aos frutos de um trabalho sério’’. Também de acordo com Bárbara Dias, conselheira da Diretoria de Cines e Documentários e coordenadora local sênior do SFLB “é indescritível a sensação de saber que, juntamente do meu amigo e vice coordenador estadual, meu nome está entre as TOP50 lideranças do País. As expectativas para o evento são altas e será uma oportunidade incrível de crescimento profissional”.

Os estudantes contemplados ganharão um treinamento em São Paulo, entre os dias 11 e 14/8, com todas as despesas pagas, incluindo passagem aérea de ida e volta, alimentação e hospedagem. Os cursos oferecidos serão ministrados por grandes nomes do empreendedorismo brasileiro, como Leandro Narloch, jornalista e best-seller nacional; Raphael Lima, dono do canal Ideias Radicais; Felipe Camozzato, fundador da Banda Loka Liberal; Helio Beltrão, presidente e fundador do Instituto Mises Brasil, e Raduan Melo, fundador da PWR Gestão.

Ana Carolina, estagiária Dcom/UFLA. 

Bolsa Permanência: Estudantes da UFLA podem ser beneficiados com novas inscrições do Programa

Está aberto o período de novas inscrições ao Programa de Bolsa Permanência (PBP) no ano de 2018, para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior.

As inscrições deverão ser realizadas por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP, no período de 18/6 a 31/8 deste ano.

Os estudantes da UFLA devem realizar a inscrição no portal e, posteriormente, levar a documentação à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) para conferência e homologação.

Os estudantes que tenham etnia indígena ou pertençam a alguma comunidade quilombola devem conferir se têm direito ao benefício do Ministério da Educação (MEC). Basta acessar o site do Programa Bolsa Permanência.

Sobre o Programa

O Programa de Bolsa Permanência é uma ação do Governo Federal que concede auxílio financeiro a estudantes regularmente matriculados nos Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes) que são classificados em situação de vulnerabilidade socioeconômica e também para estudantes indígenas e quilombolas.

Porém, a partir de 2016 o programa limitou as inscrições apenas aos estudantes quilombolas e indígenas. Também limitou o período de inscrições em pequenos períodos no primeiro e segundo semestres de cada ano, tirando a possibilidade de inclusão de beneficiários em fluxo contínuo. 

Na UFLA

A UFLA possui atualmente 11.543 alunos matriculados. Nos anos de 2013, 2014 e 2015 a instituição teve 302 estudantes cadastrados no Programa de Bolsa Permanência. Atualmente, 117 estudantes estão habilitados no programa, embora tenha 1.954 discentes classificados em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Além desse programa que é mantido pelo Governo Federal, a Universidade dispõe de várias ações de assistência estudantil para estudantes socioeconomicamente vulneráveis, como:

– Moradia Estudantil gratuita;

– Restaurante Universitário com refeições a R$1,00 (um real);

– Auxílio Creche;

– Assistência em saúde gratuita, sendo: atendimento odontológico, atendimento psicológico, atendimento psiquiátrico, atendimento fisioterápico, atendimento ginecológico, atendimento ambulatorial de clínica geral, exames laboratoriais subsidiados e distribuição de remédios, de anticoncepcionais e de preservativos.

A universidade possui também o Programa Institucional de Bolsas que hoje oferece 1.540 bolsas nas modalidades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Aprendizado Técnico e Ações Comunitárias. Neste Programa 50% das vagas são reservadas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo o preenchimento de 70% das vagas com estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Cadastro

Para ter acesso ao PBP, o estudante deve comprovar sua condição de estudante indígena e quilombola por meio de:

  1. Autodeclaração do candidato;
    2. Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas;
    3. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena; e SESU / SETEC – MEC;
    4. Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

 Para mais informações acesse o Portal do MEC sobre o Programa.

Alberto Moura, estagiário DCOM/UFLA.

Alimentos arrecadados na tradicional festa junina da Moradia Estudantil foram doados a instituições da cidade

Foi realizada no último sábado (16/6) a tradicional Festa Junina da Moradia Estudantil da Universidade Federal de Lavras (UFLA), popularmente conhecida como Brejão. Os organizadores pediram que fossem entregues pelo público, no dia do evento, 1 kg de alimento não perecível.

O movimento permitiu a arrecadação de 1,65 tonelada de alimentos, volume que foi direcionado à Comunidade Eterna Misericórdia e à Casa Refúgio. A ação foi realizada em uma parceria entre a Prefeitura da Moradia Estudantil e trainees da Consea Junior.

Ana Carolina Rocha, estagiária DCOM/UFLA

Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal completa 30 anos de atuação

No campo da Biologia, a fisiologia vegetal é o estudo dos fenômenos vitais que ocorrem nas plantas baseados em processos físicos e químicos, uma área em crescente expansão no Brasil. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a fisiologia vegetal começou como disciplina nos cursos de graduação na década de 1970 e, posteriormente, em 1975, foi incorporada aos programas de pós-graduação, no curso de Fitotecnia. A  primeira dissertação defendida nesse curso foi em novembro de 1976 e teve como temática a “Fisiologia em cafeeiro”, sob o título “Efeito de dosagens e número de aplicações de Cycocel, Ethrel e Ácido Giberélico na formação de mudas de cafeeiro Coffea arabica L. var. Mundo Novo”, de autoria de Marcio Bastos Gomide, sob a orientação de Sarasvate Hostalacio, ambos docentes do setor de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia.

A ciência ganhou ainda mais relevância com a criação do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal (PPGFV), em março de 1988. Na época, os professores Luiz Edson Mota de Oliveira e Amauri Alves de Alvarenga, com apoio dos professores João Marcio Carvalho Rios, Sarasvate Hostalacio e  Marcio Bastos Gomide, do Departamento de Biologia e de diversos docentes de outros departamentos da ainda Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), empenharam-se  para criar o mestrado. “O que nos levou a criar esse programa foi o fato de que essa área era carente no Brasil. Nossa preocupação era de formar recursos humanos, para fomentar as pesquisas em Fisiologia Vegetal”, explica o professor Amauri.    

A infraestrutura física da parte inicial do setor foi fruto de um projeto de pesquisa interdisciplinar que envolveu estudos de matas ciliares e revegetação de áreas marginais de reservatórios hidrelétricos, financiado através de um convênio entre a UFLA e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Conforme crescia, o curso se destacava nas qualificações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) “Já nas primeiras avaliações, nós já estávamos entre os melhores conceitos do Brasil”, enfatiza Luiz Edson.

Em 2000, teve início o curso de doutorado no PPGFV. Ao longo dos seus 30 anos, foram titulados 236 mestres e 100 doutores em Fisiologia Vegetal, além de dezenas de estudantes de iniciação científica. A maioria dos   egressos do programa se espalhou por diversas instituições de ensino e pesquisa do país. Atualmente, a pós-graduação em Fisiologia Vegetal é coordenada pelo professor João Paulo Barbosa, que explica a contribuição do Programa para a internacionalização da UFLA. “Entre nossos titulados, temos um percentual bem significativo de alunos estrangeiros e de doutores que fizeram o doutorado sanduíche, ou tiveram na sua formação orientadores estrangeiros”. Essa participação de estrangeiros é de grande importância, pois destaca a visibilidade da Universidade no cenário internacional. De acordo com o levantamento do setor, das 100 teses de doutorado, 18 tiveram pelo menos um membro estrangeiro compondo a banca, num total de 23 membros estrangeiros e 36 teses foram redigidas parte ou integralmente em inglês. Uma tese recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de teses em 2015. Para o futuro, a expectativa, segundo o professor João Paulo, é de “continuar com a formação de qualidade, prestando um bom serviço para a sociedade”.

Reportagem e imagens:  Karina Mascarenhas, jornalista – bolsista Fapemig/Dcom
Edição do vídeo:  Mayara Toyama, bolsista Fapemig/Dcom

Projeto do QICafé vence Maratona de Engenharia de Alimentos

O projeto intitulado “Desenvolvimento do protótipo de um novo método de preparo de café e avaliação da bebida extraída”, do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé), foi o primeiro colocado da IV Maratona de Engenharia de Alimentos, que aconteceu no dia 12/6. O evento foi uma promoção do Programa de Educação Tutorial (PET) – Engenharia de Alimentos e do Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos, com o intuito de promover e divulgar os trabalhos vinculados ao Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA).  

Sob tutoria da professora Rosemary Gualberto, o projeto teve como objetivo desenvolver um protótipo de um novo método de preparo de café, de prática utilização, versátil e de baixo custo, realizado a partir de um estudo prévio. O resultado, segundo a equipe envolvida, foi uma bebida com atributos semelhantes a um método de preparo já existente, com grande aceitação por parte dos consumidores e apreciadores de café. Na análise da bebida extraída pelo protótipo,  destacaram-se a presença de óleos e o sabor agradável como os atributos mais relevantes.  

A tutora Rosemary Gualberto fez uma fala emocionada, destacando o espírito de equipe como fator preponderante para a obtenção do resultado. “O prêmio conquistado não é resultado de um esforço específico para a maratona, mas fruto de um incansável trabalho ao longo do tempo, cujas marcas são a paixão pela atividade, a sede de conhecimento e a vontade de conquistar novas fronteiras”, disse.  

A presidente do QICafé, Ariele Laureano, ressaltou a importante atuação da atual gestão do núcleo para a obtenção do resultado. “A classificação na Maratona nos dá a sensação de dever cumprido, gratidão e muita alegria”, destacou. A vice-presidente Mayara Jarochinski, por sua vez, mencionou a possibilidade de troca de experiências com todos os participantes e com a comunidade acadêmica. “Os trabalhos apresentados foram excelentes e o fato de termos conquistado o primeiro lugar nos deixa muito orgulhosos”, completou.  

A coordenadora do Projetos do QICafé, Ana Elisa Amaral, informou que a conquista advém de um trabalho realizado durante um ano, quando foram estudados diferentes métodos de preparo. “Procuramos criar um protótipo que atendesse as características relevantes para os apreciadores de café. A vitória na Maratona nos proporcionou uma sensação inexplicável e gratificante. Foi um estímulo para todo o núcleo que se empenhou intensamente e demonstrou muita união e companheirismo ao longo de todo o processo”.  

Ascom InovaCafé

Dicas de português: o religioso é um frade

O papa João Paulo II beatificou o primeiro religioso brasileiro, frei Antônio de Sant’ana Galvão, natural de Guaratinguetá (SP). É certo dizer que se trata de um frei franciscano? NÃO é certo porque a palavra frei constitui uma forma de tratamento e só pode ser usada diante do nome da pessoa: frei Galvão, frei Damião.

O membro da ordem religiosa, porém, é um frade. Portanto, Frei Galvão era um frade franciscano (e não um frei franciscano)./A moça visitou o convento dos frades dominicanos (e não dos freis dominicanos)./ O colégio era dirigido por um frade (e não por um frei).

Resumindo: Frei usa-se normalmente antes do prenome: frei Damião, frei Luís, frei Antônio. O caso de frei Galvão representa uma exceção, porque o título frei precede o sobrenome.

Fonte: Com todas as letras (o português simplificado)

Paulo Roberto Ribeiro

DCOM

Universidade Federal de Lavras