Ufla promove Seminário sobre Planejamento Institucional e Sistemas de Avaliação

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) promove, hoje (25/01) o Seminário Informativo sobre as Diretrizes Básicas do (PDI) e do Sistema Nacional de Avaliação no Ensino Superior. O evento acontece no Salão de Convenções da Ufla, a partir das 8 horas.

O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), instituído pela lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, estabelece um conjunto de procedimentos para a avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. O sistema á baseado em três eixos principais: a Avaliação das Instituições de Eucação Superior (Avalies); a Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) e a Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade). Como partes de um mesmo sistema de avaliação, cada um destes processos será desenvolvido em situações e momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, mas articulados entre si.

O Avalies é considerado o centro de referência e articulação do Sinaes e é constituído de duas etapas principais, sendo a auto-avaliação institucional, coordenada pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA), e a avaliação externa, realizada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep).

A lei que estabelece o Sinaes, complementada pela portaria nº 2051, de 09 de julho de 2004, estabelece que cada IES deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação, que tem por característica a ampla representatividade dos diversos segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnico-administrativo e discente) e representantes da sociedade civil. Nesse âmbito, a CPA deverá ser constituída com bases no paritarismo, sem que nenhum segmento assuma maioria numérica absoluta. Outra característica estabelecida é a autonomia da CPA em relação a conselhos e demais órgãos colegiados da IES, o que assegura imparcialidade no processo de auto-avaliação institucional.

Na Ufla, a CPA foi estabelecida em portaria específica – nº 624, de 3 de novembro de 2004, tendo como membros os professores: Henrique César P. figueiredo, Luiz Antônio de Bastos Andrade, Marco Antônio Vitorino Ribeiro pelos técnicos-administrativos Carlos Henrique da Purificação e Souza e Regina Flexa Ribeiro Proença , pelos discentes Daniel Rufino Amaral e Leonardo Luiz dos Santos Soares e pelos representantes da comunidade Antônio Claret dos Santos (Polícia Militar de Minas Gerais) e Adriano Garcia de Souza (Ibama, escritório regional de Lavras).

Em todas as etapas do processo, a participação da comunidade acadêmica é importante, para que os instrumentos de avaliação desenvolvidos correspondam aos anseios da mesma. Nesse sentido, a CPA realizará reuniões de discussão e, também um seminário previsto para o período de 14 a 18 de março, aberto a toda comunidade. A entrega do relatório final deverá acontecer até o dia 31 de março.

O processo de execução da auto-avaliação deverá ocorrer em todo o ano de 2005 e primeiros meses de 2006, sendo a avaliação externa prevista para meados de 2006 e a consolidação do primeiro ciclo de avaliação da IES até o final de 2006.

Como um sistema contínuo de avaliação, um novo ciclo de auto-avaliação deverá ser começado em 2006, inovando a partir das análises e críticas feitas pela comunidade acadêmica e pela avaliação externa.

Esta sendo criada uma homepage onde serão divulgados documentos e artigos relacionados à avaliação institucional, regimentos pertinentes, relatórios da CPA e a agenda de avaliação institucional.

Mais informações e sugestões: cpa@ufla.br

Ações do Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico

O Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico (NADP) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) é um órgão suplementar, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, resultado de um projeto iniciado em 1981, aprovado através de Resolução do Conselho Departamental da ESAL,de 12 de maio de 1982.

Tem o órgão as finalidades principais de produzir material audiovisual para atividades de ensino; promover treinamento do corpo docente da Universidade em procedimentos pedagógicos; assessorar o corpo docente no planejamento de atividades, bem como aos órgãos de administração acadêmica no planejamento curricular; promoção da integração do corpo docente na solução de problemas do processo ensino-aprendizagem; diagnosticar a situação do ser-pensar-agir pedagógicos do corpo docente e discente e outras atividades ligadas ao ensino.

Para o desenvolvimento de suas atividades técnicas o Núcleo mantém o serviço de Assessoria, executado por profissionais especializados, que buscam dar cumprimento aos projetos que permitem a conseguir-se atingir os objetivos para os quais foi criado.

Os projetos visam atingir a população acadêmica em informações de caráter didático-pedagógico, com o fim de maximizar o trabalho docente em benefício dos alunos. Para tanto, além de outras atividades, mantém duas publicações regulares – uma para cada segmento – que procuram levar aos alunos e professores, atualidades e informações básicas necessárias ao bom andamento da atividade educacional: o Jornal Infor + educAção tem a finalidade de, junto aos docentes, levantar problemas e apresentar soluções para outros tantos que fazem parte do dia-a-dia da sala de aula e o Folhetim de Aprendizagem, impresso, que veicula sínteses de atividades rotineiras do aluno universitário em sua relação com o mundo da aprendizagem.

O NADP gerou, dentre outros, o projeto inicial da Rádio Universitária, criada e implantada em 1986, gerenciando-a, inclusive, em seus seis primeiros anos de atividade.

Dos projetos atuais destaca-se o programa chamado “NADP Itinerante”, que desloca os profissionais do Núcleo até as sedes dos Departamentos Didático-Científicos para, ali, entre os docentes e estudantes de pós-graduação envolvidos em projetos de docência, desenvolver suas atividades de orientação relativas às ações de ensinar e aprender.

Projetos para 2005

Para 2005 o Núcleo pretende dar continuidade ao desenvolvimento do projeto NADP Itinerante junto aos diversos departamentos da Universidade; promover atividades de capacitação e atualização docente para professores das redes municipal e estadual de educação básica, continuidade da edição de novos títulos dos Folhetins de Aprendizagem, com o intuito de levar informações, de forma preferencial, aos calouros e, ainda, a condução de diversos seminários destinados a alunos de pós-graduação versando sobre técnicas de ensino e comunicação didático-pedagógica.

Algumas ações estão sendo implementadas no sentido de melhorar as condições das salas de aula como exemplo, a instalação de sistemas sonoros nos anfiteatros de Química, Ciência do Solo, Engenharia e Zootecnia, substituição de quadros-de-giz, cortinas e carteiras em alguns locais, bem como modernização de equipamentos audiovisuais para utilização nos pavilhões de aula.

Ufla oferece cursos para educadores da educação básica

Coordenados pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), estão sendo oferecidos cursos para educadores da educação básica.

Os cursos foram aprovados pelo MEC e objetivam a qualificação do profissional da educação básica que trabalha na rede pública de ensino da cidade de Lavras e região.

A seleção será realizada pelas equipes responsáveis pelos cursos levando em consideração a formação acadêmica e atuação profissional dos inscritos, que deverão fazer sua inscrição na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) até o dia 18 de fevereiro de 2005.

Mais informações: (35) 3829 – 1568

Cursos oferecidos:

– Aprendizagem de química a partir da análise dos conceitos de livros didáticos
– Atualização em biologia molecular e celular
– Atualização em física
– Atualização em matemática
– Educação física escolar
– Educação matemática
– Educação sexual nas séries da educação básica
– Estatística para todos
– Gestão participativa na educação básica
– Ilustração de fenômenos físicos via simulação computacional
– Manejo de enfermidade em plantas na agricultura familiar
– Manejo e criação de caprinos
– Meio ambiente/formação ambiental
– Química para crianças
– Xadrez nas escolas

Convênio entre a Ufla e a ABS Pecplan realiza curso de Classificação Linear e GMS para Rebanhos Leiteiros

Através do convênio entre a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a ABS Pecplan foi realizado curso com 8 horas de duração, sendo 4 horas teóricas proferida no Departamento de Zootecnia da Ufla e 4 horas de prática em Ijaci/MG, ministrado por Márcio Nery, Gerente Comercial Leite da ABS para todo o Brasil.

O curso contou com o contribuição do Sr. Oswaldo Lopes, lavrense e profundo conhecedor de gado de leite, representante da ABS Pecplan nesta região e responsável pela implantação da metodologia de acasalamentos da ABS no rebanho leiteiro da Ufla, hoje reconhecidamente detentora de uma das melhores genéticas de gado Holandês no país.

Durante o curso o Dr. Nery apresentou a estudantes de graduação a metodologia de avaliação de tipo e o funcionamento do programa GMS (Genetic Management System) como ferramenta para aumentar a eficiência dos acasalamentos no rebanho.

O convênio entre a Ufla e a ABS permitirá um intercâmbio entre as disciplinas envolvidas à reprodução e melhoramento genético de bovinos leiteiros na universidade e este importante componente da iniciativa privada nacional e internacional. Neste primeiro curso os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e vivenciar tecnologias de ponta utilizadas pela indústria, em um formato aberto ao debate, com a preocupação de manter um alto nível de discussão e com o compromisso de mostrar a prática de implantação da tecnologia.

Os alunos pertencentes ao “Grupo do Leite” da Ufla, coordenados pelo prof. Marcos Neves Pereira, foram responsáveis pela organização e condução do evento, aberto à comunidade universitária e produtores de leite da região, oferecido gratuitamente aos interessados. Outras iniciativas estão sendo programadas, ampliando o contato universidade-indústria, estimulando assim novas parcerias.

A ABS Pecplan atua ha mais de 32 anos no Brasil, sendo líder no mercado nacional de genética bovina. Especializada na produção, distribuição e prestação de serviços em genética bovina, a ABS Pecplan oferece ao mercado o que há de mais moderno em inseminação artificial, acasalamento computadorizado, cruzamento entre raças, cursos de formação de inseminadores, orientação ao produtor e segurança sanitária. Atualmente, mantém parceria com os principais e maiores criadores do Brasil e do mundo. Esta forma de trabalho, baseada em parcerias, também se estende para empresas, associações e órgãos de pesquisa como ABCZ, Embrapa, USP, Conexão Delta G, Natura, Pharmacia, Ecolab, Grupo Planejar, e recentemente a Universidade Federal de Lavras. O sistema de acasalamento por GMS será utilizado no rebanho leiteiro da Fazenda Palmital da Ufla/Faepe, com sêmen e suporte técnico da ABS Pecplan.

Alago elege nova diretoria

A Associação do Municípios do Lago de Furnas (Alago) reunida em Alfenas, no último 17 de janeiro elegeu e empossou sua nova diretoria, que ficou constituída pelos seguintes membros: Pompilio de Lourdes Canavez, presidente; Angelo Leite Pereira, vice-presidente; Aluísio Veloso da Cunha, secretário; Angelo Henrique Saksida, tesoureiro e Juracy de Melo Resende, vice-tesoureiro e, para Conselho Fiscal: Jussara Menicucci de Oliveira, Sebastião Elói de Souza Campos e Glayson da Silveira Martins.

O prof. Fábio Moreira da Silva, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), presidente do Fórum das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Revitalização do Entorno do Lago de Furnas esteve presente prestando esclarecimentos sobre o histórico, objetivos e ações do Fórum. Informou também, que para implementar as metas estipuladas no Termo de Referência do Diálogo de Concertação serão aplicados recursos no valor de 371 mil, que serão liberados pela Furnas Centrais Elétrica e gerenciados pela Faepe, nos próximos meses.

O Fórum fará o diagnóstico das condições de saneamento nos 52 municípios que integram o Comitê de Bacias Hidrográficas – Rio Grande.

Com esse objetivo foi firmado o termo de cooperação técnica celebrado entre a Furnas Centrais Elétricas S.A, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e a União, por intermédio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, através do Programa de Modernização do Setor de Saneamento – PMSS.

O convênio corresponde ao Diagnóstico das Condições de Saneamento Ambiental nos municípios atingidos pela bacia hidrográfica do Lago de Furnas, especificamente a estruturação física e operacional dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de núcleos habitacionais em áreas urbanas e rurais e dos sistemas de drenagem pluvial e de manejo de resíduos sólidos.

Ufla oferece Curso Pré-Vestibular

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) ocupa o 13º lugar no ranking das melhores universidades do Brasil, segundo pesquisa do Guia do Estudante da Editora Abril de 2004 e, nos últimos anos, a demanda de estudantes vêm crescendo cada vez mais frente à necessidade de ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Perante esta realidade, a Ufla e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), oferecem a oportunidade do treinamento pré-vestibular em edição reestruturada e atendendo às exigências do mercado jovem.

Estão abertas as inscrições para o Pré-Vestibular Faepe-Educar do 1º semestre de 2005. As aulas terão início no dia 14 de fevereiro.

Com nova estrutura, material didático e, preço diferenciado, o curso não deixa de oferecer a qualidade do ensino, da equipe de apoio, dos professores e atendimento.

Os alunos poderão ainda contar com simulados, plantões de dúvidas, palestras sobre o mercado de trabalho, entre outras.

Mais informações: (35) 3829 1809

Pós-graduação Lato Sensu abre inscrições

No segundo semestre de 2004 a Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de Lavras (Ufla) desenvolveu intensa atividade envolvendo as comissões coordenadoras de Lato Sensu dos departamentos bem como os coordenadores dos diversos cursos no sentido de melhorar a qualidade dos cursos. Para tanto os coordenadores estão estimulando os docentes a atualizarem e corrigirem os textos acadêmicos transformando-os quando possível em livros.

A coordenadoria de Lato Sensu está tentando oferecer aos docentes condições de interatividade com os estudantes. Está sendo desenvolvido um Sistema de Educação à Distância (Sead) por meio de um portal cujos recursos de informatização disponibilizarão aos docentes ferramentas de gestão acadêmica e da interação professo-aluno entre outras.

Vale destacar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Mec) está fazendo o cadastramento dos cursos de pós-graduação Lato Sensu com o objetivo de verificar as condições de funcionamento dos mesmos. Esta avaliação subsidia as ações do MEC nas decisões de credenciamento e recredenciamento das instituições para oferta de cursos. A Ufla está credenciada pela portaria 1062 de 08/05/2003 do MEC para oferecer cursos de pós-graduação Lato Sensu.

Atualmente estão matriculados nos 51 cursos de Lato Sensu da Ufla cerca de 8.810 estudantes. No ano de 2004 foram defendidas 1248 monografias ou trabalho de conclusão, sendo 823 no 1º semestre e 425 no segundo semestre.

Inscrições para 2005

Já estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação “Lato Sensu” a distância da Universidade Federal de Lavras. Os interessados deverão enviar os documentos para a pré-matrícula até o dia 18 de março de 2005.

Os cursos de CMMI, Tecnologia de Redes com Cabeamento Estruturado, Botânica, Farmacologia do Sistema Nervoso Central e Produção de Software são novidades este ano.

Detalhes podem ser obtidos no site – www.openufla.com.br
ou pelo telefone (35) 3829 – 1843

Cursos oferecidos:

ARL – Administração em Redes Linux
ASI – Administração de Sistemas de Informação
ADR – Administração Rural
BET – Bioética
BIO – Biologia
BTM – Biotecnologia: Fundamentos Técnicos, Aplicações e Perspectivas
BOT – Botânica
PBL – Bovinocultura Leiteira: Manejo, Mercado e Tecnologias
CFE – Controladoria e Finanças Empresariais
CTV – Cultura de Tecidos Vegetais: Tecnologia e Aplicações
TUR – Ecoturismo: Interpretação e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais
EBD – Educação Especial para Talentosos e Bem Dotados
FAR – Farmacologia do Sistema Nervoso Central
FAP – Farmacologia: Atualização e Novas Perspectivas
FER – Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas no Agronegócio
FAE – Fontes Alternativas de Energia
FTC – Fruticultura Comercial
GMP – Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas
GAI – Gestão Agroindustrial
GDA – Gestão de Derivativos Agropecuários: Mercados Futuros, Opções e CPR
GPR – Gestão de Programas de Reforma Agrária e Assentamento
GTC – Gestão e Inovações Tecnológicas na Construção
MAA – Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas
MAF – Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais
MAI – Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria
IED – Informática em Educação
MDP – Manejo de Doenças de Plantas
MFN – Manejo de Florestas Nativas
MFP – Manejo de Florestas Plantadas
MIP – Manejo Integrado de Pragas e Receituário Agronômico
MAG – Máquinas Agrícolas: Projetos, Aplicações e Regulagem
MAT – Matemática e Estatística
MPS – Melhoria de Processo de Software
CMMI – Modelo de Maturidade e Capacidade de Processo
MAN – Morfofisiologia Animal
ACG – Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos
NHS – Nutrição Humana e Saúde
PSC – Piscicultura
PMM – Plantas Medicinais: Manejo, Uso e Manipulação
POP – Plantas Ornamentais e Paisagismo
PFH – Pós-Colheita de Frutos e Hortaliças: Manutenção e Qualidade
CQA – Processamento e Controle de Qualidade de Carne, Leite e Ovos
PRM – Produção de Ruminantes
PSL – Produção de Software (com ênfase em Software Livre)
PSU – Produção de Suínos
PTS – Produção e Tecnologia de Sementes
QUI – Química
TCA – Tecnologia da Cachaça
RDE – Tecnologia de Redes com Cabeamento Estruturado
TQA – Tecnologia e Qualidade de Alimentos Vegetais
TMG – Tendências no Melhoramento Genético de Plantas no Século XXI

Rebanho leiteiro da Ufla/Faepe é incluído entre os 10 melhores de Minas Gerais

Pela primeira vez o rebanho leiteiro da Ufla/Faepe foi incluído entre os 10 melhores de Minas Gerais. A divulgação do fato ocorreu na edição de novembro (nº 19) do Jornal Holandês, publicação oficial da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais.

Os controles leiteiros oficiais de 76 animais, encerrados no período entre setembro de 2003 e agosto de 2004, obtiveram a média de 7423,7 kg de leite em 305 dias de lactação. Esta produção por vaca colocou o rebanho em 9º lugar dentre os rebanhos do estado com 76 a 100 lactações encerradas no período. Neste ranking, rebanhos ordenhados três vezes por dia competem com rebanhos adotando apenas duas ordenhas diárias, o que por si seria capaz de aumentar a produção por animal em 10 a 15%.

O fato do rebanho da Ufla executar apenas duas ordenhas diárias evidência a boa qualidade da genética e do manejo adotado no sistema de produção de leite, mostrando que a universidade é capaz de propiciar atividades práticas aos seus alunos em situações de produção compatíveis com explorações agrícolas tecnicamente competitivas. Este resultado é mérito do trabalho desenvolvido nos últimos anos pela ex-diretoria da Faepe, pela administração e corpo de trabalho da Fazenda Palmital, pela assistência técnica em produção animal e produção de forrageiras e pelo trabalho de todos os alunos de graduação que conduzem a rotina da fazenda nos finais de semana com o intuito único de obterem aprendizado e colaborar com a viabilidade do setor de bovinos de leite.

O bom desempenho do setor, também recentemente condecorado com a melhor qualidade de leite do estado, mostra que é possível obter produção agrícola dentro de universidades federais com ênfase agrária com padrões técnicos necessários para uma postura digna da universidade frente à indústria, criando condições concretas para que boa pesquisa, ensino e extensão sejam conduzidas dentro da universidade.

Fórum fará diagnóstico de saneamento ambiental no Lago de Furnas

O Fórum das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Revitalização do Entorno do Lago de Furnas fará o diagnóstico das condições de saneamento nos 52 municípios que integram o Comitê de Bacias Hidrográficas – Rio Grande.

Com esse objetivo foi assinado termo de cooperação técnica celebrado entre a Furnas Centrais Elétricas S.A, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e a União, por intermédio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, através do Programa de Modernização do Setor de Saneamento – PMSS.

O convênio corresponde ao Diagnóstico das Condições de Saneamento Ambiental nos municípios atingidos pela bacia hidrográfica do Lago de Furnas, especificamente a estruturação física e operacional dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de núcleos habitacionais em áreas rurais e urbanas e dos sistemas de drenagem pluvial e de manejo de resíduos sólidos.

O prof. Fábio Moreira da Silva, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) é o presidente do Fórum das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Revitalização do Entorno do Lago de Furnas. Ele informa que para implementar as metas estipuladas no Termo de Referência serão aplicados recursos no valor de 371 mil, que serão liberados pela Furnas Centrais Elétrica e gerenciados pela Faepe, nos próximos meses.

Equipe da Ufla irá para o Amazonas participar do Projeto Rondon

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) foi selecionada para participar da Fase de Diagnóstico da Operação Nacional 2005 do Projeto Rondon.

O Ministério da Defesa recebeu 124 propostas de Instituições de Ensino Superior e selecionou 40 para participarem da 1ª fase. Deste grupo, a Ufla foi indicada considerando o seu perfil acadêmico, com ênfase em sua experiência em atividades de pesquisa e extensão, cujas propostas: gerem autonomia na região amazônica, propondo diagnóstico e formada por equipes interdisciplinares.

As ações do Projeto Rondon serão desenvolvidas no Estado do Amazonas (11 municípios e 2 localidades) e terão como objetivo realizar diagnóstico para identificar e analisar problemas e necessidades das comunidades selecionadas, com vistas a reunir subsídios e orientar o planejamento de operações mais amplas a serem executadas a partir de 2005.

A primeira fase do Projeto inicia em 15 de janeiro, no Amazonas, onde será feito o diagnóstico, a partir daí, serão definidos a necessidade de subsídios e um planejamento para o desenvolvimento de ações em 2005.

O Projeto Rondon, criado em 1967 e retomado pelo governo Lula, depois de 15 anos paralisado, visa a atuação de estudantes de graduação em ações comunitárias no interior do Brasil, especialmente junto a comunidades carentes.

A equipe da Ufla é composta pelo prof. Gilmar Tavares (coordenador) e os estudantes Juliana Fonseca, Vinícius Scarpa Sousa, Adriano Sales Coelho e Thiago Magalhães Meireles.

Universidade Federal de Lavras